“Geração dourada” começa preparação com vitória
Na cidade de Rosario, a Argentina começou a preparação para a luta pelo bicampeonato olímpico com uma vitória apertada sobre a Polônia, por 88 x 86.
Luis Scola (22 pontos) e Andres Nocioni (17 pontos) lideraram a seleção argentina, que não contou com seu maior astro, Manu Ginobili. Outro que ficou de fora foi o ala Carlos Delfino.
Já pivô Francisco Oberto sofreu uma contusão durante a partida, preocupando a comissão técnica.
Os argentinos chegaram a estar perdendo por uma diferença de 10 pontos no terceiro período, mas reagiram no fim.
No entanto, mais do que o apertado placar, chamou atenção a (merecidíssima) mobilização da Confederação Argentina de Basquete nessa fase de preparação. A ilustração reproduzida abaixo estampa a página inicial da confederação e os ingressos para as partidas preparatórias são vendidas com grande antecedência (os ingressos mais caros custam aproximadamente R$ 90,00, enquanto que os mais baratos estão na faixa de R$ 25,00).
Na partida contra a Polônia, por exemplo, 7 mil torcedores lotaram o ginásio. Bem diferente da seleção brasileira que, sem contar com qualquer divulgação, não conseguiu arrastar mais do que 300 pessoas para cada um dos amistosos contra a Venezuela, no Maracanãzinho, com entrada franca.
Por falar em Argentina, o seu campeonato nacional deve ganhar alguns importantes reforços para a próxima temporada: Federico Kammerichs, aquele jogador da seleção argentina que foi alvo de uma enterrada sensacional de Carmelo Anthony no Pré-Olímpico das Américas, deverá retornar da Europa para atuar no Regata Corrientes (atual campeão sul-americano, em cima do Flamengo), ao lado do veterano armador Alejandro Montecchia.