Confira como foi o Draft 2009
Escrito por Guilherme Tadeu
Publicado em: 25/06/2009
Como habitual, o Draft Brasil fará a cobertura do Draft da NBA em tempo real.
Para acompanhar, basta atualizar esta página a partir das 20 horas. As discussões podem ser travadas nos comentários ou, obviamente, em nosso fórum (seção Draft).
E que o futuro da NBA comece novamente…
1º Round
- LA Clippers – Blake Griffin – como todos esperavam, nenhuma novidade. O ala-pivô é considerado a escolha mais sólida desse Draft. Muitos questionam sua defesa, porém, entre os disponíveis, quando há um talento para garrafão que tem se consolidado, é difícil que deixem passar. O tempo dirá se Rubio não era o grande jogador do Draft. Os Clippers agora precisam limpar um pouco o garrafão, caso contrário, Griffin terá a companhia no garrafão de Chris Kaman, Marcus Camby e Zach Randolph.
- Memphis Grizzlies – Hasheem Thabeet! Eis talvez a primeira surpresa! Ok, muitos apostavam nisso, mas com muitas dúvidas. Thabeet é considerado por pelo menos 90% do fórum do Draft Brasil como um jogador “bust” (aquele que não vai atender o que esperam dele). As duas primeiras escolhas do Draft de 2009 são de garrafão. Obviamente que Memphis não fez o que queria, fez o que queria. Rubio deixou muito claro que não queria jogar lá. Muitos esperavam uma troca, mas Chris Wallace preferiu apostar em Thabeet.
- Oklahoma City – James Harden. Essa era outra escolha que muitos apostavam, mas pouco acreditavam. Harden é um jogador versátil e forte fisicamente. Muitos acreditam que ele poderá formar ao lado de Kevin Durant uma excelente dupla.
- Sacramento Kings – Tyreke Evans! Outra escolha cantada no Chat de ontem. Muitos achavam que era apenas uma cortina de fumaça para tentar esconder o interesse por Rubio. O jovem talento já é um dos jogadores mais subestimados desse Draft. Evans se destacou nos workouts que fez por lá na semana passada e com o problema da cláusula de Rubio, sua escolha se tornou mais límpida. O atleta é o armador mais atlético do Draft, podendo jogar nas posições 1 e 2.
- Minnesota Timberwolves – Enfim saiu Rubio! Pouca gente imaginava que poderia sobrar tanto. A escolha era dos Wizards!
- Minnesota Timberwolves – Johnny Flynn! OUSADIA! A primeira surpresa do Draft. O jogador de Syracuse tem mais bola do que muitos costumam dizer, mas ainda assim, a adaptação à NBA vai ser muito mais difícil do que para armadores mais altos. Fica a questão. Wolves escolheram dois armadores? Um dos dois será trocado?
- Golden State Warriors – Stephen Curry! É quase unânime que ele tem o melhor chute de todo o Draft. O Madison Square Garden quase caiu de tristeza quando saiu a escolha. Ele era, de longe, o jogador preferido da torcida e falou inúmeras vezes que adoraria jogar em NY com D´Antoni. Sua escolha pelos Warriors sinaliza que Monte Ellis deve ser trocado.
- New York Knicks – Jordan Hill! Sob as já tradicionais vaias novaiorquinas, o ala-pivô era mesmo o melhor jogador disponível. Fica ainda a expectativa de uma troca para o Knicks. De qualquer maneira, o atleta de Arizona deve ter uma carreira sólida.
- Toronto Raptors– DeMar Derozan. Atlético, forte, versátil. A esperança canadense é achar um novo Vince Carter.
- Milwaukee Bucks – Brandon Jennings! Um dos jogadores mais faladores deste Draft, é também aquele que abriu mão de jogar NCAA para jogar uma temporada em Roma, na Itália. Não rendeu bem por lá, mas ainda é muito jovem e tem tudo para evoluir demais.
- New Jersey Nets – Terrence Williams! Armador de Lousville, time treinado por Rick Pitino, que assistiu a tudo do teatro, parabenizando o atleta.
- Charlotte Bobcats – Gerald Henderson continua na Carolina do Norte. Troca porém, a tutela de Coach K pela cornetagem da NBA. Foi selecionado por ninguém mais ninguém menos que Michael Jordan. É um ala explosivo e completo. Pelo menos no nível universitário. A transposição de nível é uma incógnita.
- Indiana Pacers – Tyler Hansbrough. É a hora da Carolina do Norte? Agora dos rivais de Duke, os poderosos campeões de North Carolina. Hansbrough é, certamente, um dos jogadores mais talentosos do basquete universitário. É uma aposta boa de se fazer. Poucos apostam na transposição de nível, mas dada as possibilidades, é uma escolha interessante.
- Phoenix Suns -Earl Clark. É mais um atleta de Rick Pitino. Trata-se de um ala que pode jogar até de ala-pivô. Especula-se que pode ser trocado na tão aguardada troca de Amare.
