Os (atuais) piores uniformes das equipes da NBA
Dias após dias, os fãs da NBA sempre são surpreendidos com algum tipo ranking. Como o das melhores equipes que terminam com a letra “S”, como o dos piores armadores que arremessam com a mão direita, como o dos técnicos que mais gesticulam à beira da quadra, etc. Mas e se fosse criado um ranking com os piores uniformes da NBA?
Foi pensando assim, que o especialista Paul Lukas resolveu encarar esta duríssima tarefa e claro, o blog do Draft Brasil não deixou de dar a sua contribuição nesta lista. Cada equipe foi classificada primeiramente, com base em seus uniformes atuais de mandante e visitante, e em alguns casos, os uniformes alternativos foram levados em consideração por ser parte da rotação regular dos trajes das equipes.
Do mais “circense” ao mais fracassado. Do mais escandaloso ao mais chamativo, vamos ao ranking final dos piores dos piores. Detalhe: a competição foi mais acirrada no fim da lista do que no topo.
30 – Sacramento Kings
Toda lista sempre tem um patinho-feio na última posição, certo? E neste caso, quem merece esse título são os Kings. A começar pela combinação de cores brutal. As letras são ilegíveis na parte frontal da camisa no uniforme de mandante. Os números dos jogadores estão curiosamente descentralizados na frente do uniforme. A fonte usada nos números lembram um palhaço de circo. O uniforme alternativo preto utiliza um formato antigo, completamente incompatível com os usados atualmente. Um verdadeiro desastre do início ao fim. O lado positivo disto tudo, é que a franquia não vai mudar de cidade.
Confira abaixo um grande jogador que utilizou um uniforme tosco dos Kings: Mitch Richmond
29 – Brooklyn Nets
Os Nets vão apresentar – em tese – seus novos uniformes em setembro, mas o perfil do Draf Brasil no Facebook já publicou os novos modelos, que serão utilizados na próxima temporada. Mas para este ranking, vamos nos basear no uniforme da última temporada, que tem de ser classificado como um dos projetos mais sem inspiração de todos os tempos a desfilar em uma quadra de basquete. O novo modelo parece ser bem melhor que o anterior.
Confira abaixo um grande jogador que utilizou um uniforme tosco dos Nets: Drazen Petrovic
28 – Minnesota Timberwolves
A numeração e as letras dos uniformes dos Wolves têm evoluído ao longo dos anos de ilegível a semi-legível para infantil. Enquanto isso, o design do uniforme sempre tem apresentado um artifício inútil após o outro (a “linha de pinheiros” nos calções, as golas estranhas e por aí vai). Ao invés de ajustar o mesmo conceito continuamente, eles precisam voltar para a prancheta e começar do zero.
Confira abaixo um grande jogador que utilizou um uniforme tosco dos Wolves: Kevin Garnett
27 – Orlando Magic
Se lembram quando a equipe tinha um logotipo único e uma aparência distinta? Tudo o que resta agora são as listras (sempre a parte mais esquecida do pacote). Mas falando sério agora, já existiu algo parecido tão fascinante quanto a insígnia na parte frontal do uniforme? Não é de se admirar que Dwight Howard quis ser trocado para outra equipe.
Confira abaixo um grande jogador que utilizou um uniforme tosco do Magic: Shaquille O’neal
26 – Charlotte Bobcats
Os Bobcats ainda nem existiam há 10 anos atrás, mas eles já tem um 3º modelo de uniforme e já estão em um retrospecto descendente. Seu uniforme inaugural contava com gráficos ágeis e um esquema de cores ousadas, mas depois os descartaram, em favor de uma concepção muito mais chata, e parece que agora, eles pararam de tentar. Verdade seja dita, o conjunto de uniformes para a temporada 2012/2013 já foi revelado em junho, e talvez por isso, não é justo julgá-los tão severamente enquanto não o vermos em ação usando os novos modelos em quadra – ou será que é?
Confira abaixo um grande jogador que utilizou um uniforme tosco dos Bobcats: Raymond Felton
25 – Los Angeles Clippers
Se alguma dia uma equipe precisar de uma recauchutada no uniforme, esta equipe é os Clippers . Do logotipo (que se parece muito com o logotipo do outro time de Los Angeles na NBA) às fontes descaracterizadas dos uniformes de mandante e visitante, tudo aqui parece ter sido escolhido pelo preço mais em conta. Além disso, a gola ímpar cria um efeito que faz o logotipo pequeno da parte frontal, parecer um pouco mais para baixo do habitual.
