Sem surpresas no primeiro dia
Começou hoje em Mar del Plata, Argentina, a quarta edição da Liga das Américas. O principal torneio clubístico da FIBA Americas teve duas partidas, Regatas Corrientes x Toros e Peñarol x Espartanos. Sem surpresas os dois times argentinos venceram e realmente apontam como favoritos para as duas vagas ao Elite Eight (inovação qualificada dessa edição do torneio).
Regatas Corrientes x Toros: Como citado na prévia, os argentinos baseam sua equipe num quinteto muito forte. Federico Kammerichs (da seleção argentina), três norte-americanos (Ramzee Stanton, Tyler Field e Scott Rodgers) e em Javier Martínez (seleção paraguaia). Os mexicanos também apresentaram o já esperado. Wilfredo Pagán armando o time quase todo o tempo, Anthony René Rougeau assumindo o perímetro e Adrian Henning (ex Flamengo) dominando o jogo interno. Os coadjuvantes também foram os esperados, Lonnie Vázquez e Quentin González para os mexicanos e Eduardo Villares e Nicolás Romano para os argentinos. O cenário de igualdade dos times foi a realidade da partida, afinal, durante todo o duelo o placar ficou próximo. O início foi melhor para os Toros que liderados por Henning e seu ótimo jogo de garrafão abriram 24×17. No segundo quarto os argentinos encostaram graças a Villares, entretanto, entraram no vestiário perdendo por um ponto (41×40). No terceiro período os mexicanos voltaram a mostrar qualidade no jogo interno e pareciam ter vantagem para matar o jogo. Aparências apenas, afinal, no período final uma sequência de 12×3 garantiu a liderança e a vantagem decisiva para o time argentino. Os destaques foram os já citados Kammerichs (16 pontos e 12 rebotes), Ramzee Stanton (16 pontos), Villares (10) e Javi Martínez (9 pontos, 7 rebotes e 6 assistências). Do lado derrotado, Henning e Pagán com 14 pontos e Rougeau com 16 foram os maiores pontuadores. Os dois norte-americanos ainda apanharam 9 rebotes cada.
A partir de boa qualidade e muita luta dentro do garrafão garantiu uma boa posição dentro do grupo para o Regatas. Amanhã o time enfrenta o Espartanos que foi derrotado pelo Peñarol na partida de fundo e vencendo fica muito próximo da classificação. Aos mexicanos fica a difícil tarefa de bater os donos da casa para manter as chances de qualificação até a última rodada quando enfrentam os venezuelanos.
Peñarol x Espartanos: Os donos da casa mostraram que o favoritismo colocado por toda a imprensa especializada antes do começo da competição não foi por acaso. Líder da Liga Argentina com apenas uma derrota em quinze jogos, o time de Sergio Hernánez foi arrasador contra os Espartanos que jogaram uma boa Liga Sul-Americana. A supremacia argentina foi tão grande que já no primeiro quarto a vantagem era de quase 10 pontos. Os venezuelanos ensaiaram uma reação no segundo quarto, entretanto, Leonardo Gutiérrez e sua pontaria incrível dos três pontos (7/11) mataram qualquer chance do Espartanos. Os venezuelanos sentiram falta de um elenco forte como o dos argentinos, afinal, houve uma grande queda no nível dos titulares para o dos reservas. Já o time argentino mostrou que além de Gutiérrez, possui Kyle Lamonte novamente em ótima fase e um elenco qualificado, afinal, mesmo em noite abaixo da média para Marcos Mata e Martín Leiva o time conseguiu chegar aos 102 pontos. Alejandro Reinick e o armador Sebastián Rodríguez confirmaram a já esperada qualidade dos coadjuvantes do time local. No final, Gutiérrez terminou com 27 pontos, Lamonte com 19, Rodríguez com 12 e Reinick com 11 unidades. Do lado do Espartanos, Romero foi o cestinha (como sempre) com 19 pontos.
A vitória tranquila do time de Hernández deixa a equipe muito próxima da classificação, afinal, amanhã enfrenta o Toros que vem desgastado de uma partida mais complicada e com a moral lá embaixo. Ganhando o jogo o time pode até se classificar com antecedência, basta que o Regatas também ganhe seu duelo contra o Espartanos. Ambos os argentinos chegariam a duas vitórias enquanto mexicanos e venezuelanos caíram fora por acumular duas derrotas em dois jogos.
Foto: FIBA Americas