Agora é a vez do Joinville na Liga das Américas
Após a eliminação do Minas Tênis Clube (grupo A) e do Flamengo (grupo B), chega a vez do Joinville representar o Brasil na Liga das Américas (maior competição entre clubes do continente). Os catarinenses estão na chave C que ainda apresenta o Halcones de Xalapa (México), Obras Sanitarias (Argentina) e o Malvin (Uruguai). O grupo será sediado em Xalapa, México e aparenta estar bem equilibrado.
O Joinville enfrenta logo de cara o Obras Sanitarias da Argentina para depois duelar contra Halcones Xalapa e Malvin respectivamente. A tabela não favorece muito os brasileiros, afinal, aparentemente o Malvin é o adversário mais fraco do grupo e uma derrota é fatal, ou seja, o Joinville pode chegar sem chances para o duelo contra os uruguaios.
Quanto aos times, seguem abaixo as análises.
Joinville: Aparece em segundo lugar no NBB e isso já é uma credencial e tanto. O time comandado por Alberto Bial tem elenco forte, entrosamento e qualidade individual. Manteiguinha e Espiga são bons valores na armação, Audrei uma boa adição para as laterais, Sobral continua sendo o cestinha do time e Tiagão e Shilton dominantes no garrafão. A condução dos experientes Manteiguinha e Espiga é fundamental para o bom andar do time. De resto, Shilton e Tiagão podem definir partidas com o ótimo poder nos rebotes e Sobral deve assumir o jogo ofensivo para manter sua boa média de 18 pontos por jogo.
Halcones Xalapa: Donos da casa e líderes da liga mexicana, os Halcones de Xalapa são fortíssimo candidato ao Final Four. Vale lembrar que o time de Xalapa é o atual bi-campeão da liga local. Contando com bons valores mexicanos (Adam Parada e Lorenzo Mata) e com ótimos valores internacionais (Leandro Garcia Morales, uruguaio, Jack Martínez, dominicano e Gerald Brown, norte-americano) os mexicanos entram no grupo para ganhar. Garcia Morales é um jogador mortal do perímetro e com capacidade de pontuação incrível enquanto Martínez aparece como um bom pivô para ajudar no garrafão. Brown mostra bom nível na liga doméstica e todos esses fatores juntos formam um bom time que promete vir forte para o grupo C.
Obras Sanitarias: Hernán Montenegro aos 43 anos é o grande reforço do Obras para a Liga das Américas. O jogador atuou por 5 minutos contra o Lanús na Liga Argentina e anotou 2 pontos. Além dele, o time argentino conta com bons valores do cenário local e deve ser adversário complicado para a estreia do Joinville. Juan Espil (14 pontos por jogo) e Bruno Lábaque (4 assistências por duelo) são os destaques do time que conta ainda com os norte-americanos Maurice Spillers, Brandon Kurtz e Nathan Green.
Malvin: Os uruguaios do Malvin se classificaram para a segunda fase da LUB na segunda colocação geral (22-10) e reforçaram a equipe para a Liga das Américas. O destaque do time é baixinho armador Fernando Martínez (com passagens pela seleção uruguaia) e que tem ótimo poder ofensivo. Além deles, Nicolás Borsellino (membro da seleção uruguaia que disputou a Copa América 2009), Bruno Fittipaldo e Joaquín Izuibejeres são os nomes principais nomes locais do time. Torraye Braggs, Brian Laing e Alexis Montas formam o trio estrangeiro que pode levar elevar o nível do time.
Vale lembrar que o Sportv transmite todos os jogos do Joinville na competição. O primeiro jogo é as 22h do dia 14, entretanto, o canal só transmitirá o VT do jogo a partir da meia-noite. Os demais jogos serão mostrados ao vivo.
Raoni Moretto
raokiller@hotmail.com
Foto: FIBA Americas