Confira abaixo um grande jogador que utilizou um uniforme tosco dos Clippers: Mark Jackson
24 – Dallas Mavericks
Todos nós já sabemos da nova regra de publicidade nos uniformes que foi aprovada pela liga. Mas, por enquanto, que tal os Mavs tomarem algumas outras providências em seu uniforme? Por exemplo, as letras em azul marinho sobre um fundo azul não parecem combinar, e não há uma boa razão para os números das camisas na parte frontal estarem descentralizados. Alguém provavelmente deve ter alertado que o estranho painel na parte de trás dos calções parecia bacana, mas alguém estava mentindo sobre isso. Será que já não passou da hora de aposentar o uniforme alternativo tricolor, utilizado por algumas temporadas?
Confira abaixo um grande jogador que utilizou um uniforme tosco dos Mavs: Jason Kidd
23 – Cleveland Cavaliers
Na época em que LeBron James jogava em Cleveland, os Cavs tinham um dos uniformes mais bonitos da NBA. Logo que ele deixou a franquia, subitamente, eles começaram a usar um uniforme parecido com a de uma equipe semi-profissional que disputa suas partidas no ginásio colegial. Coincidentemente, eles começaram a jogar como um time semi-profissional também.
Confira abaixo um grande jogador que utilizou um uniforme tosco dos Cavs: Mark Price
22 – Milwaukee Bucks
Apesar de muitos de nós, aparentemente, achar que aumentar a 1ª e a última letra de uma insígnia localizada na parte frontal do uniforme não forneça alguma simetria, isso só faz parecer que não entendemos nada sobre letras maiúsculas. Cortes angulares em excesso, não faz as letras do uniforme parecerem como se tivessem sido esculpidas em granito. Faz parecer que foi utilizado um novo efeito no Photoshop. E outra: as cores verde e vermelho juntas, lembram muito a época natalina.
Confira abaixo um grande jogador que utilizou um uniforme tosco dos Bucks: Gary Payton
21 – Toronto Raptors
Mais uma equipe com crise de identidade. Primeiro, o uniforme era todo roxo. Depois, virou todo preto. E agora, é todo vermelho. Será que daqui umas 2 temporadas, alguém vai se surpreender se mudarem para o azul? E se mudarem, alguém vai se importar com isso? Isso é o que acontece quando a equipe de design não está nem aí para algo e os torcedores acabam perdendo o interesse pelo seu time.
Confira abaixo um grande jogador que utilizou um uniforme tosco dos Raptors: Vince Carter
20 – Atlanta Hawks
Os Hawks apresentaram inúmeros visuais audaciosos ao longo dos anos – que o digam Pete Maravich, Dominique Wilkins e Dikembe Mutombo – por isso é vergonhoso vê-los usando algo tão sem graça. É seguro, é inofensivo e não tem nada para criticar – além de não valer a pena se lembrar.
Confira abaixo um grande jogador que utilizou um uniforme tosco dos Hawks: Dominique Wilkins
19 – Houston Rockets
Com os uniformes ondulados de hoje na NBA, essas listras parecem bem amplas e cheias de movimento. Além disso, as letras na parte frontal da camisa são irregulares e primitivas, não combinando com o nome da franquia onde se localiza a agência espacial norte-americana. Também, o grande “R” no centro do logotipo era para ter, supostamente, a aparência de um foguete decolando, mas realmente se parece com uma parede com tinta escorrendo.
Confira abaixo um grande jogador que utilizou um uniforme tosco dos Rockets: Clyde Drexler
18 – Denver Nuggets
Não é um design terrível, mas há algo nos números super-arredondados da camisa que parecem um pouco juvenil, como algo para não ser levado a sério. Além do que, este é o modelo padrão de design na NBA – nada de especial, nada de estranho.
Confira abaixo um grande jogador que utilizou um uniforme tosco dos Nuggets: Dikembe Mutombo
17 – Memphis Grizzlies
Uma perfeita analogia aos uniformes dos Grizzlies é a seguinte: você está procurando um lugar para morar e visita vários apartamentos e casas. Você pensa, pensa, pensa e fica na dúvida de qual é o melhor para se morar. Mas nada te agrada até você andar mais um pouco e achar o local perfeito, quando você realmente decide que é o lugar ideal e quer fechar o contrato o mais rápido possível. Os 3 uniformes dos Grizzlies se parecem com os primeiros lugares que você olhou para morar. Você poderia viver lá, mas não é a mesma coisa, caso você tivesse feito uma grande festa de inauguração.
