Clássico platino acaba em vitória argentina
Uma das maiores rivalidades do mundo teve mais um capítulo hoje em San Juan. Argentina e Uruguay se enfrentaram sem ambições na Copa América, afinal, os argentinos já estão no Mundial 2010, e os uruguayos não tem nenhuma chance de classificação. O primeiro período do clássico foi decisivo e garantiu a vitória argentina por 73×66.
Sergio Hernández escalou um time diferente do habitual (Cantero, García, Sandes, Pelussi e Román González) para o duelo de hoje, entretanto, foi a falta de motivação celeste que chamou a atenção no início da partida. Depois dos problemas com a FUBB, derrotas desgastantes (Panamá e República Dominicana) e o fim das chances de ir ao Mundial podem ser atribuídas ao pífio jogo charrua na primeira parcial (6 pontos convertidos). Com isso, os reservas da Argentina abriram uma vantagem de 16 pontos (22×6). No intervalo a vantagem caiu para 15 pontos (38×23) e a partir daí foi diminuindo.
O terceiro armador celeste (Diego González) que até então tinha jogado 5 minutos em todo o torneio apareceu com 5 pontos e 2 assistências para dar um novo ritmo e motivação para os uruguayos que pareceram se entusiasmar com a entrada de Prigioni, Scola, Kammerichs e Leonardo Gutiérrez no segundo tempo. Apesar das três bolas seguidas do perímetro de Gutiérrez (vem se tornado uma marca dele), os uruguayos responderam a altura, e a diferença chegou perto dos 10 pontos. Gerardo Jauri então colocou o quinteto ideal (sem Garcia Morales lesionado) e Esteban Batista junto com Martín Osimani conseguiram derrubar ainda mais a diferença (4 pontos, 59×55). Foi aí que Luis Scola apareceu e colocou a Argentina novamente com uma vantagem cômoda. Scola e Batista ainda deram um show a parte (trocando cestas e jogadas ousadas) e Prigioni conseguiu ser expulso por conta de duas faltas técnicas seguidas, entretanto, o jogo já estava decidido (73×66 para os argentinos).
Scola converteu 19 pontos em apenas 20 minutos de jogo. Batista terminou com 20 pontos e 10 rebotes para coroar mais uma ótima competição continental do pivô celeste.
Raoni Moretto
raokiller@hotmail.com
Foto: FIBA Americas