Joinville segue boa campanha e vence Univates Bira, em casa
Segue a visão dos dois lados, que só é possível pelo excelente trabalho de assessoria de ambas as equipes (Thiago do Bira e Silvério do Joinville).
Joinville
Joinville (SC) – Na estreia em casa, na noite desta terça-feira, a Ciser/Araldite/Univille/Joinville venceu o Univates/Bira, de Lajeado (RS), por 78 a 56 (46 a 30). O jogo no Ginásio Ivan Rodrigues foi dominado pelo time joinvilense, que ficou o tempo todo à frente no marcador. Foi a segunda vitória dos catarinenses no NBB.
O cestinha da partida foi o ala Douglas Viegas, da equipe da casa, com 18 pontos. Outro grande destaque foi o guerreiro Shilton, que totalizou 17 rebotes, bem acima da média de 10 por jogo que fez do pivô do Joinville o maior reboteiro do Nacional do ano passado.
O técnico Alberto Bial enalteceu a sincronia da equipe na partida desta quarta. O treinador gostou da atuação do time em todos os setores, principalmente as defesas bem bloqueadas. Mas Bial lembra que ainda é só o começo da competição e a equipe não pode relaxar. “Vamos agora pensar nos dois jogos da semana que vem e preparar o time da melhor forma possível”, disse.
A Ciser/Araldite/Univille tem mais quatro partidas consecutivas em casa. Na próxima semana, recebe os dois times do Espírito Santo: o Cetaf/Garoto/UVV/PMVV (na quarta-feira) e o Saldanha d Gama (sexta).
Silêncio por Michelle, homenagem a Olívia
Assim como nas outras partidas da rodada, o jogo em Joinville teve um minuto de silêncio antes do início pela morte da pivô catarinense Michelle Splitter, que morreu vítima de leucemia, na noite de terça, aos 19 anos. Michelle, que era natural de Blumenau, deixou muitos amigos e admiradores em Joinville.
No intervalo da partida, os cerca de 1,5 mil torcedores que foram ao Ginásio Ivan Rodrigues cantaram parabéns para um ídolo da torcida. O pivô Olívia completou 35 anos nesta quarta. O atleta, que não está jogando pois se recupera de uma cirurgia no joelho feita em novembro, foi chamado ao meio da quadra para a homenagem. Ao microfone, ele agradeceu o carinho e fez uma promessa: “Em breve vou estar jogando.” A previsão é de que o retorno de Olívia ocorra até maio.
Silvério Morais
Univates Bira
Joinville – Na terceira partida consecutiva fora de casa, o Univates/Bira acabou derrotado na noite desta terça-feira, dia 3, em mais um jogo válido pelo Novo Basquete Brasil (NBB). Após perder para o São José (73 a 68) e
para o Limeira (75 a 72), o algoz dessa vez foi o Ciser/Araldite/Univille (Joinville), de Santa Catarina, que venceu, sem dificuldades, a equipe doVale do Taquari pelo placar de 78 a 56.
Apesar da fraca atuação, o Univates/Bira até não começou mal. Em um primeiro período marcado pelo equilíbrio e pela boa marcação de parte a parte, o placar foi de 20 a 15 a favor do time da casa, ao final do primeiro quarto. O segundo período começou melhor para o time de Adriano Geraldes. Contando com boas jogadas de Raul – que recuperado de lesão, incorporou-se ao grupo durante esta semana -, o Univates/Bira chegou a empatar o confronto em 20 a 20. Foi por pouco tempo. Imediatamente após, o Joinville retomou o
controle da partida, disparando no placar e fechando o primeiro tempo em 46 a 30.
O início do terceiro quarto marcou a baixa do pivô Mirim que, com uma torção ocorrida ainda no final do segundo período, teve que deixar a partida. E as dificuldades prosseguiram. Após um reinício promissor – a
diferença chegou a diminuir para 9 pontos -, o rendimento caiu novamente e o período terminou em 61 a 46.
O último quarto serviu apenas para que os catarinenses administrassem, e até ampliassem, o placar.
“Jogamos muito mal. Tentamos de todas as maneiras, corremos, mas não tivemos um dia bom. Temos que levantar a cabeça, pois agora temos quatro jogo em casa e é a hora da recuperação”, avaliou o ala Raul. Já para o pivô Thulius, foi uma noite onde nada deu certo. “Erramos muito e não podemos nos comportar dessa maneira diante de uma equipe tão qualificada. Acaba servindo de lição para a gente. Agora é pensar no próximo jogo, onde esperamos contar, desde já, com o apoio do nosso torcedor”, salientou.
Após três jogos longe de casa, finalmente chegou a hora de a equipe do Vale do Taquari receber o apoio do torcedor. Serão quatro partidas seguidas no Complexo Esportivo e a chance da recuperação dentro da competição. O primeiro desafio será na próxima quarta-feira, dia 11, a partir das 20h, contra o Saldanha da Gama. Na sexta-feira, dia 13, o confronto será contra o Cetaf/Garoto/UVV/PMVV, no mesmo horário. Na semana seguinte, nos dias 18 e 20, é a vez de dois paulistas cruzarem o caminho do Bira: E.C. Pinheiros e
Paulistano/Amil.
Texto: Tiago Bald