Decisões pelo mundo
Essa semana já tivemos o final do NBB agitando o cenário brasileiro. Porém não é apenas o campeonato nacional que agita o cenário sul-americano nesse mês de Maio. Assim como não é apenas a NBA que está chegando em seus momentos mais decisivos ao redor do globo. Alguns bons jogos estão movimentando o cenário mundial do basquete. Destaque para as semifinais da ACB e também para as finais da Liga Argentina.
ACB
A segunda melhor liga do mundo entrou na sua fase semifinal nos últimos dias, brindando o público com duas ótimas séries. De um lado estão Barcelona e Caja Laboral e do outro Real Madrid e o surpreendente Biskaia Bilbao. Nas duas séries os vencedores do primeiro encontro foram os mandantes.
Em Barcelona, o clube catalão mais famoso do mundo bateu o Caja Laboral de Marcelinho Huertas e Esteban Batista. O jogo foi muito bem jogado, entretanto, os donos da casa souberam fazer valer o mando de quadra e em nenhum momento correram grandes riscos. Uma ótima atuação coletiva de um quarteto pra lá de interessante (Juan Carlos Navarro, Boniface Ndong, Alan Anderson e Erazem Lorbek) foi fundamental para a vitória dos grenás (86-71). Todos os citados acabaram a partida com 17 pontos e ajudaram a equipe a suprir uma partida fraca de alguns jogadores importantes como Fran Vazquez e Ricky Rubio. Do lado derrotado, Huertas e Stanko Barac também anotaram 17 pontos enquanto Mirza Teletovic foi mais uma vez o cestinha com 23.
Vale ressaltar o grande elenco que essa equipe do Barcelona possui. Muitos na Espanha dão esse duelo semifinal como uma espécie de final antecipada e muito por conta da ótima equipe catalã. É muito interessante ver um time europeu com tantas opções em um plantel. Há jogadores de diferentes escolas e o jogo da equipe me parece cada vez mais interessante.
Na outra série, o Real Madrid não deixou a zebra do Bizkaia Bilbao aparecer. Com uma partida qualificada e objetiva, o Madrid venceu por 78-67 e teve como destaque o ótimo Sergio Llull (20 pontos). O gigante croata Ante Tomic (2,17m) também foi importante anotando 15 pontos e apanhando 7 rebotes. No Bilbao, outro croata que atua no garrafão foi o destaque (Marko Banic, 18 pontos).
Liga Argentina
As finais da Liga Argentina também começaram essa semana, colocando mais uma vez frente a frente Atenas de Córdoba e Peñarol de Mar del Plata. As duas tradicionais equipes do cenário latino duelarão pela terceira vez seguida na final Argentina. A forte liga dos “hermanos” que vê suas equipes brilharem continente afora (das últimas 4 Liga das Américas, 3 ficaram com clubes argentinos) é decidida em uma série de sete jogos, ou seja, um pouco diferente dos cinco jogos habituais das ligas mundiais (claro, esquecendo a NBA).
Os dois primeiros jogos foram de total domínio do Peñarol. O primeiro inclusive terminou com um verdadeiro baile (95-64). O time pra lá de experiente soube usar com maestria suas melhores armas e não deu chances aos jovens do Atenas. Nem mesmo a experiência de Bruno Lábaque e a qualidade dos norte-americanos Greg Lewis e James Williams foram suficientes para colocar o maior vencedor da Liga Argentina com chances. Leo Gutiérrez foi como sempre o destaque do Peñarol em ambos os jogos. No primeiro anotou 23 pontos e no segundo 17. Além dele, Kyle Lamonte faz boa série.
Vale destaque os incidentes ao final do segundo jogo (disputado na noite dessa sexta-feira). Faltando alguns segundos para o fim, Lamonte em contra-ataque tentou uma enterrada de costas para finalizar o jogo em grande estilo, entretanto, Bruno Barovero cometou falta grave e a confusão se armou. Empurrões pra lá e pra cá, os bancos de reservas foram expulsos e somente com auxílio da polícia o time de Córdoba conseguiu deixar o ginásio. No Twitter ainda ouve reclamações que a polícia haveria agredido Bruno Lábaque com empurrões, entretanto, nada se confirmou ainda.
A série promete esquentar cada vez mais e os jogos em Córdoba são a grande chance do Atenas encontrar seu jogo e tentar vencer partidas para empatar a série. Até aqui a vantagem é total do Peñarol.
Raoni Moretto
raoni@draftbrasil.net