Liga das Américas: Mexicanos lideram o Grupo D
Os mexicanos começaram com tudo a busca pela última das 4 vagas no quadrangular final da Liga das Américas.
O Grupo D, sediado em Xalapa, México, é composto por Solis de Mexicali (MEX), Quimsa (ARG), Coopenae Liceo (CRC), além, é claro, dos anfitriões, os Halcones Xalapa.
Ontem, na primeira partida, o Solis de Mexicali bateu os argentinos do Quimsa, por 87 x 73. Os mexicanos são os atuais vice-campeões da Liga das Américas e contam com um elenco com estrelas da seleção local, como Anthony Lever-Pedroza e o grandalhão Horacio Llamas que ontem marcaram 18 e 13 pontos, respectivamente. O ex-NBA Dejuan Wheat contribuiu com 9 pontos e 6 assistências. Pela fraca equipe do Quimsa, que amarga uma das últimas colocações do campeonato argentino, destacou-se o pivô Gabriel Mikulas, com 19 pontos e 8 rebotes. A equipe argentina conta ainda com o reforço do ala brasileiro Wanderson Trigueiro (campeão brasileiro em 2007 por Uberlândia) que marcou 10 pontos ontem à noite.
Na partida de fundo, o Halcones Xalapa massacaram o Liceo da Costa Rica, por 116 x 73. O norte-americano Leroy Hickerson foi o grande destaque, com 21 pontos, 9 rebotes e 8 assistências. Seu compatriota Dontae Truitt, que recentemente recusou uma proposta para atuar por Bauru, marcou 18 pontos e apanhou 8 rebotes, enquanto que Abdul Mills, terceiro norte-americano no elenco, marcou 14 pontos e distribui 7 assistências. Os costa-riquenhos também foram liderados por jogadores dos EUA: Justin Leith e Tim Jennings marcaram 32 e 28 pontos, respectivamente.