Confira abaixo um grande jogador que utilizou um uniforme tosco dos Grizzlies: Mike Bibby
16 – Phoenix Suns
O modelo básico é agradável e simples e os números na camisa cercados por um aro é um conceito simples que funciona perfeitamente. Então, por que eles não tiveram uma classificação melhor? Simples: o roxo e o cinza é uma combinação de cores brutal, e o laranja e o cinza não fica muito atrás. Então por que não deixar o uniforme todo cinza? O nome da franquia lembra o Sol do Arizona e não as nuvens.
Confira abaixo um grande jogador que utilizou um uniforme tosco dos Suns: Kevin Johnson
15 – New Orleans Hornets
New Orleans é uma cidade conhecida pelas festas coloridas, pelo “Mardy Gras”, então um pouco de cafonice é aceitável. Mas os Hornets estão pecando entre o escandaloso e o berrante. Apesar disso, alguns rumores estranhos foram publicados a respeito da intenção do proprietário Tom Benson de querer mudar o nome da equipe (para qual???). Porém, um detalhe: o nome atual da franquia não aparece em nenhum dos uniformes da equipe. Então se eles realmente quiserem seguir com esta ideia em frente e manter o seu conjunto atual de uniformes, ninguém vai perceber (apesar disso parecer com algo bastante improvável).
Confira abaixo um grande jogador que utilizou um uniforme tosco dos Hornets: Glen Rice
14 – Philadelphia 76ers
Certamente eles não podem ser acusados de exageros. Em um mundo perfeito, os Sixers deveriam usar o clássico e elegante uniforme de estrelas e listras, mas este conceito já foi utilizado há algumas décadas atrás e a tentativa dos Sixers de usar estrelas e listras não funcionou muito bem, por isso o atual uniforme minimalista é provavelmente o melhor. No entanto, este design não deve ser mexido tão cedo.
Confira abaixo um grande jogador que utilizou um uniforme tosco dos 76ers: Charles Barkley
13 – Chicago Bulls
Os uniformes dos Bulls são mais ou menos equivalente ao dos Celtics. Ambas as equipes têm heranças dos antigos títulos, e praticamente se mantiveram fiéis às suas raízes estéticas. Então, por que o Boston ficou na frente do Chicago? Para começar, o verde é uma cor mais original – os Celtics usam ela, enquanto várias outras equipes usam o vermelho. Segundo, o uniforme alternativo preto dos Celtics é ruim, mas o uniforme alternativo negro dos Bulls consegue ser pior. E, terceiro, os Celtics têm indiscutivelmente um dos melhores logotipos da NBA, enquanto o dos Bulls – que aparece nos bermudões – se parece com o de uma churrascaria convencional.
Confira abaixo um grande jogador que utilizou um uniforme tosco dos Bulls: Derrick Rose
12 – Indiana Pacers
Como tantos outros projetos de design na NBA, os uniformes do Indiana são suavemente adequados – nem mais, nem menos. O dourado acentuado no uniforme branco de mandante reúne uma surpresa pouco agradável.
Confira abaixo um grande jogador que utilizou um uniforme tosco dos Pacers: Reggie Miller
11 – Detroit Pistons
Atualmente, muitas equipes da NBA estão usando essas fontes com letras arredondadas, e em todas elas falta um pouco de apelo. A marca no peito é branda e inconsequente. Não é um uniforme com atrativos, mas também não é memorável.
Confira abaixo um grande jogador que utilizou um uniforme tosco dos Pistons: Grant Hill
10 – Portland Trail Blazers
Algumas equipes da NBA já usaram listras diagonais ao longo dos anos, mas atualmente, os Blazers é a única equipe que utiliza esse conceito. E funciona – muitos torcedores esperam que eles nunca deixem de usar esta ideia. E aqui vai uma curiosidade: vocês sabiam que o logotipo “cata-vento” dos Blazers é uma representação gráfica de uma partida de basquete?. Pois é, nem nós sabíamos. Inclusive o logotipo dos Blazers é um dos poucos da NBA que não inclui qualquer representação de uma bola de basquete nele.
Confira abaixo um grande jogador que utilizou um uniforme tosco dos Trail Blazers: Terry Porter
9 – New York Knicks
Poucas equipes da NBA podem deixar de usar o nome da franquia em qualquer parte de suas camisas, mas isso cai bem para os Knicks. Embora ainda não tenha sido anunciado oficialmente, existem indícios de que eles vão estrear um uniforme preto nesta temporada (o preto que eles já removeram de seu logotipo), o que significa provavelmente que em um próximo ranking de uniformes, eles podem melhorar sua posição.
