A primeira rodada do segundo NBB

Escrito por
Publicado em: 1/11/2009

Começou agora a pouco o segundo NBB, liga organizada pela LNB e que marca uma nova era no basquete nacional. O Draft Brasil continua com tudo a cobertura do torneio e apresenta agora uma análise completa de tudo que aconteceu na primeira rodada de jogos. Destaque para as vitórias do Universo/BRB e Minas Tênis Clube fora de casa. Flamengo, São José, Franca, Araraquara/Palmeiras e Joinville também venceram.

Pinheiros x Universo/BRB

O embate entre o primeiro colocado do Ranking Draft Brasil contra o quinto pode ser considerado como principal jogo da rodada. A equipe do Universo/BRB logo de cara demonstrou do que Alex e Guilherme Giovannoni são capazes. Com a dupla da seleção brasileira pontuando em larga escala, a equipe de Lula Ferreira abriu vantagen já no primeiro quarto. Shammel, Diego e Morro trataram de equilibrar o duelo, entretanto, Valtinho e Nezinho (ótima dupla de armação) trataram de sempre deixar a equipe do Universo no comando das ações. Valtinho com 12 pontos e 8 assistências foi um dos destaques da partida. No último quarto os locais tentaram uma reação mas não conseguiram diminuir a vantagem imposta pelo Universo que venceu o jogo por 98×92. Shammel (Pinheiros) e Alex (Universo) com 24 pontos foram os cestinhas da partida. Guilherme Giovannoni com 24 pontos e 7 rebotes foi destaque (24 no índice de eficiência).

Paulistano x Minas Tênis Clube

Outro jogo esperado aconteceu no ginásio do Paulistano em São Paulo. A equipe de João Marcelo (sexta do nosso ranking) contra o Minas Tênis Clube (quarto do ranking e finalista da Liga Sul-Americana de Clubes). Os donos da casa começaram melhor o duelo e lideraram a partida até o último período, quando a supremacia de Murilo no garrafão foi fator determinante para a virada do Minas e por consequência a primeira vitória da equipe no NBB. Murilo com 30 pontos e 19 rebotes foi indiscutivelmente o nome do jogo. Facundo Sucatzky também colaborou com um double-double ao anotar 10 pontos e distribuir 12 assistências. Do lado do Paulistano, Baby com 18 pontos e 9 rebotes foi destaque. Vale ainda ressaltar o bom duelo entre os armadores Sucatzky e Fernando Penna. Ambos distribuiram 12 assistências e confirmaram o status de grandes armadores do NBB.

Flamengo x CETAF

O atual campeão repetiu a fórmula das vitórias do ano passado já na sua partida inaugural. Bola para Marcelinho Machado do perímetro e vitória garantida. O ala da seleção brasileira converteu 10 de 16 arremessos de fora e anotou 39 pontos para garantir uma fácil vitória carioca. Hélio ainda colaborou com 20 pontos, 5 rebotes e 4 assistências. Do lado capixaba, o recém contratado norte-americano Magen McNeil mostrou bom repertório e aproveitamento para pontuar 21 vezes.

Franca x Assis

Franca (terceiro colocado no nosso ranking) abriu o NBB com uma boa vitória contra Assis em casa. Márcio e Rogério dominaram a pontuação do duelo e anotaram 19 e 16 pontos respectivamente. Os francanos dominar o jogo durante todo seu decorrer e não deram chance ao time de Marco Antonio Aga. Mark Borders, John Thomas e Lucas Tischer não conseguiram desempenhar todo seu jogo e a vitória por 11 pontos foi tranquila. Thomas foi o cestinha do time derrotado e do jogo com 24 pontos. Vale ressaltar o baixíssimo aproveitamento de três de ambas as equipes na partida. Franca: 4/19 e Assis 2/19.

Araraquara/Palmeiras x Bauru

Araraquara/Palmeiras e Bauru fizeram um bom jogo no interior paulista. O jogo só foi decidido no último quarto com boa atuação do experiente armador Arnaldinho. Do lado de Bauru, Larry Taylor foi como sempre o destaque (18 pontos). Resta saber como as duas equipes se saíram daqui pra frente na competição.

Joinville x Londrina

Joinville amassou Londrina na estreia da equipe paranaense no NBB (Londrina é a única equipe estreante na competição). Dominando o jogo do início ao fim, os catarinenses venceram o clássico da região sul com facilidade (108×76). Tanto nos rebotes (33×21) quanto nas bolas de três (10×3) os comandados por Alberto Bial acharam a vantagem necessária para triunfar. Tiagão com 17 pontos e 14 rebotes foi o destaque, acompanhado por Shilton (16 pontos, 8 rebotes). Pelo lado de Londrina, Leonard Mosley não entrou em quadra e parece que será fundamental para a recuperação do time dentro da competição. Além disso, melhorar nos rebotes parece primordial para conseguir a primeira vitória no NBB.

São José x Saldanha

São José bateu o Saldanha para começar bem o NBB. Com ótima distribuição de pontos, os campeões dos Jogos Abertos do Interior mostraram que podem brigar por coisas boas na competição. Matheusinho com 15 pontos, Wanderson com 13, Paulo com 13, Mineiro com 11, Fúlvio com 10 e Paulão também com 10 foram os destaques. Fúlvio ainda distribuiu 7 assistências. Pelo lado do Saldanha, Daniel Kaçamba anotou 27 pontos e foi destaque. Vale ressaltar o desfalque de Amiel no time capixaba.

Raoni Moretto
raokiller@hotmail.com

Foto: LNB

Fatal error: Uncaught Exception: 190: Error validating application. Application has been deleted. (190) thrown in /var/www/draftbrasil.net/blog/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273