No clássico capixaba, melhor para o Cetaf

Escrito por
Publicado em: 4/02/2009

Como gostamos de fazer quando as duas assessorias trabalham, vamos tentar mostrar as duas perspectivas do jogo. Mais tarde, traremos as notas de Christiano Araújo, que compareceu à partida.Os textos são de Fernanda Neves (assessoria do Cetaf) e Monica Santos (Assessoria do Saldanha da Gama).

CETAF vence Saldanha no NBB

Bem que a torcida do Saldanha da Gama tentou ajudar a sua equipe, mas não teve jeito. A vitória do clássico capixaba no basquetebol, válido pela terceira rodada do Novo Basquete Brasil (NBB), ficou mesmo para o CETAF/Garoto/UVV/PMVV.

O placar final da partida realizada na noite desta terça-feira, dia 03/02, no Ginásio Jones dos Santos Neves – DED, ficou em 74 x 63, com parciais de 21 x 14 (1º período), 22 x 18 (2º período), 16 x 20 (3º período) e 15 x 14 (4º período). O cestinha também ficou em Vila Velha, com o pivô Amiel, que anotou 22 pontos.

Era de arrepiar a quantidade de gente que foi assistir ao jogo. O ginásio ficou tão lotado que a direção do espaço teve que tirar uma proteção que ficava em um dos portões para que a galera que ficou do lado de fora pudesse, pelo menos, ter uma visão parcial do espetáculo.

Por sua vez, os times não decepcionaram e produziram um confronto bonito de ver. Os dois entraram visivelmente motivados para obter o resultado positivo, sem nenhum espírito de “já ganhou” ou salto alto. O calor que fazia na capital do Espírito Santo também ajudou a dar aquele clima de tensão tão característico de qualquer jogo decisivo.

Entre as estratégias traçadas pelas equipes, a do amarelo e preto foi a melhor. Na maioria do tempo, ele conseguiu impor o seu ritmo. A defesa muito forte quase sempre conseguia desarticular o ataque do adversário ou, pelo menos, a tentativa de arremessos de três pontos. Uma vez que induzia o erro, o canela-verde partia com velocidade para o contra ataque e convertia os pontos.

Esse esquema estava dando muito certo, tanto que o Saldanha chegou a ficar atrás no placar por uma diferença de 21 pontos no segundo período. Mas aquela bruxa que gosta de passear pela quadra depois do intervalo mexeu bastante com o clima do jogo.

No terceiro período, o time da Capital cresceu e foi correr atrás do prejuízo. Eles chegaram a encostar e ficar apenas a quatro pontos do empate. A situação ficou tão feia para o CETAF/Garoto/UVV/PMVV que o técnico Luiz Felipe Azevedo teve que gastar dois dos seus três pedidos de tempo do segundo tempo em um espaço de três minutos para tentar acalmar a partida e colocar o seus comandados novamente na linha da vitória.

Novamente a decisão foi acertada. Mesmo não conseguindo abrir uma grande diferença, a equipe de Vila Velha não deixou que o Saldanha conduzisse o restante do confronto. Mesmo assim, CETAF só pode relaxar um pouco faltando um pouco menos de um minuto para acabar, já que estava com nove pontos de diferença. Aí foi segurar a bola e esperar para abraçar a torcida pela vitória merecida.

Com o resultado, o CETAF/Garoto/UVV/PMVV acumula duas vitórias, a outra em cima do Lupo/Araraquara, e uma derrota, para Vivo/Franca. Depois dos três jogos em casa, ele parte para uma série de cinco partidas fora, todas com equipes muito fortes. Na sequência, o capixaba enfrentará o Ciser/Araldite/Univille/Joinville, Univates/Bira, Universo/BRB/Brasília, Pinheiros e Paulistano/Amil.

Novo Basquete Brasil – NBB – 3ª rodada

Saldanha da Gama 63 x 74 CETAF/Garoto/UVV/PMVV

03/02, 20h, Ginásio Jones dos Santos Neves – DED

Parciais: 14 x 21 (1º período), 18 x 22 (2º período), 20 x 16 (3º período), 14 x 15 (4º período).

Saldanha tropeça em rival e perde no Novo Basquete Brasil

Bem que o Saldanha tentou, mas o Cetaf/Garoto/UVV/PMVV levou a vitória para o outro lado da Terceira Ponte. A equipe alvirrubra perdeu por 74 a 63 (43 a 32) nesta terça-feira (03), no ginásio Jones dos Santos Neves (DED), em partida válida pela terceira rodada do Novo Basquete Brasil.

A equipe de Vila Velha começou a partida buscando o melhor resultado e saiu do primeiro quarto com uma vitória de 21 a 14. No segundo quarto a vantagem continuou do lado do Cetaf/Garoto/UVV/PMVV que venceu por 22 a 18.

No terceiro quarto o Saldanha errou muito no início, mas conseguiu tirar uma diferença de 10 pontos e venceu por 20 a 16. No último quarto os jogadores da equipe da casa ainda tentaram manter o mesmo ritmo, empurrados pela torcida, mas não conseguiu e perdeu por 15 a 11.

“Acredito que nos faltou tranquilidade e não estivemos bem ofensivamente. Vamos avaliar os erros e procurar acertá-los para chegarmos bem na próxima partida”, disse o ala/pivô.

O cestinha do jogo foi Amiel com 22 pontos, enquanto pelo lado do Saldanha foi o ala Luga que anotou 14 pontos. Ele concordou com o companheiro de equipe no quesito tranquilidade.

“Faltou um pouco mais de tranquilidade e sorte. Erramos bolas que normalmente acertamos. Acredito que também faltou um pouco mais de atenção no final da partida”, avaliou o jogador.

O técnico Enio Vecchi acredita que faltou fôlego para finalizar com sucesso a partida.

“Acho que para premiar a nossa reação frente aos nossos adversários faltou a vitória. Não é qualquer time que faz isso. Com a reação que tivemos ao buscarmos o resultado faltou um pouco mais de fôlego, mais oxigênio. Mas acima de tudo nossa equipe está de parabéns pela reação”, elogiou o treinador.

O Novo Basquete Brasil terá turno e returno e a série de playoffs (quartas-de-final, semifinal e final) terá cinco jogos (se necessário).

O Saldanha é patrocinado pelo Governo do Estado do Espírito Santo, Prefeitura Municipal de Vitória e Bristol Hotels.

Saldanha: João Gabriel, Willian, Eddy, Roberto e Casé. Entraram: Matheus, Marcelo, Rafinha, Felipe e Luga. Técnico: Enio Vecchi.

Cetaf/Garoto/UVV/PMVV: Alexandre, Léo Gomes, Felipinho, Costa e Amiel. Entraram: Omar, Márcio, Gaspar e Schneider. Técnico: Luiz Felipe

Azevedo.

Fatal error: Uncaught Exception: 190: Error validating application. Application has been deleted. (190) thrown in /var/www/draftbrasil.net/blog/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273