Papo rápido: João Marcelo fala sobre o jogo de hoje a noite contra Franca
Falei rapidamente com João Marcelo sobre o jogo 2 de logo mais entre Paulistano e Franca.
Você viu algum padrão na vitória de ontem em relação às outras duas do Paulista? Ou foram jogos bem distintos os 3?
Cada jogo é um jogo. O que buscamos é jogarmos dentro de conceitos e sistemas treinados. Buscamos que nosso padrão tenha maior consistência a cada jogo sempre tendo algumas variações para surpreender o adversário.
O professor Paulo Murilo, do blog BasqueteBrasil, ficou particularmente admirado com a marcação linha da bola, com anteposição frontal aos pivôs de Franca. Você acha que isso surpreendeu Hélio? A falta de pivô de ofício faz com que esse seja um veneno letal contra o Franca?
Fizemos uma defesa linha do passe e tentando quebrar a sequência de movimentos de Franca, forçando-os a jogar muitas vezes no improviso, ou seja, no 1 a 1 ou no pick and roll. Isso os tirou da posição do sistema ofensivo que têm e são muito fortes.
Nas entrevistas antes do jogo, você sempre avisou que tinham que ganhar umazinha em Franca. Como fazer pro time não relaxar quando vocês conseguiram tão rápido esse objetivo?
Disse que ao menos uma, que não importava a ordem. Temos que ter o “foco” e “atenção” redobrada justamente para não cairmos em nenhuma armadilha pois estamos jogando uma série e vencemos apenas um jogo. Temos mais duas metas para alcançarmos nosso objetivo maior. Ontem mesmo conversamos com a equipe após o jantar e hoje fizemos trabalho em quadra e vídeo para mantermos o foco e nos prepararmos para as dificuldades que teremos – ainda maiores do foram no primeiro jogo.