Imparável
O confronto do último sábado (dia 23/05) pelas finais da conferência Oeste, teoricamente, apresentava a melhor equipe da temporada contra a 2ª melhor equipe da conferência. A melhor tinha o atual MVP da NBA e a 2ª melhor possuía o vice. A melhor liderava a série por 2X0, enquanto a 2ª melhor precisava, desesperadamente, da vitória. Na prática, o Golden State Warriors abriu rapidamente uma larga vantagem no placar e passeou sobre o Houston Rockets, vencendo por 115X80 e abrindo 3X0 na disputa.
Os Warriors tinham ganhado as 2 primeiras partidas por apenas 5 pontos combinados. Mas desta vez, o enredo foi diferente, graças em grande parte aos estragos feitos pelo armador Stephen Curry, responsável por 40 pontos no total. Sua performance contou com um aproveitamento de 12-19 nos arremessos de quadra, incluindo 9-10 da linha de lance livre e 7-9 da linha de 3 pontos. Ele também distribuiu 7 assistências e pegou 5 rebotes em 35 minutos de ação. O ala Draymond Green e o armador Klay Thompson somaram 17 pontos cada pelo Golden State.
Por outro lado, o Houston tem mais uma dura missão nos playoffs deste ano: se tornar o 1º time na história da NBA a vencer uma série após estar perdendo por 3X0. O armador James Harden converteu somente 3 dos seus 16 arremessos, embora tenha acertado 10 dos 11 lances livres e terminado com 17 pontos. O pivô Dwight Howard, apesar de estar jogando com um problema no joelho, mostrou uma certa agressividade, mas seus 14 pontos e 14 rebotes provaram ser insuficientes na derrota.
Os 40 pontos de Curry foi a mais alta pontuação registrada por um jogador adversário contra os Rockets nestes playoffs e, caso os Warriors vençam o jogo 4 em Houston na noite da 2ª feira (dia 25/05), eles chegarão pela 1ª vez às finais da NBA desde que venceram o título em 1975, uma espera de 40 anos.