Manuil será julgado amanhã (23) pela Comissão Disciplinar do NBB
A Comissão Disciplinar do Novo Basquete Brasil (NBB) julgará o pivô do Vila Velha Basquetebol Cetaf/Garoto/UVV, Manuil, amanhã (23), às 19h, na sede da Liga Nacional de Basquete (LNB), na cidade de São Paulo.
O atleta foi denunciado de acordo com o o artigo 254-A, parágrafo 1°, item I, do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), pela atitude contra o ala Duda, do Flamengo, no confronto da equipe capixaba contra a carioca, no dia cinco de fevereiro, em Vila Velha.
O procurador José Roberto Chieffe Jr enquadrou o gigante do canela-verde segundo o texto da legislação que discorre sobre as infrações relativas à disputa de partidas. Segundo o processo, a cotovelada dada por Manuil no rubro-negro pode ser avaliada como “agressão física durante a partida”, já que o artigo citado explicita como sendo “agressão” qualquer “soco, cotovelada, cabeçada ou golpes similares em outrem, de forma contundente ou assumindo o risco de causar dano ou lesão ao atingido”. Se condenado, a pena pode chegar a doze jogos de suspensão.
O jogador estará presente em seu julgamento para prestar depoimento ao colegiado da Comissão Disciplinar, formado pelo presidente, vice-presidente, procurador e mais três auditores. A estratégia da defesa é evidenciar que o ocorrido foi um caso fortuito nos doze anos de carreira profissional de Manuil.
Segundo o advogado do time, o Dr Hélio de Jesus, o passado de Manuil deve ajudar no julgamento de amanhã. “Em cinco anos jogando na Espanha e em sete anos aqui no Brasil, Manuil nunca foi a julgamento por coisa alguma. Isso mostra que ele não é um desportista violento, um cara que traz prejuízo à imagem do Basquetebol”, avalia o advogado. O diretor da equipe e gestor do projeto Vila Velha Basquetebol, Luiz Felipe Azevedo, também acompanhará o julgamento.