Henrique Lima analisa a convocação de Ruben Magnano

Escrito por
Publicado em: 28/05/2010

O treinador argentino Ruben Magnano convocou ontem pela primeira vez a seleção brasileira e logo mais em junho dará ínicios aos trabalhos visando o Sulamericano e o Mundial da Turquia. Ao todo foram convocados 35 jogadores, distribuídos em 24 para o Sulamericano, 9 direto para o Mundial e 2 convidados para os treinamentos. Na comissão técnica, que já tinha José Neto e João Marcelo Leite, reforços mais do que interessantes em Régis Marreli e Ênio Vechi, fechando também as cabeças que irão ajudar.

Segue abaixo a lista com todos os nomes e a programação dos treinamentos:

Mundial:

Anderson Varejão – Pivô – Cleveland Cavaliers (EUA)
Tiago Splitter – Pivô – Caja Laboral
Nenê – Pivô – Denver Nuggets (EUA)
Guilherme Giovannoni – Ala-pivô – Universo
Alex Garcia – Ala-armador – Universo
Leandrinho – Armador – Phoenix Suns (EUA)
Marcelinho Huertas – Armador – Caja Laboral (ESP)
Valtinho – Armador – Universo
Marcelinho Machado – Ala – Flamengo

Sul-Americano:

Fabrício de Melo – Pivô – Syracuse
Hátila Passos – Pivô –
Murilo – Pivô – Minas (?)
Rafael Mineiro – Pivô – São José
JP Batista – Pivô – Le Mans (FRA)
Paulão – Pivô – Unicaja Málaga
Rafael Hettsheimer – Pivô – Zaragoza
Bruno Fiorotto – Pivô – Pinheiros
Marquinhos – Ala – Pinheiros
Lucas Cipolini – Pivô – sem clube
Augusto Lima – Pivô – Unicaja (ESP)
Olivinha – Ala – Pinheiros
Dedé – Ala-armador – sem clube
Jonathan Tavernari – Ala – sem clube
André – Ala-armador – Pinheiros
Arthur – Ala-armador – Universo
Audrei – Armador – Joinville
Manteguinha – Armador – sem clube
Carlos Cobos – Armador – Unicaja Málaga
Duda – Armador – Flamengo
Vitor Benite – Armador – Franca
Fúlvio – Armador – São José
Nezinho – Armador – Universo
Hélio – Armador – Flamengo

Convidados:
Raulzinho – Armador – Minas
Jordan Burger – Ala – Sevilha (ESP)

Grupo do Sul-Americano
Apresentação em São Paulo – 24 de junho
Amistosos contra o Uruguai – 9 e 10 de julho
Amistosos na Venezuela – 22 e 23 de julho
Sul-Americano – 26 a 31 de julho
Amistosos- Argentina – 2 a 5 de agosto

Grupo do Mundial

Apresentação no Rio de Janeiro – 19 de julho
Super 4 , em Brasilia (DF) – 7 e 8 de agosto
Torneio Nike, em Nova York (EUA) – de 11 a 13 de agosto
Torneio da Espanha, em Logrono – de 15 a 17 de agosto
Torneio da França, em Lyon – de 22 a 24 de agosto
Mundial da Turquia – de 28 de agosto a 12 de setembro

Podemos observar que os nomes desta convocação não são extremamente diferentes das outras. A maioria do grupo do Sulamericano e os dois atletas convidados já estiveram presentes em outras convocações, desta forma, a inclusão de um nome ou de outro pode surpreender e nesta linha imagino que Marquinhos e Nezinho são duas surpresas pelos problemas no passado recente com a seleção. Além deles, temos de 24 nomes, 10 pivôs, posição em que temos os melhores recursos na equipe A. Os laterais foram somente 5, posição em que estamos carentes, de certa forma, em quantidade aliada à qualidade em qualquer nível. Não sobram laterais em nosso país e por fim, os armadores, que são 8 e a grande maioria já teve chances ao longo da carreira até mesmo na equipe A. Carlos Cobos é uma das surpresas da lista!

O grupo principal cuja missão é mais complexa e bem mais árdua reúne os nossos nove melhores atletas no momento. Temos três pivôs, um ala pivô, dois alas, um escolta e dois armadores. Considerando que todos vão atender ao chamado de Magnano, podemos dizer que esta convocação também não se difere totalmente das anteriores, porém, com vagas em aberto acredito que Magnano garante não somente a presença de boa parte dos 24 convocados ao Sulamericano, como também a seriedade do trabalho e o foco do grupo do Sulamericano, pois é certo que dali vão sair o outros nomes que farão parte do Mundial da Turquia.

Com a convocação de Marquinhos e Nezinho, fica claro que Magnano já domina os bastidores da confederação além do que, está aqui para treinar um time de basquetebol e não para ter cargo político, o que sempre é muito bom e surpreendente na nossa terra.

Valtinho retorna à Seleção e poderá ajudar bastante, uma vez que é o melhor armador em atividade no Brasil e a posição faz tempo que precisava de um reserva com mais experiência – e por que não?, qualidade mesmo, para Huertas sair quando for necessário. Se em alguns momentos tivemos discussões sobre quem poderia substituir Huertas, dessa vez sabemos que a bola ficará na mão de um atleta talentoso, experiente e testado.

Dessa forma, a lista da convocação mantém a tendência dos últimos anos, com um grande número de atletas que jogam fora do país, estes mais novos do que os que são convocados e atuam dentro do país, listas para dois eventos ao mesmo tempo, grande quantidade de atletas convocados e certeza de que a comissão técnica acompanha os brasileiros por vários locais do mundo.

O que difere de antes é a expectativa em relação ao treinador principal da nossa seleção. Ou seja, transformar praticamente os mesmos atletas convocados em um time de fato, em uma equipe que possa brigar por posições mais dignas no cenário mundial e não ser mero coadjuvante e presa fácil em competições de alto nível. Esse ‘’resgate’’ que começou pelas mãos de Moncho Monsalve é mais do que um detalhe importante no trabalho que Magnano irá começar, é praticamente o motivo pelo qual ele foi contratado.

Agora é ficar atentando aos treinamentos dos grupos, esperar a convocação final para o Mundial e entender como será o trabalho de Magnano na prática, o dia-a-dia com seus comandados, sua filosofia e seus conceitos dentro de quadra. Os nomes estão na mesa e são conhecidos por todos, agora é trabalhar dentro da quadra.

Henrique Gonçalves
Henrique é treinador em Betim, e analista no Draft Brasil há dois anos.
www.twitter.com/draftbrasil

Fatal error: Uncaught Exception: 190: Error validating application. Application has been deleted. (190) thrown in /var/www/draftbrasil.net/blog/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273