Flamengo repatria Rafael “Baby” Araújo
Confirmando a especulação das últimas semanas, o Flamengo realmente contará com o pivô Rafael “Baby” Araújo na próxima temporada, conforme notícia o Diário Lance.
Após a realização de exames médicos nesta terça-feira, o pivô deve assinar contrato para atuar na equipe rubro-negra até o final de junho de 2009, período em que os atuais campeões nacionais disputarão 3 importantes torneios: a recém criada Liga Nacional (NBB), a Liga das Américas e a Liga Sul-Americana de Clubes.
Inicialmente desconhecido no Brasil, Rafael Araújo praticamente começou a sua carreira no basquete universitário dos Estados Unidos, onde defendeu a Arizona Western College e a Brigham Young University (BYU), esta última da divisão principal da NCAA.
As boas atuações no basquete universitário renderam ao pivô a sua primeira convocação para a seleção brasileira adulta. Entretanto, Araújo acabou flagrado no antidoping após a sua participação no Mundial de 2002, ficando afastado de qualquer competição organizada pela FIBA por um prazo de 24 meses.
Em seu último ano pela BYU, Baby obteve excelentes médias de 18,4 pontos e 10,1 rebotes por partida. A atuação destacada acabou rendendo a Baby uma vaga na NBA, sendo o pivô a 8ª escolha do Draft de 2004 (Toronto Raptors), segunda melhor posição já obtida por um brasileiro no Draft da NBA até hoje.
Contudo, Baby nunca conseguiu corresponder às expectativas dos dirigentes e da torcida do Toronto Raptors, razão pela qual em 2006 foi trocado para o Utah Jazz, equipe da mesma região de BYU, sua antiga universidade.
Também em Utah, o pivô brasileiro não obteve sucesso e o seu contrato não foi renovado após expirar em meados de 2007. Em 3 temporadas na liga profissional norte-americana, Baby obteve médias de 2,8 pontos e 2,8 rebotes em 11,4 minutos por partida.
Sem opções na NBA, Rafael Araújo resolveu então atravessar o oceano e tentar a sorte no Spartak de São Petesburgo.
Em junho deste ano, o pivô defendeu as cores brasileiras no Torneio Pré-Olímpico Mundial, terminando a competição com médias de 6 pontos e 3 rebotes por partida.
Antes de ingressar no Flamengo, Baby tentou a sorte no basquete chinês, mas acabou sendo dispensado, segundo garantem nossas fontes.
Rafael “Baby” Araújo ganhou mais notoriedade no basquete internacional por alguns episódios violentos do que propriamente por suas atuações.
No Mundial de 2002, Baby envolveu-se numa confusão com os jogadores turcos que acabou se arrastando para o hotel onde estavam hospedadas as respectivas delegações. Em 2004, o jogador foi advertido pela NCAA após acertar um soco no armador Jerel Blassingame, três dias depois, Baby acertou uma cotovelada no pivô australiano Andrew Bogut, (hoje na NBA), que então defendia a Universidade de Utah. Em 2006, durante a pré-temporada realizada com a equipe do Jazz, Baby envolveu-se numa pequena confusão ao jogar para fora da quadra o ala Marvin Williams do Atlanta Hawks.
Apesar da carreira inconsistente e das passagens controvertidas, Rafael Araújo é sem dúvida uma boa contratação para a equipe rubro-negra e certamente agitará a recém-criada Liga Nacional.