O dia na Polônia

Escrito por
Publicado em: 20/09/2009

O décimo segundo dia de Eurobasket foi emocionante. Enquanto Espanha e Sérvia garantiram vaga na final da competição, França e Croácia carimbaram o passaporte para o Mundial 2010. A Rússia (atual campeã) se junta a Lituânia na lista de possíveis países que receberão o Wild Card da FIBA.

Dia 12

Semifinal

Espanha  82 x 64 Grécia/Boxscore ::: Eslovênia 92 x 96 Sérvia / Boxscore ::: 

Os jogos: Os espanhóis mostraram mais uma vez a supremacia contra a seleção grega. Repetindo o massacre da final mundial de 2006, Pau Gasol e companhia aplicaram mais um passeio nos gregos. Vencendo todas as parciais e com sua maior estrela inspirada mais uma vez, a Espanha venceu por 82×64. No jogo de fundo, eslovenos e sérvios travaram uma batalha épica por uma vaga na decisão da Eurobasket. Milos Teodosic converteu 32 pontos (6/10 3PT). Três desses pontos foram a bola que empatou a partida em 79 no final do tempo regulamentar. Além disso, Teodosic fez oito pontos na prorrogação.

Os classificados: A seleção da Espanha mostrou mais uma vez superioridade contra os gregos. Em nenhum momento esteve ameaçada e entra como favorita na final contra a Sérvia. Os sérvios estão em um lugar pouco esperado no início da competição. O elenco é composto por jogadores jovens (média de idade de 22.5 anos). Nenad Krstic é o mais experiente do grupo juntamente com Bojan Popovic, e ambos tem só 26 anos. Qualquer que seja o resultado de amanhã, o projeto sérvio demonstra resultado positivo.

Quinto ao oitavo lugar

Turquia  68 x 80 França/Boxscore ::: Rússia 69 x 76 Croácia / Boxscore ::: 

Os jogos: Depois de um primeiro quarto pífio (12×26), os franceses se impuseram na partida e liderados por Tony Parker confirmaram sua boa campanha na Eurobasket (apenas uma derrota) e garantiram vaga no Mundial 2010. Parker anotou 28 pontos e distribuiu 10 assistências. Na disputa da última vaga para o Mundial, croatas e russos fizeram boa partida. Melhor para os croatas que conseguiram vencer os atuais campeões e carimbar o passaporte para a Turquia. Roko-Leni Ukic com 18 pontos e 8 assistências foi o destaque da partida. Sergey Monya com 18 pontos foi o melhor no lado derrotado.

Os classificados: Os franceses mereciam a vaga sem dúvida alguma. Com apenas uma derrota no torneio, Tony Parker e companhia venceram bem a Turquia e desfilarão seu basquete no Mundial 2010. Na partida entre croatas e russos, os croatas se saíram melhor e vão para o Mundial via Eurobasket, entretanto, os russos também deverão estar presentes na competição do ano que vem via Wild Card. Enfim, as quatro seleções que disputaram essa fase de quinto ao oitavo lugar devem jogar o Mundial.

Destaques

A épica partida entre Sérvia e Eslovênia foi o grande destaque do dia. Com direito a prorrogação e show de Milos Teodosic, os sérvios jogarão a final contra a Espanha apesar do elenco repleto de jovens.

O já citado Teodosic e seus 32 pontos (três para empatar o jogo no final do tempo regulamentar e oito na prorrogação) foi o grande destaque individual da rodada. O jogador do Olympiakos acumula médias de 15 pontos e 5 assistências na competição e é a esperança sérvia para a final contra a Espanha.

Dia 13

Final: Espanha x Sérvia

Terceiro e quarto: Grécia x Eslovênia

Quinto e sexto: França x Croácia

Sétimo e oitavo: Turquia x Rússia

Melhores Momentos

 

Raoni Moretto
raokiller@hotmail.com

Foto: FIBA Europe

Fatal error: Uncaught Exception: 190: Error validating application. Application has been deleted. (190) thrown in /var/www/draftbrasil.net/blog/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273