Orlando e Cleveland: análise dos jogos 3 e 4 da série
Acabou a poucos instantes o segundo jogo em Orlando da série entre Magic x Cavs. O time de Dwight Howard consolida sua vantagem ao chegar a três vitórias no playoff melhor de sete. Os Cavs estão a um jogo da eliminação. Abaixo segue a análise da série final do Leste.
JOGO 3: O Magic começou a sequência de jogos em casa aproveitando o calor da torcida. No primeiro período abriu vantagem e no segundo tempo definiu o jogo. Dwight Howard foi dominante e fator fundamental na vitória do Orlando. Hedo Turkoglu foi mais uma vez muito bem (13 pontos, 10 rebotes e 7 assistências, apesar do pífio aproveitamento nos arremessos: 1-11). O time de Cleveland teve como destaque LeBron James (41 pontos, 9 rebotes e 7 assistências).
JOGO 4: O Orlando começou bem a partida mas os Cavs conseguir uma ótima sequência de pontos pra fechar o primeiro tempo em vantagem. O jogo permaneceu parelho até o fim quando tivemos um festival de bolas de três forçadas e erradas. Com uma marcação absurda de falta em LeBron James os Cavs ainda conseguiram levar o jogo para a prorrogação. No tempo extra só LeBron pegou na bola no lado dos Cavs (cometou 3 turnovers e foi pouco efetivo) e o conjunto de Orlando levou a terceira vitória na série. Vale ressaltar que o Magic bateu o recorde de bolas de três convertidas em um jogo de playoff em toda sua história (17). Rafer Alston esteve totalmente “on fire” e acabou o jogo com 26 pontos (6-12 3PT).
Agora a série está toda a favor do Orlando que tem tudo para chegar na final da NBA.
O time de Stan Van Gundy vem fazendo uma série sensacional. Dwight Howard está sendo dominante, Turkoglu um jogador completo e Rashard Lewis decisivo. Além deles, Rafer Alston compensa sua falta de vocação em ser um armador nato com ótimas pontuações e bolas do perímetro, Mickael Pietrus está jogando em alto nível e Courtney Lee faz boa série. Anthony Johnson e Marcin Gortat também contribuem quando estão em quadra. Tudo isso só prova que o Orlando é um time, um conjunto. Ao time da Florida só basta continuar o trabalho, afinal, se não fosse o tiro milagroso de LeBron no jogo 2 (Le Shot) essa série já estaria encerrada e teríamos um time garantido na final da liga.
O Cleveland Cavaliers precisa mudar muita coisa. LeBron James não vencerá os jogos sozinho e os dois últimos duelos provam isso. Nesse jogo 4, LeBron cometou absurdas 8 turnovers sendo que algumas bizarras na prorrogação. O time do Cavs vinha jogando em conjunto até meados do último período, entretanto, com a aproximação do final o time parou e chegou a vez de só LeBron jogar. Incompreensível. Essa fórmula não dá certo, afinal, quando o time joga em conjunto vai muito melhor do que nesses derradeiros minutos. Sinceramente, a velha frase que diz: “Individualidade ganha jogo, conjunto ganha campeonato” está mais forte do que nunca. Somente com LeBron James o Cleveland não vai ganhar o anel de forma alguma.
A série continua quinta-feira em Cleveland. Perdendo o time da casa está fora. Vale lembrar que apenas oito equipes viraram uma série que estavam perdendo por 3×1.
Raoni Moretto
raokiller@hotmail.com
Foto: Orlando Sentinel