Resumo – 4º Dia – March Madness
Finalizados os jogos das primeiras rodadas das loucuras de março, vamos ver o que nos aguarda na próxima fase: o ‘Sweet 16’. Podemos esperar ainda mais garra, devoção e emoção em quadra, à medida que a competição vai se afunilando . Mais 8 partidas foram disputadas pelo March Madness de 2013 ontem, dia 23/03. E todas as equipes focadas em um único objetivo: o Final Four em Arlington, entre os dias 05 e 07/04.
Vitórias fáceis, partidas decididas no último segundo e as famosas “Cinderelas” bailando pelas regiões, tudo isso pôde ser acompanhado no 4º dia do NCAA Tournament. Confira o resumo do blog do Draft Brasil da rodada que deu seguimento à competição mais louca do território norte-americano.
“Infarto” da rodada – #8 Kentucky 78X76 #1 Wichita State
O sonho acabou. Ou melhor, a invencibilidade de Wichita State chegou ao fim. E a responsável por isso foi a equipe de Kentucky, treinada pelo competente John Calipari, que interrompeu a temporada perfeita Wichita State ao vencer de forma emocionante por 78X76. Contando com a ajuda dos 39 pontos dos irmãos Harrison, sendo 20 de Andrew e 19 de Aaron, além do ‘double-double’ de Julius Randle (13 pontos e 10 rebotes), um dos programas mais bem sucedidos da principal divisão da NCAA terá mais uma chance de conquistar seu 9º título da história do torneio.
Tentando se tornar a 1ª equipe a concluir uma temporada perfeita com o título nacional desde Indiana em 1976, Wichita State teve como destaques Cleanthony Early, que foi o cestinha do confronto recheado de alternâncias no placar com 31 pontos, e Ron Baker, que somou outros 20 pontos para o selecionado que não era derrotado desde o último Final Four.
“Atropelamento” da rodada – #6 Baylor 85X55 #3 Creighton
Altura. Força. Rapidez. Com estes ingredientes, Baylor provou ser superior em tudo que Creighton tentava produzir na fácil vitória por 85X55 entre as 2 equipes. Isaiah Austin e Brady Heslip marcaram 17 pontos cada e Baylor teve outros 3 jogadores com mais de 10 pontos, além de converter 64 % dos seus arremessos em uma das partidas mais dominantes do torneio. Utilizando uma defesa sufocante, ele anularam Doug McDermott, um dos mais produtivos cestinhas do basquete universitário.
McDermott, que registrou uma média de 27 pontos/partida nesta temporada, terminou com 15 pontos – tendo anotado apenas 3 no 1º tempo da partida – à medida que Baylor abriu uma liderança de 20 pontos no intervalo. O cestinha de Creighton assumiu a 5ª colocação na lista de pontuação da NCAA em todos os tempos com o total de 3.150 pontos, mas não conseguir ajudar sua equipe a avançar além da 2ª rodada pelo 3º ano consecutivo.
“Cinderela” da rodada – #10 Stanford 60X57 #2 Kansas
A equipe de Stanford está se aprimorando no quesito “queda de favoritos” no NCAA Tournament. Que o digam Andrew Wiggins e a universidade de Kansas. Disputando a chave principal do torneio pela 1ª vez desde 2008, Stanford derrubou mais uma equipe tradicional da NCAA, ao vencer Kansas pelo placar de 60X57. Dwight Powell anotou 15 pontos e 7 rebotes apesar de sofrer com o problema de faltas por um bom período no 2º tempo e Chasson Randle registrou com 13 pontos, 6 roubadas e 4 assistências, ajudando a equipe a chegar ao ‘Sweet 16’ pela 1ª vez desde 2008.
Wiggins, uma possível escolha no topo do próximo Draft da NBA, foi limitado há somente 4 pontos e um aproveitamento de 1-6 nos arremessos, além de ficar marcado com 4 erros para Kansas. Ele estabeleceu média de 28 pontos/partida nas 4 partidas disputadas anteriormente pelo time treinado por Bill Self, que estava desfalcado de outro promessa, Joel Embiid, por conta de uma fratura de estresse nas costas.
Outros resultados da rodada:
#3 Iowa State 85X83 #6 North Carolina
#11 Tennessee 83X63 #14) Mercer
#4 UCLA 77X60 #12 Stephen F. Austin
#1 Virginia 78X60 #8 Memphis
#1 Arizona 84X61 #8 Gonzaga