O dia na Polônia
Chegamos ao final da Eurobasket 2009 disputada na Polônia. Em um último dia agitado, os espanhóis confirmaram o seu primeiro título europeu ao bater a Sérvia na grande final. Os gregos venceram os eslovenos e ficaram em terceiro lugar. Por fim, França e Rússia venceram seus últimos jogos e ficaram em quinto e sétimo lugar respectivamente. Abaixo tudo do dia final da competição.
Dia 13
Final
Espanha 85 x 63 Sérvia/Boxscore
O jogo: Os espanhóis confirmaram o favoritismo e conquistaram o primeiro Eurobasket da história do país. Com mais uma atuação qualificada de Pau Gasol e com poucos erros coletivos, os comandados por Sergio Scariolo lograram a taça em um jogo que foi dominado do início ao fim. Já no primeiro período a diferença chegou em 15 pontos. Gasol foi o destaque com 18 pontos e 11 rebotes. Juan Carlos Navarro (12 pontos), Rudy Fernandez (13) e Ricky Rubio (10) também contribuiram muito na partida. Os sérvios fizeram ótima competição e conseguiram uma ótima colocação.
O campeão: A seleção espanhola não começou bem a competição (derrota para essa mesma Sérvia na partida inicial). Porém, a equipe soube crescer durante a competição e na fase decisiva bateu as fortes seleções da França (até então invicta) e Grécia. Com essas vitórias e um ótimo nível de jogo era difícil não imaginar a Espanha campeã. Os atuais campeões mundiais tentarão levantar mais uma taça no ano que vem. Repetindo o nível da fase final tem boas chances de conseguir.
Terceiro e quarto lugar
Grécia 57 x 56 Eslovênia/Boxscore
O jogo: Gregos e eslovenos fizeram uma ótima partida para definir quem ganharia a medalha de bronze. Liderando por dois pontos no minuto final, os gregos perderam um arremesso (Nikos Zisis), entretanto, o próprio Zisis pegou o rebote e deu uma assistência para Antonis Fotsis converter do perímetro e deixar a vantagem em cinco pontos. Vassilis Spanoulis ainda perdeu dois lances livres com 5 segundos por jogar mas a bola do meio da quadra de Bostjan Nachbar não caiu. Com isso, os gregos ficaram com o terceiro lugar.Sofoklis Schortsanitis foi o cestinha do duelo com 23 pontos.
O vencedor: A seleção grega mostrou um ótimo basquete durante o torneio. A forte defesa e a organização ofensiva marcaram o sistema do time comandado pelo lituano Jonas Kazlauskas. As vitórias contra a Turquia e Eslovênia na fase final demonstram que o time tem nível para fazer um bom Mundial 2010. Os eslovenos por sua vez mostraram bons talentos e ótimo nível em boa parte do campeonato. A equipe está desfalcada de muitos jogadores (Goran Dragic e Matjaz Smodis machucados) e Rasho Nesterovic, Sasha Vujacic, Beno Udrih e Sani Becirovic nem fizeram parte do plantel. Mesmo assim, o nível foi mantido, e com alguns desses nomes no Mundial os eslovenos prometem brigar por bons resultados.
Quinto e sexto lugar
França 69 x 62 Croácia/Boxscore
O jogo: Mesmo deixando de fora Tony Parker e Boris Diaw, a seleção francesa bateu a Croácia e garantiu a quinta colocação na competição. Os croatas que não utilizaram Zoran Planinic e Roko-Leni Ukic ficaram com o honroso sexto lugar e a vaga no Mundial. Antoine Diot com 18 pontos e Nando De Colo com 15 foram os destaques franceses.
O vencedor: A seleção francesa perdeu apenas um jogo na competição e mostrou ótimo nível (a campeã Espanha perdeu dois jogos). Tony Parker se mostrou eficiente e deve comandar a equipe na Turquia. Os croatas conquistaram a vaga que era esperada, entretanto, não mostraram um alto nível.
Sétimo e oitavo lugar
Rússia 89 x 66 Turquia/Boxscore
O jogo: Com um Vitalii Fridzon inspirado do perímetro (7/11), os russos garantiram a sétima colocação ao bater a Turquia. Os russos dominaram a partida desde o início e finalizaram com chave de ouro no último quarto (21×7). Fridzon terminou o duelo com 26 pontos. O aproveitamento da seleção russa na linha de três foi de 66% (16/24).
O vencedor: A Rússia não classificou-se para o Mundial e bateu a seleção turca que não mostrou bom nível na segunda fase. Os russos esperam agora o Wild Card da FIBA para jogar o Mundial, enquanto os turcos tentarão encontrar novamente o nível apresentado no começo da competição para não decepcionar a torcida no ano que vem.
Destaques
A final é sem dúvidas o destaque do último dia de torneio. Espanha e Sérvia fizeram uma boa partida que foi controlada pelos espanhóis do início ao fim.
Pau Gasol (18 pontos e 11 rebotes) foi o grande nome da final e do torneio. Não por acaso foi eleito MVP da Eurobasket. Gasol teve médias de 18.6 pontos, 8.3 rebotes e 2.2 tocos. Em pontos e tocos ele foi o melhor do torneio, em rebotes o segundo melhor. O primeiro time da competição teve além de Gasol, Rudy Fernandez (13.6 pontos e 2.1 roubos de bola), Erazem Lorbek (16.4 pontos e 7.4 rebotes), Vassilis Spanoulis (14.1 pontos e 4.2 assistências) e Milos Teodosic (14.1 pontos e 5.2 assistências).
Melhores Momentos
Raoni Moretto
raokiller@hotmail.com
Foto: FIBA Europe