Mais um para a coleção
Campeão do Estadual, do NBB, da Liga Sul-Americana e da Liga das Américas. Agora o Flamengo pode se orgulhar de mais um troféu na sua galeria de títulos no basquete: o da Copa Intercontinental de clubes. Em frente à fanática torcida que lotou a HSBC Arena neste domingo (28/09), o time rubro-negro venceu o jogo 2 contra o Maccabi Tel-Aviv por 13 pontos de diferença (90X77) e se sagrou campeão da competição de 2014.
Contando com 24 pontos e 6 rebotes do armador argentino Nicolas Laprovittola – eleito o melhor jogador da disputa (MVP) – e com os 22 pontos e 5 rebotes do pivô norte-americano Jerome Meyinsse, a equipe carioca se juntou ao time paulista do Sírio (campeão do Mundial Interclubes de 1979 contra o Bosna da antiga Iugoslávia), como as únicas equipes brasileiras a vencerem um torneio de renome internacional. Pelo lado israelense, o destaque foi o cestinha da partida Jeremy Pargo com 28 pontos, 6 rebotes e 7 assistências.
Com um início de partida avassalador, os europeus do Maccabi logo abriram uma vantagem de 7X0 no marcador, assustando os torcedores flamenguistas. Os comandados de José Neto colocaram os nervos no lugar e reagiram rapidamente. Com a virada no placar, o treinador Guy Goodes foi forçado a mexer constantemente no seu quinteto no período, o que acabou dando certo e reduziu o déficit para apenas 2 pontos ao final da 1ª parcial (27X25). No 2º quarto, foi a vez do técnico brasileiro mesclar seus jogadores titulares e reservas. Com as mudanças, a liderança da partida mudou de lado inúmeras vezes, só se estabelecendo a favor dos cariocas com pouco mais da metade do período decorrido. Sentindo a pressão, a equipe israelense errava muito e o Flamengo conduzia o jogo tranquilamente, levando uma vantagem de 10 pontos (46X36) para os vestiários.
Que lindo compartir equipo con este monstruo!!!! MVP del torneo!!! Genio @nicolapro7 @Pontifex_es pic.twitter.com/NnhqtO4yjD
— Walter Herrmann (@CondeHerrmann) 28 setembro 2014
Destinados a reagir, os europeus voltaram para o 2º tempo com tudo, liderados por Jeremy Pargo. A liderança que era de 10 pontos caiu para 4 graças às bolas de longa distância. Se Pargo desequilibrava de um lado, do lado carioca um outro americano chamava a responsabilidade para si: Meyinsse. O pivô dominava o garrafão adversário e sustentava a liderança a favor do rubro-negro ao final do 3º quarto por 3 pontos (64X61). O último período provou que o título não escaparia das mãos do Flamengo. Com um ritmo alucinante, os brasileiros abriram mais de 1o pontos no placar por conta dos arremessos certeiros da dupla ‘hermana’ Laprovittola e Walter Herrmann (imagem acima). Mesmo reduzindo a diferença no marcador, os atuais campeões da Euroleague pouco puderam fazer. Com menos de 1 minuto para o fim, o clube da Gávea administrava o placar e esperava o relógio zerar para a festa rubro-negra começar. Com o resultado final de 90X77, a torcida carioca invadiu a quadra e foi comemorar com os jogadores.