O dia na Polônia
Continuou hoje na Polônia a Eurobasket que garante seis equipes no Mundial 2010. O Grupo F começou hoje com três jogos na cidade de Lodz. Os turcos mantiveram sua invencibilidade com ótima vitória contra a Espanha. Os sérvios bateram a seleção dona da casa e conseguiram mais um resultado de expressão dentro da competição. Por fim, a Eslovênia atropelou a Lituânia. Confira como foi o dia de jogos.
Dia 5
Grupo E
Turquia 63 x 60 Espanha/Boxscore ::: Sérvia 72 x 77 Polônia / Boxscore ::: Lituânia 58 x 81 Eslovênia/ Boxscore :::
Os jogos: A manutenção dos 100% de aproveitamento da seleção turca passou por uma ótima vitória contra a atual campeã mundial. Sergio Llull não conseguiu converter a bola que daria a vitória para a Espanha e os lances livres de Semih Erden garantiram a vitória para os turcos. O jogo em si foi mais um de ótimo nível dentro da Eurobasket. Destaque para Ersan Ilyasova e Pau Gasol. No segundo jogo do dia os donos da casa não conseguiram controlar o jogo e acabaram derrotados pela seleção da Sérvia. Nenad Krstic anotou 18 pontos e apanhou 8 rebotes sendo o grande destaque do duelo. Por fim, a Eslovênia complicou de vez a situação da Lituânia ao vencer o duelo entre as duas seleções por 81×58. Jaka Lakovic esteve com a mão calibrada e anotou 24 pontos.
O grupo: Hoje foi a vez da Turquia confirmar a sua invencibilidade e ficar em ótima posição dentro do torneio. Os turcos que já estão classificados para o Mundial (país sede) passaram pelo maior desafio até aqui e conseguiram triunfar. Do outro lado da chave os lituanos estão em situação delicada apesar de sua numerosa torcida, afinal, acumulam três derrotas e nenhuma vitória. Aparentemente a Lituânia terá que se contentar com o Wild Card da FIBA para disputar o Mundial 2010. A Polônia também se complicou (uma vitória, duas derrotas). Os donos da casa estão hoje empatados com os espanhóis na quarta posição, entretanto, são menos time que os atuais vice-campeões olímpicos.
Destaques
O destaque vai para a seleção turca, afinal, continua invicta na competição. A equipe que irá jogar o Mundial em casa começa a confirmar sua ótima fase e aparece como candidata ao sucesso no ano que vem. Vencer a Espanha é sempre difícil, porém quando a sua maior estrela (Hedo Turkoglu) não está em um bom dia o feito fica ainda maior. Turkoglu fez apenas 2 pontos em 28 minutos (4 turnovers), entretanto, a seleção turca mostrou que não depende de sua estrela para triunfar. Ilyasova e Omer Asik cresceram e garantiram mais uma ótima vitória para sua seleção.
Individualmente é impossível não citar o esloveno Jaka Lakovic. Com 24 pontos (6/9 do perímetro) e 4 assistências, Lakovic foi o grande destaque do massacre de sua seleção diante dos lituanos. Lakovic está com médias de quase 17 pontos por jogo dentro da competição. Também vale ressaltar o ótimo torneio de Marcin Gortat pela Polônia. O pivô de 2,13m contribui com 17 pontos, 11 rebotes e 2 tocos por jogo e é com certeza o grande nome da seleção local.
Dia 6
Grupo E: Macedônia x Alemanha ::: Grécia x Rússia ::: Croácia x França
Melhores Momentos
Raoni Moretto
raokiller@hotmail.com
Foto: FIBA Europe