Cadê a imprensa?
Ontem dois excelentes jogos de basquete foram disputados na capital paulista e amplamente ignorados pela cobertura local.
Os dois maiores jornais da maior cidade do país, A Folha de S. Paulo e o Estadão praticamente ignoraram as partidas de Pinheiros e Paulistano. Aqui você pode ler tudo o que foi publicado sobre basquete nos últimos tempos na Folha. E aqui você pode ler tudo o que foi publicado sobre basquete nos últimos tempos no Estadão.
O primeiro ignorou plenamente e o segundo usou o serviço de assessoria simplesmente para copiar e colar. Trabalho pouco recomendado mesmo num blog amador como o nosso (que usa desse expediente, em último caso, por óbvia falta de recurso e possibilidade de uma cobertura mais ampla).
O Lance também pegou carona no control C control V. A Gazeta Esportiva seguiu mais ou menos o mesmo caminho, com um pouco mais de seriedade.
Cobertura de verdade mesmo, só no site da parceira, Globo Esporte.com, e ainda reduzida (se pensarmos a amplitude que tem as organizações Globo, fica muito, mas muito aquém das possibilidades).
Há de ressaltar algumas cidades que mantém cobertura em seus jornais locais (Franca, Limeira, Araraquara, Bauru). A coisa pega mesmo quando acontecem jogos em grandes centros (São Paulo até agora é o único, mas há indícios que isso deve se repetir em BH e no Rio).
A verdade é que, na maior parte das vezes, cabe às assessorias contar a história do basquete nacional.
Nós, dentro de todas nossas limitações (o site não tem receitas e, muito menos fins lucrativos), temos tentado ampliar a cobertura, com representantes presentes nos ginásios (Brasília, Vitória e Limeira, nas duas rodadas), colaborando com a imprenscindível divulgação do NBB – e as visitas têm aumentado muito por isso.
E como o Draft Brasil sempre foi um site genuinamente de torcedores basqueteiros, pedimos também aos leitores que frequentam os ginásios que nos ajudem a contar mais e mais histórias, driblando essa lamentável inércia da patética imprensa “esportiva” brasileira.
Uma outra atitude que ajudaria e muito na ampliação da cobertura seria “colocar a boca no trombone” dos principais jornais, pedindo mais respeito e atenção à nossa modalidade preferida. Parece que não, mas funciona e muito. Abaixo, seguem alguns links para ajudar nessa empreeitada:
Folha de São Paulo: ombudsman@uol.com.br
Estado de São Paulo: editor@estadao.com.br
Jornal OGlobo: http://oglobo.globo.com/servicos/faleconosco_jornal/?v=jornal
Site Oglobo: http://oglobo.globo.com/servicos/faleconosco_jornal/?v=site
Jornal O Lance: help@lancenet.com.br