Forças da defesa
Os quintetos defensivos de 2014 da NBA foram anunciados no último dia 02/05 – com um certo atraso diga-se de passagem – e alguns nomes familiares estão entre os nomeados para os 1º e 2º times.
Eleito o jogador defensivo do ano na liga, o pivô Joakim Noah do Chicago Bulls liderou a votação com 223 pontos, bem distante do próximo jogador mais votado, o versátil ala Paul George do Indiana Pacers, que recebeu 161 pontos. Ao lado deles, Serge Ibaka do Oklahoma City Thunder, Andre Iguodala do Golden State Warriors e Chris Paul do Los Angeles Clippers completam a lista dos hipotéticos titulares. Iguodala quase provocou a única controvérsia do processo de votação, ao terminar com apenas 14 votos a mais do que o astro do Miami Heat, LeBron James, que acabou ficando no 2º time.
James se juntou a uma nova safra de defensores, como Patrick Beverley, Jimmy Butler e Kawhi Leonard. Os representantes do Houston, Chicago e San Antonio, respectivamente, foram escolhidos pelas suas habilidades defensivas durante toda a temporada, e Butler teria um bom argumento para estar na 1ª equipe, já que é um armador de natureza como Chris Paul. O pivô do Indiana Pacers, Roy Hibbert, completou a 2ª equipe com a mais baixa quantidade de votos para o 1º time (15 no total) e de pontos no geral (76 no total) entre os 10 selecionados – um péssimo desempenho para quem era declarado no meio da temporada um nome unânime na disputa pelo 1º time e para o prêmio de jogador defensivo do ano.
Opções de reposição para os 10 membros, é claro, não faltaram. Tony Allen do Memphis Grizzlies e Dwight Howard do Houston Rockets, por mais que sejam melhores marcadores do perímetro e dos outros cantos da quadra, foram preteridos por questões como a idade e as lesões na temporada. Apesar também da idade, o ala Tim Duncan dos Spurs, não mostrou queda de rendimento pela limitação dos minutos em quadra, permanecendo como um dominante defensor durante toda a temporada. Outros nomes esquecidos foram o de Taj Gibson dos Bulls, que por muitas partidas foi um fantástico defensor para a sua equipe, e de Anthony Davis do New Orleans Hornets, que tem se tornado um temível marcador em sua 2ª temporada na NBA.