Principal estadual do país, Campeonato Paulista começa no dia 20
Com presença de dirigentes dos clubes e representantes da federação, aconteceu ontem a reunião que decidiu os últimos detalhes da próxima edição do Campeonato Paulista de Basquetebol Masculino da Série A1.
Desfalcado do atual campeão Winner/Limeira, o torneio contará com 14 participantes: AD Guarujá/PMG, Metodista/São Bernardo (São Bernardo do Campo), APABA/Santo André, XV/Cosan/Bom Peixe/Amhpla/Selam (Piracicaba), Lupo/Araraquara, Assis Basket, Flextronics/Liga Sorocabana/PMS (Sorocaba), EC Pinheiros e Paulistano/Amil (ambos da Capital), São José Basketball/Unimed/Vinac (São José dos Campos), GRSA/Itabom/Bauru, Rio Claro FC/SEME, Americana Basketball e Franca BC.
Em relação à ultima edição, as novidades são as presenças da Metodista/São Bernardo (São Bernardo do Campo), Americana Basketball, e as ausências de Internacional/FUPES (Santos) e ABI/Casa Branca, além da até então referência Winner/Limeira.
Quanto aos destaques individuais, entre os escolhidos para a seleção de ouro da última edição, apenas os alas Márcio Dornelles e Dedé estarão na competição, já que Nezinho está de malas prontas para o Universo/BRB, Guilherme Teichmann está praticamente acertado com o Flamengo e William Drudi vestirá as cores do Minas Tênis Clube.
Por ora, o formato da disputa continua o mesmo usado nos anos anteriores. Na fase inicial, os clubes jogam entre si, em turno e returno, e os oito melhores classificados, ao final dos dois turnos, avançam ao playoffs. As quartas-de-final, devem ocorrer por volta no dia 06 de dezembro, enquanto os playoffs – semifinal e final, sempre em série melhor-de-cinco jogos, serão no mês de janeiro de 2010. No primeiro turno, os jogos serão realizados duas vezes por semana. Já em meio ao returno, passarão a ser realizados uma vez por semana, devido à realização do campeonato nacional, o Novo Basquete Brasil (NBB). A ESPN Brasil segue com exclusividade de transmissão das partidas
Particularmente, aponto como favoritos Franca BC, EC Pinheiros, Paulistano/Amil e GRSA/Itabom/Bauru, sem uma predileção por nenhum destes, ao passo que acredito que Lupo/Araraquara, Assis Basket e São José Basketball/Unimed/Vinac,também podem surpreender, de acordo com os elencos até então formados. Entretanto, vale o que for determinado dentro das quatro linhas.
Assim, ficam os votos da equipe Draft Brasil de sucesso, competitividade e outros objetivos esperados pelos envolvidos.
Lucas Risso é torcedor da finada Winner/Limeira e o responsável pela análise dos jogos da sua equipe do coração para o Draft Brasil