Super Copa Brasil chega em boa hora

Escrito por
Publicado em: 10/05/2011

Começou hoje a Super Copa Brasil, a primeira tentativa concreta de criação de um campeonato secundário de nível nacional. Juntando os melhores times de cada região do país, a Super Copa chega exatamente no momento que o NBB precisa dar o salto como competição. Se ainda não é o ideal, a competição que se iniciou hoje pelo menos movimenta todos os cantos do país e dá chances a pólos menos tradicionais de ter uma equipe de primeiro nível.

Apesar de ser uma ótima iniciativa, seria interessante que um torneio secundário tivesse realmente a cara de segunda divisão, com formato de liga, ou seja, promovesse mais partidas. Entretanto, confesso que deixarei esse ponto para um próximo artigo, afinal, hoje vale comemorar a iniciativa daqueles que comandam o basquete brasileiro.

Dentro de quadra, alguns bons jogos e alguns massacres movimentaram a rodada. Tudo se iniciou com São José do Amapá e Campo Mourão do Paraná. Os nortistas apresentaram um time pra lá de ousado, com Janjão dominando o garrafão e dois argentinos (Emiliano Martina e Gastón Torre) como reforços de peso. Os hermanos jogaram a última liga pelo Club 9 de Rio Tercero e foram parte da boa campanha que levou os cordobeses aos playoffs. Martina chegou a ter médias de quase 10 pontos por jogo utilizando bem seus 2,01m no garrafão. Hoje, não participou tão bem, porém, Torre com 10 pontos e o pra lá de experiente Janjão com 12 garantiram a vitória de São José.

Logo em seguida, Rio Claro (SP) e o tradicional Sport Recife (PE) entraram em quadra. Com pouco investimento, os pernambucanos não foram páreo para o time de SP que chegou aos playoffs do último Campeonato Paulista. Ulisses, Atílio, Léo e Thiagão são os grandes nomes do time de Rio Claro.

A terceira partida do dia foi entre os donos da casa (Tijuca-RJ) e São Camilo (MT). Contando com os experientes Olívia, Ricardinho e Marcellus, o Tijuca venceu, porém, teve que batalhar muito contra um aguerrido time do Mato Grosso. Marcellus com 22 pontos foi o destaque do time carioca, enquanto Ricardo com 29 o cestinha do São Camilo e de toda a primeira rodada.

Por fim, Liga Sorocabana (SP) e Caxias do Sul (RS) se enfrentaram em uma partida que foi parelha no primeiro tempo e fácil para os paulistas na segunda etapa. Liderados pelo bom norte-americano Kenny Dawkins (21 pontos), os paulistas confirmaram a credencial de favoritos a uma das vagas ao NBB da próxima temporada. Do lado gaúcho, os experientes Buboltz, Bêgo, Douglinhas e Rubinho não foram suficientes para embalar a equipe.

Amanhã os jogos continuam e o torcedor pode acompanhar no site da CBB uma espécie de Live Stats das partidas. O dia começa as 14h com Sport Recife e Campo Mourão. Na sequência jogam: São José x Rio Claro; Liga Sorocabana x Tijuca; Caxias do Sul x São Camilo.

Aparentemente os jogos serão mais equilibrados. São José e Rio Claro podem mostrar muita coisa boa, assim como Liga Sorocabana e Tijuca que é o verdadeiro duelo de favoritos. Caxias e São Camilo lutam pra se recuperar e Campo Mourão e Sport pretendem apagar a má impressão do início da competição.

Vale a pena ficar ligado.

Raoni Moretto
raokiller@hotmail.com

Foto: CBB

Fatal error: Uncaught Exception: 190: Error validating application. Application has been deleted. (190) thrown in /var/www/draftbrasil.net/blog/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273