Quimsa está no Final Four da Liga das Américas

Escrito por
Publicado em: 9/12/2009

Ontem chegamos ao final do grupo A da Liga das Américas. Disputado em Córdoba, Argentina e com a presença de quatro bons times (Atenas, Quimsa, Soles de Mexicali e Minas Tênis Clube), a primeira chave da competição já mostrou alto nível. Para ilustrar a qualidade dos jogos, o Minas atual quinto colocado no NBB não venceu nenhum de seus três jogos. No último dia de jogos, os argentinos do Quimsa confirmaram seu passaporte para o Final Four desbancando os mexicanos do Soles de Mexicali. Na partida de fundo o Minas foi derrotado pelo Atenas.

Quimsa x Soles de Mexicali: A partida começou nervosa e os mexicanos do Soles tentaram imprimir um ritmo forte (para avançar, precisavam ganhar por quase 30 pontos). O ataque do Quimsa sofreu com o ritmo do Soles e os mexicanos aproveitaram as boas atuações de Anthony Pedroza e DeJuan Wheat para abrir 23×17 no primeiro quarto. Na segunda parcial o ataque do Quimsa continuou abaixo do normal, entretanto, a forte defesa colocou os argentinos no controle do placar (33×31 ao final do primeiro tempo). O segundo tempo marcou a continuidade da boa defesa do Quimsa, porém o baixo aproveitamento dos arremessos (33%) dificultou a vida dos atuais campeões da Copa Argentina e da Liga Sul-Americana. Somente no último período os dois times conseguiram se soltar e pontuar em grande quantidade. Nesse momento a maior qualidade do Quimsa prevaleceu e a vitória foi confirmada em uma sequência incrível de pontos (13×2). O placar final foi 77×67 com destaque para Albert White (19 pontos), Román González (17) e Jonatan Treise (17). Do lado mexicano Pedroza e Wheat marcaram 15 pontos.

Atenas x Minas Tênis Clube: Com os dois times já eliminados a partida começou de maneira eletrizante. Os dois primeiros períodos acabaram empatados (23×23 e 24×24) deixando o placar de intervalo em 47×47. Porém, a segunda etapa foi um desastre para o MTC. Diego Lo Grippo e Cristian Romero estiveram muito bem ofensivamente e garantiram uma vantagem de 15 pontos para os locais já ao final do terceiro quarto. Com o jogo praticamente definido, Flávio Davis utilizou todos os seus jogadores, realizando um verdadeiro treino de luxo. No final, 110×85 para a equipe de Ruben Magnano. Romero terminou o duelo com 17 pontos e Lo Grippo com 16. JaJuan Smith foi o cestinha do Minas com 18 pontos.

Com o final do grupo é necessário fazer alguns comentários. Primeiramente o Quimsa confirmou a ótima fase. Após vencer a Copa Argentina e a Liga Sul-Americana, a equipe de Santiago del Estero mostrou ótimo nível em Córdoba e deixou de fora os donos da casa (Atenas). Na partida de ontem contra os mexicanos, o Quimsa mostrou um nível defensivo incrível. Nos outros dois jogos, havia mostrado um bom nível ofensivo (Treise, Mazzaro, White, González). A primeira certeza do Final Four é de que o Quimsa entra brigando pelo título. O Atenas foi outro time que se portou bem dentro da chave. Venceu dois jogos (em bom nível) e só perdeu nos detalhes para o Quimsa. Ruben Magnano mais uma vez mostrou que faz ótimos trabalhos e tudo isso credencia o Atenas ao título da Liga Argentina (mais uma vez). Já o Soles de Mexicali foi uma grata surpresa. Fez jogo parelho contra o Quimsa, bateu o Minas e mostrou bons valores. Anthony Pedroza e DeJuan Wheat foram os destaques e até Horacio Llamas conseguiu render. Se os demais mexicanos da competição estiverem no nível do Soles, os brasileiros terão problemas.

O Minas Tênis Clube merece parágrafo a parte. Mais uma vez o time não conseguiu render em nível internacional. O garrafão defensivo foi facilmente dominado e a defesa do perímetro não foi a esperada. Na partida contra o Soles, uma derrota repleta de erros bobos. Sucatzky e Murilo não renderam o que se espera deles e com isso o time se perdeu em vários momentos. Tudo isso começa a preocupar, afinal, o NBB está mais forte do que nunca e o MTC precisará render muito mais para brilhar nos playoffs nacionais.

Raoni Moretto
raokiller@hotmail.com

Foto: FIBA Americas

Fatal error: Uncaught Exception: 190: Error validating application. Application has been deleted. (190) thrown in /var/www/draftbrasil.net/blog/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273