Só no domingo
Em 2015, o Golden State Warriors derrotou o Cleveland Cavaliers no 6º jogo das Finais no dia 16/06 em Cleveland para conquistar o título da NBA daquela temporada. Então quando a bola subiu no jogo 6 da última 5ª feira – novamente, no mesmo dia 16/06 em Cleveland – esperava-se que a história se repetisse como no ano anterior? Não. Desta vez, não! O jogo 6 de 2016 foi mais uma extensão do jogo 5, onde por poucos momentos foi equilibrado, porém os Cavs lideraram o placar de ponta à ponta, impondo aos Warriors a derrota por 115X101 (veja o ‘mini-movie’ no vídeo abaixo) – o 8º revés da equipe nos playoffs, um a menos do que em toda temporada – e forçando o jogo 7.
Do início ao fim, a partida pertenceu ao ala LeBron James, que evidentemente se recusou a perder este duelo e não gostaria de ver o adversário comemorar outro campeonato em frente à torcida da Quicken Loans Arena pela 2ª temporada consecutiva. O astro do Cleveland terminou com 41 pontos pela 2ª partida seguida, além de 11 assistências e 8 rebotes – uma atuação histórica que o fez ingressar em um grupo de 5 jogadores que registraram performances de 40 ou mais pontos em uma série decisiva da NBA: Jerry West (em 1965 e 1969 pelo Los Angeles Lakers), Rick Barry (em 1967 pelo Golden State Warriors), Michael Jordan (em 1993 pelo Chicago Bulls) e Shaquille O’Neal (em 2000 pelo Los Angeles Lakers). Na mesma noite, James teve a ajuda de um herói desconhecido e de 2 outros companheiros de time. O pivô Tristan Thompson registrou um ‘double-double‘ com 15 pontos e 16 rebotes, o armador Kyrie Irving anotou 23 pontos e J.R. Smith marcou 14 pontos, sendo 12 deles da linha de 3 pontos.
Pelos atuais campeões, que sofreram um bocado na 1ª metade do confronto para alcançar os 30 % de aproveitamento nos arremessos e foram limitados a meros 11 pontos no 1º quarto, não conseguindo converter uma cesta de quadra até os 5 minutos decorridos do período, quem ditou o ritmo foram os ‘Splash Brother‘, Stephen Curry e Klay Thompson que ultimamente tem liderado a equipe nas últimas 2 derrotas. O atual MVP da temporada finalizou com 30 pontos (um aproveitamento de 8-20 nas tentativas de arremessos) antes de ser expulso pela 1ª vez em sua carreira depois de jogar seu protetor bucal na direção dos torcedores após uma jogada que determinou marcação da sua 6ª falta pessoal. Thompson marcou 25 pontos com um aproveitamento baixo de 9-21 nos arremessos de quadra. Ao deles, somente o armador reserva Leandro Barbosa ultrapassou a marca de 10 pontos, produzindo o total de 14 pontos. Todos os outros jogadores do Golden State que entraram no jogo anotaram 8 ou menos pontos.
As probabilidades, porém, estão ao lado dos Warriors. Os anfitriões venceram os 6 últimos jogos 7 das Finais da NBA. O último visitante a ganhar o jogo decisivo foi o Washington Bullets em 1978, que derrotou o Seattle SuperSonics. Assim como os Cavs, os Bullets venceram o jogo 6 daquela série de forma avassaladora. As outras 2 vezes em que uma equipe ganhou o jogo 7 foram alcançadas pelo Boston Celtics (contra o Los Angeles Lakers em 1969 e o Milwaukee Bucks em 1974). A história também mostra que a 7ª e derradeira partida de uma série dos playoffs não é um duelo em que os atuais MVP saem perdedores. Os MVP da liga venceram 18 jogos 7 seguidos.
Na noite do próximo domingo, James e companhia podem conseguir alcançar algo que nunca antes foi estabelecido na história da NBA ou então os Warriors irão repetir o título da liga depois de passar tão perto de perdê-lo. Como fanáticos pelo basquete, não poderíamos ter pedido por um final de pós-temporada melhor do que esse.