Flamengo vence Pitágoras/Minas com boas atuações de Marcelinho e Baby
Minas 83 x 102 Flamengo
Parciais do jogo: 1º quarto : 36×31; 2º quarto: 16×21; 3º quarto: 15×23; 4º quarto: 18×27.
1º Tempo: 52×52 e 2º tempo: 33×50
O Pitágoras/Minas não ressistiu ao time comandado por Marcelinho, Duda e Rafael Baby e perdeu em casa, na partida realizada ontem na Arena Vivo por 102 x 83.
O destaque da partida foi o pivô Baby com 28 pontos (cestinha do confronto) e 7 rebotes. No momento em que passou a ser mais acionado, segundo período em diante, o que coincidiu com a menor quantidade de chutes para três pontos da equipe carioca, o time do Flamengo deslanchou.
Verdade dizer, que não somente o jogo interno aumentou no Flamengo, como também foi utilizada uma defesa zona que praticamente anulou o ataque do Minas Tênis, que teve muitas dificuldade para criar. Se no primeiro periodo o Minas fez 36 pontos, a soma dos outros três períodos ficou em 49 pontos, ou seja, a dificuldade colocada ao time mineiro pela defesa por zona do time do Rio de Janeiro, com certeza foi um diferencial marcante do jogo.
Outros destaques do jogo de Belo Horizonte foram Marcelinho Machado com18 pontos, 14 rebotes (principal da partida no fundamento) e 5 assistências, o pivô Murilo Becker com 20 pontos e 7 rebotes e o armador Facundo Sucatzky que com 12 pontos e 10 assistências (líder no jogo) e 9 rebote quase anotou um triplo duplo.
Dessa forma, o Flamengo conseguiu sua terceira vitória seguida, todas fora de casa no torneio. (A tabela foi sorteada no Congresso Técnico). Com isso, assume a liderança da competição e o papel de sério candidato ao bicampeonato. O atual campeão brasileiro tem um elenco qualificado, peças de reposição no banco, soube variar a sua defesa (pressão quadra toda, na meia-quadra zona e individual), e mostrou um ataque balanceado, apesar dos muitos chutes de três pontos (foram ao todo 29 arremessos tentados para 12 convertidos).
O Minas por sua vez, não apresentou saída para a defesa por zona do Flamengo. Pouco conseguiu infiltrar e os arremessos de fora não caíram – 7 convertido para 25 tentados, menos de 30% de aproveitamento para três pontos.
Com a vitória o Flamengo embarca na próxima semana para São Paulo, onde enfrentará o São José e Limeira respectivamente, nas rodadas 4 e 5. O Minas vai ao México disputar o Final Four da Liga das Américas no final de semana e, na próxima quarta-feira, tem confronto no interior paulista contra o Limeira pela quarta rodada e contra o São José, na quinta rodada.
Abaixo entrevistas com Marcelinho Machado, Duda Machado e o técnico do Flamengo, Paulo Sampaio.
Draft Brasil – O que representa essa vitória para você, a terceira seguida e a terceira fora de casa ?
Paulo Sampaio – É importante vencer estes jogos fora de casa, uma vez que são times fortes que enfrentamos e temos como objetivo a primeira colocação na fase de classificação, para termos o mando de quadra no Rio de Janeiro, ao lado do nosso sexto jogador, a nossa grande torcida rubro-negra. E não podemos reclamar da tabela. Foi sorteio e temos que trabalhar com isso e fazer nosso melhor.
Draft Brasil – E o jogo de hoje, qual a sua análise ?
Paulo Sampaio – Foi um grande jogo de basquetebol, muito dificil e quando perdemos o primeiro período acreditei que a mudança da marcação individual, que hoje não funcionou muito bem, para marcação por zona pudesse ressultar em problemas para o adversário. Bem, a necessidade de ter um técnico na equipe é essa, tentar visualizar a situação, ter coragem para alterar, se necessário, e hoje fomos felizes. O nosso time defendeu muito bem a partir do momento que colocamos a defesa por zona e realmente fechamos ali a partida, além de estar mais equilibrados nas ações ofensivas. Viramos o jogo e aumentamos a diferença no placar.
Draft Brasil – Sabemos que tocar na questão das individualidades é difícil para os treinadores, mas hoje, não podemos não destacar as partidas do Marcelinho e do Baby. Como você enxerga a partida de ambos ?
Paulo Sampaio – Eu realmente não gosto de destacar um ou outro atleta porque este grupo é muito bom, muito concentrado, muito focado no que fazem e realmente apresentaram um belo basquetebol de acordo com o que vem sendo treinado e conversado. Mas sobre o Marcelinho, ele é o primeiro que pisa na quadra e o último que sai. Tudo que tem acontecido com ele é justo e mérito dele, com essas boas apresentações. Ele é o capitão da nossa Seleção, tem muita experiência e tem trabalho duro em seu jogo. O Baby é um reforço técnico incrivel, jogador com passagem pela NBA e hoje fez seu trabalho muito bem feito. É o que esperamos dele. Acabou de chegar e tem se entrosado muito bem com todos na equipe.
Draft Brasil – Marcelinho, primeiro parabéns por mais essa boa partida, seus números foram excelentes novamente…
Marcelinho Machado – Olha, primeiro queria dizer que a estatítisca, por mais que seja o que cause repercussão, não é o mais importante para mim. Se eu joguei bem, tive ao meu lado companheiros que me ajudaram e o crédito vai para eles também. Claro que se peguei rebotes, dei passes, pontuei, isso tem seu mérito e valor pessoal, porém, no basquetebol, isso nunca pode superar o coletivo. Não jogo sozinho e se todos nós não estivessemos focados em vencer, tudo isso não adiantaria nada. Vencemos e é o mais importante.
Draft Brasil – O que representa para você a vitória em Belo Horizonte ?
Marcelinho Machado – Sobre a vitória, no começo da competição, quando fui perguntado sobre quem eu colocaria como os possíveis favoritos ao título, mencionei os três times que enfrentamos, o Minas, Paulistano e Pinheiros. O Minas um pouco à frente dos outros dois times. Foi um jogo dificil, o time do Minas tem muita qualidade e vencer aqui hoje a noite e os dois primeiros em São Paulo, somente foi cumprido o objetivo inicial, que era vencer os jogos fora de casa, tentar a classificação em primeiro lugar para termos o mando de quadra nos playoffs. Vencer aqui hoje foi muito importante para isso.
Draft Brasil – Você ganhou o MVP da Primeira Semana do Draft Brasil. O que representa este prêmio para você ?
Marcelinho Machado – Legal ficar sabendo disso! É gratificante ser lembrado e vencer o prêmio. Obrigado!
Draft Brasil – Após o jogo de hoje, o Flamengo conseguiu grande vitória, como você analisa o resultado ?
Duda Machado – Foi uma boa vitória para nós, sem dúvida. Defendemos muito bem realmente e fizemos um belo jogo. O Minas não conseguiu reagir após a mudança da defesa.
Draft Brasil – Hoje você teve uma boa atuação, mas o que você diria das atuações do Baby, recém-chegado ao time e do Marcelinho ?
Duda Machado – Muito bom vê-los jogando bem. Ajudaram muito à equipe e o Baby é um jogador que pode nos ajudar muito com seu basquetebol. Estou feliz por eles e por nossa vitória. Alcançamos o objetivo em Belo Horizonte, que era vencer o forte time mineiro.
Texto e entrevistas de Henrique Gonçalves
Foto: NBB