Sete notas sobre o dia 2 dos playoffs do NBB
Primeira: O Pedrocão, se não for o mais, é um dos mais belos templos do basquete no país. A bendita da versão francana da Virada Cultural foi marcado justamente para a data do jogo um da série. Com tantas mudanças de jogo em função da tv, será que não podiam mudar esse pelo motivo óbvio: falta de ginásio? Nada contra a Unifran, mas o Franca perdeu em charme, em número de torcedores e em renda.
Segunda: Moncho segue sua travessia pelo estado de SP. Depois de São Paulo e Limeira, ontem a noite, a manhã de hoje foi em Franca. Em entrevista ao Sportv, elogiou Felipe, Rogério, Alex, Marcelinho e cornetou Marquinhos. Para o treinador, apesar do incrível talento, o ala do Pinheiros não consegue refletir a técnica em quadra. Não poderia concordar mais… Amanhã, Moncho estará em Osasco para ver a seleção sub17. Haja viagem pro espanhol.
Terceira: Bauru começou muito, muito, muito mal. Pelo menos é o que o marcador de estatísticas ao vivo da LNB me contou. Procurei feito um louco uma rádio bauruense que transmitisse a partida, mas nada. No fim, esboçou uma reação fantástica. Em vão. O Minas tem tudo pra encerrar a série em BH.
Quarta: Em Franca, o melhor jogo dos playoffs até aqui mostrou um Universo organizado e um Franca valente. No intervalo, a vantagem brasiliense chegou a ser de 17. Ao fim do jogo, só dois. Bastou para talvez eliminar a cidade de Franca da competição. Se não vencer na capital federal, a capital do basquete viu seu último jogo do NBB.
Quinta: Alex, ao longo da temporada regular, chutou 28% de aproveitamento da linha dos 3. O aproveitamento medíocre não diminuiu o número de tentativas: quase sete por jogo, antes dos playoffs. Eis que hoje, em Franca, o ala volta à ação e chuta 3-10. Não seria o caso de proibi-lo de chutar de fora?
Sexta: Apenas a Winner garantiu o estado de São Paulo no NBB. Franca, Bauru e Pinheiros correm risco de não voltar a jogar em seus domínios.
Sétima: Ao fim da primeira rodada dos playoffs, apenas um mandante venceu. Será que realmente cabe a discussão do primeiro mando da série aquele que tiver a pior campanha? A regra privilegia o equilíbrio e dá a chance ao menos forte a tentar fazer com que a série seja menos desigual. Quando, ainda assim, 3 dos 4 visitantes vencem, a discussão fica pra segundo plano.