A final da ULEB Cup, por Sergio Esparcia
Esta semana, daremos destaque a fase final da Uleb Cup, disputada no último final de semana, em Turin, na Itália, consagrando o Dkv Joventut, campeão que garantiu um a vaga na próxima edição da Euroliga.
Começamos com as quartas de final.
Na primeira partida desta fase, um clássico turco entre o Galatasaray Café Crown e Besiktas Cola Turka. A partida esteve dominada desde o primeiro minuto pelo Galatasaray, mas a vantagem foi sendo diminuída durante a segunda metade do jogo, até a virada, deixando o Besiktas dois pontos a frente, nos últimos segundos, com a posse de bola a favor do Galatasaray. O Besiktas não cometeu a falta, dando oportunidade para um tiro certeiro de três pontos de Robert Hitte, dando a vitória ao Galatasaray por 61 – 60. Além do arremesso vencedor, Hitte também foi o cestinha do jogo com 22 pontos.
A segunda partida também trouxe um confronto entre duas equipes do mesmo país. DKV e Pamesa Valencia se enfrentaram, repetindo o confronto da mesma fase na última temporada. O craque Rudy Fernandez teve problemas de faltas logo no início da partida, diminuindo assim seus minutos em quadra e o poder ofensivo do DKV. Ainda assim, a equipe de Badalona controlou o marcador e o Valencia só conseguiu diminuir a vantagem dos adversários no último quarto, com boas atuações ofensivas de Douglas e Williams. Com a limitação de Rudy, a responsabilidade ficou com o jovem Ricky Rubio, que soube encarar a pressão e liderou o DKV a vitória por 77 – 67. Rubio trabalhou muito bem na armação do time, terminando a partida com 12 pontos e 7 rebotes, sendo o terceiro maior pontuador de sua equipe, atrás de Mallet com 16 e Sonseca, com 14 pontos. O cestinha foi Shammond Williams, do Valencia, com 25 pontos anotados.
O Dínamo Moscou não teve dificuldades para derrotar o PGE Turow, por 78 – 63. Os russos dominaram toda a partida, graças as boas atuações de Henry Domercant, com seus 22 pontos e Milos Vujanic, com 16.
Finalmente, na última partida das quartas de final, o Akasvayu Girona derrotou o Unics Kazan. Depois de um empate na primeira metade do jogo, o terceiro quarto deu a oportunidade a equipe espanhola de conseguir uma vantagem de 9 pontos, que conseguiram manter até o final do jogo, trazendo a vitória por 75 – 66. Marc Gasol e Arriel Mcdonald anotaram 19 pontos cada.
Chegamos a fase semifinal.
A primeira partida foi disputada entre o Dkv Joventut e o Galatasaray. Foi uma partida dura para os espanhóis, que tinham uma vantagem cômoda, de 10 pontos, ao final do primeiro período, mas não conseguiu aumentar devido a uma forte defesa dos turcos, que conseguiram impedir o Dkv de acelerar o jogo, característica principal dos espanhóis. Mesmo com essa melhora durante os três quartos seguintes, os turcos conseguiram ficar três pontos atrás do placar, mas nunca igualaram o jogo. Rudy Fernandez voltou a atuar bem, com 27 pontos, na vitória por 90 – 83, ainda que o cestinha tenha sido o americano Robert Hitte, do Galatasaray, com 28 pontos.
Na segunda partida, o Akasvayu Girona enfrentou o Dínamo Moscou. Nos primeiros minutos de jogo, os russos estiveram melhores em quadra, no entanto, a equipe do Girona fez uma bela partida, com muita seriedade e disciplina tática. Depois de sair para o intervalo com uma vantagem de três pontos, o Girona acelerou o ritmo durante o terceiro quarto, levando sua vantagem para 15 pontos ao final do período. Ainda que no último quarto os russos tenham tido uma grande atuação, diminuindo a vantagem espanhola para apenas 3 pontos, o Girona tinha completo domínio da situação e garantiu a vaga na final com a vitória por 81 – 78, com grande atuação de Radenovic, 20 pontos e 7 rebotes.
Na decisão de terceiro e quarto lugares, o Dínamo bateu o Galatasaray por 84 – 67, com 17 pontos de Monya.
Finalmente, no domingo, a grande final reunindo duas equipes espanholas: DKV e Girona.
Apesar de Rudy Fernandez atuar com uma contusão no ombro, a final não teve muita história para contar.
Depois de um início forte do Girona, abrindo uma vantagem de 10 – 2 no marcador, forçando o Joventut a pedir um tempo, tudo mudou.
Ainda que tenha saído com uma vantagem de cinco pontos no placar, ao final do primeiro quarto, o Girona sofreu muito durante o segundo período, com uma parcial desfavorável de 18 – 6 a favor do Joventut, que manteve o controle durante a segunda metade, vencendo sem maiores dificuldades, por 79 – 54, com 26 pontos de Mallet, eleito melhor jogador da final.
O Joventut venceu seu segundo título em dois meses, com Rudy Fernandez sendo eleito o Mvp dessa fase final, com médias de 16 pontos, 4,3 rebotes e 2,7 assistências.
O Dkv garante uma vaga na próxima Euroliga, enquanto o Girona e o Dínamo garantem vaga na próxima edição da ULEB Cup.
Esta semana também tivemos a definição de outro campeão europeu. Na Euroliga feminina, o Spartak Moscou derrotou o Gambrinus Brno por 75 – 60 na grande final.
Lauren Jackson foi eleita Mvp do Final Four, com médias de 26,5 pontos e 12 rebotes.
Um abraço a todos e até a próxima semana.