Walter Roese comenta convocação para Universíade 2009

Escrito por
Publicado em: 6/06/2009

Após a divulgação da convocação da seleção brasileira masculina de basquete para a Universíade 2009 – Belgrado, o Draft Brasil teve a oportunidade de um breve bate-papo com o técnico Walter Roese. Confira abaixo:

Draft Brasil – Quais foram os critérios utilizados na seleção dos jogadores e as dificuldades encontradas?

Walter Roese – I) Critérios:

a) Cursando faculdade;

b) Nivel técnico; e

c) Posição de Jogo.

II) Dificuldades encontradas:1) Dificuldade de encontrar atletas que estejam cursando universidade;

2) Finais de Campeonato Mileniun, LNB e torneio da Lusofonia em Portugual;

3) Contusões de jogadores;

4) Documentacão; e

5) Atletas com compromisso e que não podem se ausentar por 4 semanas.

Draft Brasil – Qual a sua expectativa para a participação brasileira no evento?

Walter Roese- As expectativas são as melhores, ficar entre os três primeiros colocados e trazer uma medalha para o Brasil.

Entre expectativa e realidade tem um longo caminho a percorrer, vai ser um campeonato muito difícil e as maiores forças do basquete universitário mundial vão estar lá com suas esquipes de ponta. Eu participei do universitário da Tailândia, o nivel tecnico é muito alto. Vejo este campeonado da Universidade como uma grande oportunidade para esses jovens competir internacionalmente com que existe de melhor no basquete universitário do mundo. Participaremos na fase de preparação de um torneio na Alemanha chamado TOP 4 (Alemanha, Ucrânia, Israel e Brasil) , depois faremos dois amistosos na Sérvia e partiremos para a Universíade que começa no dia 1 de julho em Belgrado. Serão 13 jogos em 20 dias. Seleções como Sérvia, Lituânia, Rússia e USA vão com equipes fortíssimas. Inclusive a Russia faz parte da nossa chave.

Draft Brasil – Como os EUA costumam encarar essa competição?

Walter Roese – O basquete universitário nos EUA talvez seja um dos mais valorizados do mundo, pela modelo em que acreditam na importância do Binômio educação x esporte. A política educacional dos países desenvolvidos faz com a grande maioria dos jovens busquem as universidades, creio que hoje o índice hoje gira em torno de mais de 50 a 60%, estudando nivel universitário. A selecão norte-mericana ganhou 125 jogos e perdeu apenas 7 em Universíades. Jogadores como Ray Allen, Stacey Augmon, Charles Barkley, Larry Bird, Tim Duncan, Allen Iverson, Karl Malone, Michael Redd, Mitch Richmond, Steve Smith participaram da Universíade. Este ano em Belgrado, a equipe universitaria americana esta levando uma das equipes mais fortes das ultimas Universíades, dando-se o luxo de pegar apenas um jogador de cada universidade.

Estou muito entusiasmado em disputar essa competicao e representar o Brasil novamente. Atualmente estou focado no nosso grupo e que consigam fazer o melhor que podemos com o grupo que temos. A CBDU esta dando todo o apoio necessario e vamos ter um grupo focado e que ira representar o nosso basquete e país de um forma honrosa. Resultado vem consequentemente.

Fatal error: Uncaught Exception: 190: Error validating application. Application has been deleted. (190) thrown in /var/www/draftbrasil.net/blog/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273