Franca empata a série com vitória maiúscula: 90-74
O tradicional clube do interior paulista venceu o duro jogo dois da série semifinal do Paulista de Basquete por 90-74 e parte agora para São Paulo com o confronto empatado. É a primeira vitória francana em quatro partidas que envolveram os clubes nesta competição. Para voltar a jogar em casa, o time de Hélio Rubens precisa vencer ao menos um dos dois embates na casa do Paulistano.
A equipe de Franca começou o primeiro quarto sendo dominada pelo bom sistema de jogo do Paulistano, mas logo acertou a marcação e se beneficiou da precipitação do jovem time comandado por João Marcelo. Os chutes de três mal posicionados ajudaram o time do interior a abrir vantagem, ao fim do período, 23 x 15.
A segunda parte seguiu roteiro semelhante ao anterior, e o time de Hélio Rubens seguiu abrindo vantagem. Ao intervalo, porém, uma coincidência aterrorizante dominava os corações francanos: 50 x 37, os mesmos 13 pontos que levaram na partida de ontem. Guilherme, com suspeita de estiramento, deslfalcaria a equipe por toda segunda metade do jogo.
No terceiro, o time da capital melhorou um pouco na defesa e, comandados por boas assistências de Fernando Pena e um ótimo posicionamento do pivô Athilio, tirou a vantagem de 13 pra 10 (71×61). Pelo lado francano, Rogério, com boas infiltrações, foi personagem fundamental na manutenção da vantagem em dígitos duplos.
No último e decisivo período, o Paulistano defendeu muito mal e, desequilibrado, não conseguiu diminuir a sólida vantagem construída pela equipe de Helinho, que foi o cestinha dos vencedores com 24 pontos. Pelos derrotados, o cestinha foi Dedé, com os mesmos 24 pontos (ontem foram 26). Após o jogo, em entrevista à Rádio Hertz, o ala comentou : “os dois times se conhecem muito, é o terceiro playoff que a gente enfrenta Franca e é só o detalhe que pode decidir. Nosso time é muito rápido, muito jovem, nosso grande mérito é a velocidade e acho que pode ser uma arma pra vitória”.
Confira aqui as imperdíveis notas de Raoni Moretto.
Veja a nossa cobertura do jogo 1 aqui. Para uma análise completa, leia o belo texto de Paulo Murilo aqui. Confira também a entrevista com o treinador João Marcelo na tarde antes do jogo.
Fase de Classificação: 2-0 Paulistano
Em Franca, 77 X 72 (estatísticas aqui)
Em São Paulo, 103 X 90 (estatísticas aqui)
Jogo 1: 83 a 79 (estatísticas aqui)
Local: Pedrocão (6 mil lugares)
As portas do ginásio serão abertas às 19h. Os ingressos custam de R$6,00 a R$ 10,00.
Transmissão: ESPN Brasil, Rádio Difusora e Rádio Hertz.
Franca Basquetebol (22-6, 3 X 1 no GRSA/Bauru BT)
Titulares: Helinho, Márcio, Felipe, Rogério, Drudi
Principais Reservas: Guilherme Luz e Matheus
Técnico: Hélio Rubens
Destaque Individual: William Drudi (14.5 pontos e 6.5 rebotes por jogo)
Paulistano/DIX Saúde (21-7, 3 X 2 no Ulbra/ Rio Claro)
Titulares: Fernando Pena, Fusco, Dedé, Thomas e Atílio
Principais reservas: Fransérgio, Mineiro, Tiaguinho, Mathias
Técnico: João Marcelo
Destaque Individual: Dedé (20.7 pontos por jogo)
Próximos Jogos:
09 de janeiro de 2009 (sexta-feira)
18h00 – Paulistano/Amil x Vivo/Franca BC, em São Paulo (SP)
10 de janeiro de 2009 (sábado) – se necessário
18h00 – Paulistano/Amil x Vivo/Franca BC, em São Paulo (SP)
15 de janeiro de 2009 (quinta-feira) – se necessário
20h00 – Vivo/Franca BC x Paulistano/Amil, em Franca (SP)
Texto e Edição: Guilherme de Paula e Raoni Moretto
Colaboraram: Carlos Gonçalves e Gustavo Godói