Confira abaixo um grande jogador que utilizou um uniforme tosco dos Knicks: Patrick Ewing
8 – Miami Heat
Em meio a toda tipografia encontrada hoje em dia nas camisas das equipes da NB, o “T” flamejante do Heat é um detalhe surpreendentemente simples que funciona completamente. Por que outras equipes não consegue pensar em algo assim? Também não há nada de estranho ou absurdo sob as mangas ou nos bermudões. Um uniforme digno de campeões.
Confira abaixo um grande jogador que utilizou um uniforme tosco do Heat: Dwyane Wade
7 – Oklahoma City Thunder
Um dos uniformes mais subestimados da NBA. O uniforme de mandante é particularmente poderoso – um dos melhores da liga – em grande parte por causa da cor laranja e dourada, que realmente detona. O uniforme de visitante provavelmente teria mais presença se colocassem o “City” abaixo do número ao invés dele ficar no meio, mas mesmo assim é respeitável. É incrível que eles ainda não idealizaram (ou será que já?) um uniforme alternativo com os dizeres “OKC”, mas isso provavelmente já deve ter sido comentado nos bastidores da franquia.
Confira abaixo um grande jogador que utilizou um uniforme tosco do Thunder: Kevin Durant
6 – Washington Wizards
Os Bulltes renasceram! Ok, não é bem exatamente isto, mas eles chegaram bem perto. Parabéns ao proprietário Ted Leonsis por trazer de volta uma versão atualizada do antigo uniforme listrado, e para a NBA e para a Adidas por fabricá-los tão bem. Uma das melhores histórias de sucesso relacionadas a uniformes das últimas temporadas.
Confira abaixo um grande jogador que utilizou um uniforme tosco dos Wizards: Gilbert Arenas
5 – Utah Jazz
Todo mundo sabe que é uma tremenda besteira ter uma equipe em Utah chamada de Jazz, mas e daí? Não existem lagos em Los Angeles e ninguém reclama do nome dos Lakers. Assunto deixado de lado, os atuais uniformes do Jazz são uma beleza, muito melhor do que o roxo e verde-azulado que vinha sendo usado anteriormente.
Confira abaixo dois grandes jogadores que utilizaram um uniforme tosco dos Jazz: Karl Malone e John Stockton
4 – Golden State Warriors
Foi deprimente observar uma franquia com uma tradição tão orgulhosa de uniformes inovadores se transformar em um poço de tédio. Mas os atuais uniformes dos Warriors mostram que esta equipe – e a NBA – ainda pode pensar de maneira diferente. Tirando o tipo da letra utilizada (estilo década de 90), todo o restante leva um certo entusiasmo. Facilmente, um dos uniformes mais interessantes da NBA e também um dos melhores.
Confira abaixo um grande jogador que utilizou um uniforme tosco dos Warriors: Baron Davis
3 – Los Angeles Lakers
Os uniformes dos Lakers alcançaram um tipo de status refinado e reservado dos altos padrões dos projetos. A única coisa que estraga é o uniforme alternativo branco completamente desnecessário. Antigamente, eles estavam acostumados a ser especial, porque eram a única equipe na NBA sem um uniforme branco.
Confira abaixo um grande jogador que utilizou um uniforme tosco dos Lakers: Kobe Bryant
2 – San Antonio Spurs
Além das cores “assassinas” (prata e preto), os Spurs também estão entre as poucas equipes da NBA que incorporaram com sucesso uma imagem gráfica em sua tipografia da parte frontal da camisa – um pequeno elemento que vai durar um longo caminho. De certa forma muitos gostariam que eles voltassem a usar a gola arredondada em vez da gola em V, mas isso é um mínimo detalhe.
Confira abaixo um grande jogador que utilizou um uniforme tosco dos Spurs: Tony Parker
1 – Boston Celtics
Eles são resumidos em uma única palavra: clássicos. Isso definitivamente se aplica aos uniformes dos Celtics. Nenhuma estupidez nas laterais, nenhum penduricalho estranho – só um perfeito nome da franquia verticalmente arqueado e um esquema de cores simples: verde e branco. Eles estão classificados no topo deste ranking, apesar de algumas vezes, usarem um uniforme alternativo com traços em preto.
Confira abaixo um grande jogador que utilizou um uniforme tosco dos Celtics: Ray Allen
Aí está a conclusão do nosso ranking dos (atuais) piores uniformes da NBA. Deixe sua opinião, crítica ou comentário em algum dos nossos canais de comunicação (blog, Facebook ou Twitter). E aguardem novos rankings elaborados pela equipe do blog do Draft Brasil.