Heat sai na frente
A pouco tivemos a primeira partida das finais da NBA. O jogo foi em Miami e os donos da casa saíram do duelo com a importante primeira vitória da série. Apesar disso, não foi um jogo dos melhores, muito por conta do baixo aproveitamento nos arremessos de quadra de ambas as equipes.
Em uma série aonde o Heat é cotado por conta de suas estrelas e o Mavericks por conta de seu ótimo elenco, uma inversão de valores aconteceu. Nada mais do que o banco de Miami foi um dos fatores fundamentais da vitória, afinal, pontuou com qualidade e em momentos importantes. Mario Chalmers com 12 pontos e Udonis Haslem com 7 foram os melhores reservas.
Mesmo com boa contribuição dos jogadores de rotação, as estrelas foram mais uma vez incríveis. Dwyane Wade mostrou porque é tão genial ao decidir o jogo nos minutos finais com jogadas ofensivas e defensivas. LeBron James também foi bem (24 pontos) contribuindo de todas as maneiras e colocando bolas importantes do perímetro. Chris Bosh (19 pontos, 5-18 FG) não foi tão bem, entretanto, contribuiu brigando e apanhando rebotes no garrafão, além de marcar Dirk Nowitzki em momentos complicados.
Do lado do Mavs, a falta de ajuda dos jogadores de rotação (principalmente JJ Barea e Peja Stojakovic) foi um problema. Os dois citados anotaram juntos 2 pontos (Barea) e nada mais. Mesmo com ótima atuação de Shawn Marion (16 pontos e 10 rebotes) não foi suficiente. Ainda mais quando Jason Terry parou de pontuar no segundo tempo e as coisas ficaram extremamente concentradas em Nowitzki. O alemão fez ótima partida, anotou 27 pontos mas sozinho não pode definir tudo.
Também ficou claro que o time do Texas terá problemas para parar o atlético time de Miami. O quinteto titular de Dallas tem média de idade superior aos 32 anos, ou seja, não é tarefa fácil correr atrás de jogadores no auge físico como LeBron, Wade, Bosh, Anthony e Chalmers.
Na segunda partida da série que será disputada nessa quinta-feira (ainda em Miami), veremos como a veterana equipe responderá a essa derrota inicial. Com Nowitzki jogando mais uma boa partida, é necessário que um ou dois jogadores elevem seu nível. Talento entre Stojakovic, Barea, Marion e Terry sobra, entretanto, precisam responder ao jogo.
Do lado do Heat, creio ser importante que o time continue duplicando a marcação em Nowitzki, afinal, o alemão não consegue colocar um ritmo de cestas constante sendo marcado toda hora por dois jogadores. Hoje essa marcação ficou mais fácil por conta da pouca pontuação dos coadjuvantes do Mavs, entretanto, isso não deve ocorrer nas próximas partidas e é aí que veremos como o Miami responde na defesa.
Por enquanto a série ainda está começando, portanto muitos ajustes podem ser feitos. Quinta-feira veremos as primeiras mudanças e como os times responderão a elas.
Raoni Moretto
raoni@draftbrasil.net