Direto da Espanha, Sergio Esparcia resume a Copa del Rey
A Copa do Rei de 2001 é chamada de “A Copa Gasol”.
A partir de agora, a Copa do Rei de 2008 passará a ser chamada de “A Copa Rudy”.
O ala do Dkv Juventut levou sua equipe ao título da competição e foi eleito o Mvp com médias de 21,7 pontos e 5,3 assistências por partida.
Mas vamos começar o nosso “recap” com as quartas de final, que abriram a competição.
A primeira partida foi disputada entre os anfitriões do Tau Ceramica contra o Unicaja de Málaga. O começo do jogo foi bem equilibrado até que o Tau conseguiu se distanciar no placar e levar uma vantagem de 11 pontos para o intervalo. A partir do início da segunda metade, o equilíbrio voltou a estar presente no marcador, até que apareceram Igor Rakocevic e um arremesso preciso de Munuoke para três pontos deram a vitória ao Tau Ceramica por 78 – 71.
Rakocevic com 19 pontos e 5 assistências e Sergi Vidal, com 18 pontos e 7 rebotes foram os destaques do time da casa, enquanto que pelo lado do Unicaja, Marcus Haislip foi o cestinha com 17 pontos.
O brasileiro Tiago Splitter terminou o jogo com apenas 3 pontos e 3 assistências.
A segunda partida foi disputada entre a grande surpresa da Liga ACB, o iurbentia Bilbao Basket, de Marcelinho Huertas e o AXA FC Barcelona.
Outra partida muito disputada (24 – 24 ao final do primeiro quarto) com a equipe de Bilbao conseguindo uma importante vantagem de 5 pontos ao final do primeiro tempo.
Vantagem essa, que acabou por ser muito importante nos minutos finais da partida, quando o Barcelona realmente conseguiu se aproximar no placar, se aproveitando da ausência do bom jogador Luke Recker, que deixou a quadra contundido.
Mas mesmo contando com jogadores mais experientes e melhores individualmente, o Barcelona não conseguiu parar Marcelinho Huertas, que terminou o jogo com 18 pontos e 8 assistências. Pelo lado catalão, Lakovic foi o destaque com 22 pontos.
Na partida seguinte, o Dkv Joventut enfrentou o Pamesa Valencia. As duas equipes protagonizaram a partida menos disputada da primeira fase e de toda a competição.
A equipe de Valencia chegava para a competição com uma série de jogadores lesionados e outros em processo final de recuperação. Em nenhum momento encontraram um ritmo de jogo, ainda que tenham conseguido se manter próximos do placar durante a primeira metade. Um arremesso de três pontos incrível de Ruben Douglas no último segundo, diminuiu a desvantagem dos valencianos para apenas 6 pontos. Mas na segunda metade, a equipe não encontrou meios para impedir que Rudy Fernandez e Ricky Rubio liderassem o Juventut a fácil vitória por 81 – 59, com 20 pontos e 5 assistências de Fernandez. Enquanto que pelo lado derrotado, Ruben Douglas conseguiu 17 pontos.
Na partida que encerrou a primeira fase, Real Madrid e Askavayu Girona fizeram uma partida igualada na primeira metade, no entanto, o acumulo de faltas de Marc Gasol, até então o maior destaque do Girona, no segundo tempo, garantiram ao Real Madrid uma arrancada para a vitória, por por 73 – 60, com Bullock sendo o cestinha com 20 pontos e Marc Gasol anotando 19 para o Girona.
No sábado chegaram as semifinais. A primeira jogada pela equipe dos dois brasileiros com mais destaque na Liga ACB, Tau e Bilbao Basket. No primeiro quarto, o Bilbao surpreendeu ao Tau conseguindo vantagem de mais de 10 pontos e deixando sem idéias a equipe de Vitória. Mas no segundo período, com Pete Mickael como estrela, o time de Splitter conseguiu voltar à partida. O Bilbao, cansado, com Weis excluído com cinco faltas e com Rancik lesionado, pôde se manter com vida no jogo até o final, mas não conseguiu segurar os adversários, perdendo por 68 a 66. Mickael e Rakocevic conseguiram 16 pontos cada um (o primeiro somou 10 rebotes) e Splitter conseguiu 13 pontos e cinco rebotes. No Bilbao Basket, Marcelinho marcou 14 pontos e seu companheiro Quincy Lewis 16 e sete rebotes.
Na segunda semifinal, Real Madrid e DKV Joventut queriam buscar um lugar na final contra o Tau e para tal brigaram muito. Começou com o Madrid dominando o mercado mas o time de Badalona não se rendeu e conseguiu diminuir a diferença para se por atrás por apenas três pontos ao fim do terceiro período. No último, o Madrid tentou, mas não pôde se recuperar perante ao Joventut que conseguiu a passagem à final para repetir a mesma de 2004, quando Tau X DKV se enfrentaram em Sevilha. Demond Mallet foi o máximo anotador dos vitoriosos com 16 pontos e Bullock, pelos derrotados, terminou com 20.
No domingo, a grande final. Todos os olhos estavam postos em Rudy Fernández que, com seus pontos, seus triplos, suas enterradas e suas grandes jogadas, fez com que muita gente dissesse que era o MVP sem sequer ter jogado a final. Mas as partidas têm que ser jogadas e Rudy fez uma de suas melhores como profissional. Como em toda a Copa, houve muito equilíbrio. No terceiro período, o Tau conseguiu uma vantagem importante, mas prmeiro uma falta antidesportiva e depois uma pessoa mais uma técnica (Rudy anotou os quatro tiro livres) devolveram a igualdade à uma partida que parecia terminada. O Joventut se pôs à frente e conseguiu defender todos os ataques do Tau nos últimos segundos com roubos de bola de Ricky e boas estratégias defensivas – o que o levou à vitória final por 82-80 em uma das finais mais emocionantes dos últimos anos da Copa do Rei. Rudy marcou 32 pontos e o Tau teve como melhor Teletovic, com 17 tentos (seus triplos foram muito importantes nos últimos minutos). Splitter fechou o jogo com 12 pontos e cinco rebotes.
Com essa vitória, o Joventut volta a ganhar a Espanha – é o seu segundo título (o primeiro a Fiba Eurocup de 2006) desde que Aito Garcia Reneses treina o time que tem Rudy Fernandez como líder. Parabéns aos campeões.
Sergio Esparcia, colaborador do Draft Brasil, escreve direto de Valencia, na Espanha.
Tradução: Diego Silvestrini e Guilherme Tadeu de Paula.