Segundo dia de grupo A da Liga das Américas
Foram disputadas hoje mais duas partidas do grupo A da Liga das Américas. Em Córdoba, Argentina, o Minas Tênis Clube perdeu para o Soles de Mexicali e deu adeus as chances de avançar para o Final Four da competição. No duelo argentino do dia, o Quimsa bateu os donos da casa (Atenas) e precisa apenas de uma vitória contra o Soles para chegar as finais. Em três edições de Liga das Américas, é a primeira vez que o Minas ficará de fora do Final Four.
Minas Tênis Clube x Soles de Mexicali: Desde o início de jogo os mexicanos assumiram o controle do placar. Ao final do primeiro quarto a vantagem mexicana era de 10 pontos (24×14). Os mineiros não encontravam seu jogo e não fosse Chris Jeffries a vantagem no intervalo seria maior do que os 44×37. O norte-americano anotou 15 pontos no primeiro tempo. Na segunda etapa os brasileiros começaram bem e uma sequência de 12 pontos tirou a vantagem do Soles, entretanto, Horacio Llamas apareceu com boas jogadas para definir a retomada do placar por parte de sua equipe. Sucatzky e Jeffries continuaram afiados no derradeiro período e o Minas chegou a liderar por 86×81 com 1:15 por jogar. Porém, Llamas e Wheat conseguiram igualar a partida em 86 com 30 segundos restando. Com uma caminhada boba de Sucatzky os brasileiros perderam a posse de bola e após erro de Wheat, uma falta duvidosa foi cobrada a favor de James Penny (dois lances livres e 3 segundos no cronômetro). Penny converteu um dos lances e garantiu a vitória dos mexicanos (Jeffries ainda tentou uma bola milagrosa do meio da quadra sem sucesso). O resultado tirou as chances do Minas de avançar para as finais. O cestinha dos mineiros foi Jeffries com 24 pontos.
Atenas x Quimsa: O duelo argentino começou a toda em Córdoba. Um show do perímetro de Diego Lo Grippo (Atenas) e Jonatan Treise (Quimsa) foi o destaque dos minutos iniciais. Os donos da casa se valeram do fator local para lentamente abrir vantagem no placar. Lo Grippo, Djibril Kante e Juan Pablo Figueroa fizeram trocas de passe interessantes que confundiram a defesa do time de Santiago del Estero e garantiram a liderança. No intervalo o placar apontava 41×35 para o Atenas em uma partida de alto nível. Na segunda etapa, Albert White e Julio Mazzaro assumiram o jogo em favor do Quimsa (atual campeão da Copa Argentina e da Liga Sul-Americana de Clubes) que conseguiu reverter o placar a seu favor. Nos segundos finais, Mazzaro bloqueou uma bola do perímetro do Atenas e garantiu a vitória de sua equipe por 75×72. Amanhã, a equipe de Santiago del Estero só precisa vencer o Soles de Mexicali para avançar as finais.
Raoni Moretto
raokiller@hotmail.com
Foto: FIBA Americas