Vitória com autoridade

Escrito por
Publicado em: 8/07/2008

Se na estréia, a seleção brasileira já tinha dado claros sinais de evolução, na segunda partida do Torneio de Acrópolis, o Brasil reencontrou o caminho da vitória contra as grandes seleções do basquete mundial: Brasil 86 x 77 Croácia. E foi uma bela vitória.

Desde o início da partida, a seleção brasileira não deu chances para a equipe croata. Com uma defesa forte e o ataque trabalhando a bola exaustivamente, o Brasil conseguiu abrir uma boa vantagem já no segundo período da partida.

A seleção croata dependia quase que exclusivamente de Damir Markota, ala-pivô extremamente versátil.

No fim, não fossem 4 minutos de total relaxamento na defesa e dispersão no ataque, o Brasil poderia ter batido a Croácia por uma vantagem bem maior.

Marcelinho Huertas foi o nome do jogo, comandando a equipe com um grande repertório de passes e infiltrações. Para completar, o armador ainda foi um dos melhores defensores do Brasil.

Tiago Splitter mais uma vez destacou-se, tanto na defesa, quanto no ataque. Uma pena que tenha ficado de fora durante quase todo o segundo período, em virtude das faltas. O destaque ficou por conta de um drible desconcertante no defensor croata, antes da finalização de uma bandeja.

Aliás, a boa surpresa em relação ao jogo contra a Grécia foi a boa exibição dos demais pivôs: JP Batista, Murilo e, principalmente, Rafael “Baby” Araújo foram muito bem. Ricardo Probst, por outro lado, não atuou por muito tempo, mas mostrou novamente disposição.

Alex forçou algunas arremessos desnecessários, mas dessa vez esteve impecável na defesa e com a raça de sempre.

Marcelinho Machado cometeu alguns erros bobos e forçou uma ou outra bola. Não chegou a compromenter, mas acho que podemos esperar mais dele.

No banco, além dos pivôs, o destaque foi Jonathan Tavernari, quem mais se aproveitou das trocas de passes da seleção, acertando seguidas bolas de 3 pontos.

Duda e Fúlvio novamente destoaram dos demais. Fúlvio ainda matou algumas bolas, mas a dupla de armadores reservas errou muito mais do que acertou e foi um dos motivos pelos quais a seleção croata diminuiu a vantagem nos minutos finais. Fora isso, a defesa no perímetro fica muito debilitada quando os dois estão juntos em quadra.

No fim das contas, embora não valha um título ou uma vaga olímpica, a vitória de hoje serve para dar moral para essa seleção. Amanhã, o Brasil enfrenta a Austrália (já classificada para as Olimpíadas), às 13:30 horas, com transmissão da SPORTV.

Foto: CBB

Fatal error: Uncaught Exception: 190: Error validating application. Application has been deleted. (190) thrown in /var/www/draftbrasil.net/blog/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273