O terceiro dia do Eurobasket 2011
Vamos ao resumo do que aconteceu no terceiro dia de jogos do Eurobasket 2011.
O grande destaque do dia foi a Macedônia, novamente, saiba o porque abaixo.
Espanha 86 x 69 Grã Bretanha
Não foi o passeio que todos imaginavam. A Espanha suou mais do que pensado para bater o time britânico e ao final do primeiro tempo, o marcador registrava 38 x 32 para os espanhóis. Com um terceiro período de melhor qualidade, 22 x 13 para os ibéricos, a vantagem aumentou para quinze pontos e se estabilizou até nos dezessete que fecharam a conta.
Marc Gasol foi o grande destaque espanhol, com 18 pontos sendo doze deles no último quarto. Ainda capturou 11 rebotes e deu 5 assistências. Seu irmão Pau fez 21 pontos e teve 6 rebotes. Todos os atletas espanhóis jogaram e apesar Victor Sada não pontuou. Pelos britânicos, Daniel Clark com 14 pontos e 12 rebotes foi o melhor em quadra, Luol Deng, conseguiu 17 pontos, porém com apenas 33% de aproveitamento nos arremessos.
Espanha tem três vitórias em três jogos, enquanto a Grã Bretanha ainda não venceu nos três duelos que realizou.
Finlândia 92 x 64 Bósnia
Apenas quatro pontos separavam os finlandeses dos bósnios no intervalo. Porém, com um terceiro período arrasador, a Finlândia abriria uma diferença de vinte pontos que se tornaria vinte e oito ao final do jogo, quando os bósnios fizeram apenas oito pontos no último período. 50 x 26 no segundo tempo em um jogo que teve como destaques o jogo coletivo dos nórdicos, com oito atletas pontuando com mais sete ou mais pontos na partida e o solitário Henry Domercant com 25 pontos para os bósnios.
Finlândia conseguiu sua primeira vitória em três jogos e a Bósnia perdeu a segunda nos três duelos até aqui pelo grupo C.
Ucrânia 67 x 56 Bulgária
A vitória foi construída período por período, uma vez que ao entrarem para o quarto período, Ucrânia tinha quinze pontos de vantagem e foram bem administrados para finalizar em onze de frente.
Os principais destaques dos vencedores foram Oleksandr Kolchenko com 18 pontos e 4 rebotes ao lado de Stiven Brett, 17 pontos. Pelos derrotados três atletas fizeram nove pontos e dois fizeram dez pontos. Porém, somente mais dois além destes conseguiram pontuar (quatro e cinco pontos), o que claramente não foi o suficiente.
Ucrânia tem uma vitória em três jogos, a mesma campanha da Búlgaria, todos no grupo D.
Macedônia 72 x 58 Grécia
A maior zebra da competição até agora com toda certeza. Os gregos caírem diante do time da Macedônia após um último período desastroso.
Até a entrada do quarto período, o jogo estava mais equilibrado do que se imaginava que poderia ser. Com três pontos de frente restando dez minutos para jogar, a Macedônia conseguiu aumentar para onze de frente, faltando quatro minutos e vinte para o final do jogo. A partir daí, a Grécia não encostou mais no placar e a diferença subiu para dezessete pontos com dois e quarenta e quatro para jogar. Ali, a pá de cal foi jogada com grande atuação de Bo McCalebb com 27 pontos e 4 assistências, além de outos três com mais de onze pontos.
Pelos gregos, Antonios Fotsis pode ser considerado um destaque positivo, com 16 pontos e Ioannis Bourousis conseguiu 10 pontos, 10 rebotes e 4 assistências.
Os gregos converteram apenas 31% dos seus arremessos de quadra, o que dá a noção do quanto foi o time foi limitado pelos adversários.
Em três jogos, a Grécia perdeu a primeira partida e a Macedônia venceu dois duelos em três pelo grupo C.
Rússia 79 x 58 Bélgica
Os russos não tomaram conhecimento dos belgas e com uma vitória por vinte pontos de vantagem mantém a liderança do grupo D. No último período, a seleção russa fez 22 x 10 e confirmou o triunfo. Os principais destaques foram Vitaly Fridzon com 22 pontos e 3 rebotes pelos russos e pelos belgas Maxime de Zeeuw, com 8 pontos e 12 rebotes.
Os russos tem três vitórias em três jogos e os belgas ainda não venceram após três embates e seguram a lanterna do grupo D.
Eslovênia 87 x 75 Gerógia
Após um susto no primeiro período, ao perder de 25 x 15, a Eslovênia se recuperou rápido e empatou o jogo em 40 pontos na primeira metade. Com um terceiro período em que a diferença foi de um ponto a favor dos eslovênos, tudo ficou para o último quarto e com 28 x 17 no período, a Eslovênia deu números finais ao jogo. A Geórgia lutou até onde conseguiu, mas o melhor elenco dos adversários pesou.
Jaka Lakovic com 22 pontos e Erazem Lorbek com 12 pontos e 6 rebotes foram os destques pelos vencedores. Zaza Pachulia com 22 pontos, Zaza Pachulia foi o grande nome da Geórgia.
A Eslovênia tem três vitórias em três jogos e divide a liderança do grupo D com a Rússia. A seleção da Geórgia perdeu a segunda em três confrontos.
Croácia 87 x 81 Montenegro
Após perder para a Macedônia na véspera, a Cróacia buscava a recuperação contra a seleção de Montenegro e não foi nada fácil sair com a vitória. Com um começo arrasador, 24 x 13, faltando uma posse para o final do primeiro período, os croatas viram o jogo se complicando após a bola de três de Jeretin no final do quarto, terminando com 24 x 16 no placar. O primeiro tempo terminou 46 x 42 para os croatas e a sensação de que tudo poderia dar errado como no dia anterior. Porém, com um terceiro período melhor, o marcador registrava 67 x 60 para os croatas e a diferença se mostrou suficiente até o final.
Marko Popivic com 23 pontos, sendo 7 para 11 dos arremessos de três e principalmente o pivô Ante Tomic, 26 pontos, 8 rebotes e 4 assistências foram os destaques. Pelo lado de Montenegro, Goran Jeretin com 18 pontos e
Vladimir Dragcevic com 17 foram os melhores.
Croácia tem duas vitórias em três jogos e Montenegro perdeu a segunda em três duelos pelo grupo C.