A rodada da Liga ACB, por Sergio Esparcia
Depois da última rodada, a de número 22, o Real Madrid aumentou a sua vantagem na ponta da tabela sobre algumas das equipes que seguem na sua cola, já que apenas o DKV Joventut teve sucesso no fim de semana.
Todos os outros, perderam.
O Tau Ceramica perdeu uma partida que poderia ser considerada fácil, visto que o adversário, o MMT Estudiantes, está na ponta de baixo da tabela, lutando contra o rebaixamento. O segundo quarto da partida foi o que definiu a sorte do jogo, a favor dos donos da casa, com um placar de 93 – 89, ao final do jogo. Sergio Sanchez foi o cestinha com 19 pontos, enquanto que no duelo brasileiro da partida, entre Tiago Splitter e Caio Torres, os dois estiveram bem, com Caio anotando 13 pontos e recuperando 5 rebotes, enquanto Tiago anotou 3 pontos a mais, com os mesmos 5 rebotes.
Em outra partida envolvendo uma equipe que busca a ponta do campeonato, o iurbentia Bilbao Basket perdeu fora de casa, quando enfrentou o Cajasol, com o placar de 75 – 72.
Tyronne Ellis fez uma grande partida, com 23 pontos (7/10 em arremessos de três pontos) para liderar sua equipe a vitória.
Pelo lado adversário, como sempre tem acontecido, Marcelinho Huertas foi o grande jogador do time, anotando 23 pontos, 6 rebotes e 6 assistências.
Mais um que perdeu a chance de subir na tabela, foi o Barcelona, que também jogando fora de casa, em nenhum momento conseguiu ser superior e fazer frente a equipe do Alta Gestion Fuenlanbrada. Marko Thomas foi o cestinha da vitória por 77 – 69, anotando 19 pontos, enquanto que Lakovic, foi a estrela solitária do Barcelona, com 16 pontos e 5 assistências.
Como havia dito no início, quem venceu na rodada foi o DKV Joventut.
Uma vitória tranqüila e convincente contra o último colocado na classificação geral, o Grupo Begar León. Os 28 pontos de Rudy Fernandez, os 19 pontos e 11 rebotes de Jagla e os 11 pontos e 8 assistências do garoto Ricky Rubio, foram demais para a modesta equipe de León, que teve em Barnes, seu maior destaque, com 15 pontos.
Fechando as participações dos times que estão na ponta da tabela, o líder absoluto, Real Madrid, mesmo jogando fora de casa, só encontrou algumas dificuldades na primeira metade da partida, contra o CB Granada.
A tranqüila vitória por 93 – 84, teve como destaque Bullock, que terminou a partida com 21 pontos convertidos.
Na Euroliga, foi disputada a segunda rodada do Top16. Até agora, uma equipe de cada grupo, venceu as suas duas primeiras partidas.
No grupo D, o Montepaschi Siena é líder, após derrotar o Efes Pielsen, fora de casa, por 79 – 76, com 19 pontos de Thornton.
No grupo E, o Tau Ceramica segue invicto, após bater a outra equipe turca na competição, o Fenerbahce, por 103 – 84. Sete jogadores passaram da marca dos 10 pontos, sendo que Sergi Vidal e Planinic anotaram 14 pontos cada um.
No grupo F, o líder da Liga ACB, Real Madrid, também lidera o seu grupo.
Essa semana, a vítima foi o Olympiacos da Grécia, na vitória por 80 – 70, com 16 pontos de Mumbru.
E finalmente, no grupo G, o CSKA não teve nenhuma dificuldade para derrotar o Barcelona por 72 – 55, com 20 pontos e 8 rebotes de David Andersen, e segue na liderança do grupo.
Um abraço e até a próxima semana.
Sergio Esparcia
Tradução – Diego Silvestrini