- Detroit Pistons- Austin Daye vem de Gonzaga. A mesma universidade de John Stockton e Adam Morrison. Assim como Clark, pode jogar nas posições 3 e 4. Assim como Curry e Henderson, seu pai também jogou na NBA! São três em 15!
- Chicago Bulls – James Johnson! É um dos jogadores mais fortes fisicamente e versáteis do Draft. O que é mais interessante dele é que ele luta MMA (vale-tudo) e pensou mesmo em largar o basquete para se dedicar somente às lutas. E aí, vai encarar?
- Philadelphia 76ers – Jrue Holiday! O jovem armador é tido como um dos mais promissores armadores deste Draft. Foi eleito o melhor jogador colegial dos EUA em sua última temporada de High School.
- Minnesota Timberwolves – Ty Lawson! Outro armador?!?!!? Ok, Lawson é um dos melhores armadores do Draft, e está sendo selecionado muito tarde, mas essa escolha mostra que é possível mesmo que uma troca esteja sendo armada (ou até que Rubio pode ficar mais um ano na Europa). Especula-se que ao fim do Draft, poderá ir para os Nuggets.
- Atlanta Hawks – Jeff Teague. O ala de Wake Forest é considerado uma aposta. Já foi melhor cotado, e com as trocas que o Atlanta tem feito, parece que não terá muito tempo na temporada de estréia.
- Utah Jazz – Eric Maynor! Armador, promissor. O Utah deve saber o que faz, pelo histórico bem sucedido na posição.
- New Orleans Hornets – Darren Collison. Saiu antes do que muitos esperavam. Assim como Jrue Holiday, é de UCLA. Era considerado um dos melhores jogadores entre os que estavam em último ano de carreira universitária. É o tipo de jogador que se não render de imediato, pode esquecer a carreira na NBA.
- Portland Trailblazers– Victor Claver! A promessa espanhola, considerada pelo Pedro Killer, com quem falamos, “o jogador jovem mais parecido com Gasol”. A idéia é que ele fique mais na Europa e já venha pronto, mais ou menos como o caso do Rudy (que convenhamos, era muito mais consolidado do que ele). De qualquer maneira, é uma aposta do time mais ousado da NBA.
- Sacramento Kings– Omri Casspi! Será o primeiro israelense a jogar a NBA. Os Kings tem uma longa história com jogadores internacionais, como Divac, Peja e Turkoglu, entre outros.
- Dallas Mavs – BJ Mullens! O pivô é considerado bastante talentoso, mas extremamente cru. Só entrou no Draft pela crise financeira pela qual passa sua família e uma escolha de primeiro round lhe garantirá um bom dinheiro que ele não conseguiria jogando universitário. O que será de seu futuro depende do trabalho que desenvolverão nele. Será trocado ao Oklahoma City ao fim do Draft.
- Oklahoma City Thunders – Rodrigue Beaubois! O Francês era cotado para os Spurs. Thunders anteciparam. Mais um internacional com o projeto de amadurecer fora e passar à NBA. Merece destaque a dificuldade em pronunciar o nome do rapaz que mostrou David Stern.
- Chicago Bulls – Taj Gibson. Foi no básico. Era talvez o melhor jogador disponível.
- Memphis Grizzlies- Demarre Carroll. Um dos bons jogadores para serem coadjuvante nesse draft. Liderou o time do Missouri a boa campanha no universitário e vem para carregar piano. Deve ter uma carreira sólida, porém nada espetacular. Boa escolha.
- Minnesota Timberwolves- Wayne Ellington. O melhor jogador disponível. Um pontuador ótimo, que certamente pode colaborar na NBA. É considerado um dos talentos menos valorizados nesse Draft. Foi campeão universitário como um dos destaques de North Carolina (já saíram neste draft dois companheiros, Ty Lawson e Tyler Hansbrough).
- New York* Knicks- Toney Douglas, armador de Florida St. Resta saber se vai jogar mesmo no Knicks ou se os Lakers não aceitarão a proposta.
- Cleveland Cavaliers – Christian Eyenga! Ousadia.
Trocas já confirmadas:
– Cleveland Cavaliers/Phoenix Suns – Shaquille O´Neal por Ben Wallace, Sasha Pavlovic, escolha de 2º round em 2010 e quantidade de dinheiro
– Portland TrailBlazers/Dallas Mavericks – 22ª escolha do Draft 2009 pelas 24ª e 56ª escolhas do Draft 2009 e uma escolha de 2º round em 2010.
– New Jersey Nets/Orlando Magic – Vince Carter e Ryan Anderson por Rafer Alston, Tony Battie e Courtney Lee.
Trocas ainda por confirmar:
– Los Angeles Lakers/New York Knicks – 29ª escolha trocada por dinheiro.
Fatal error: Uncaught Exception: 190: Error validating application. Application has been deleted. (190)
thrown in /var/www/draftbrasil.net/blog/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273