A rodada da Liga ACB, por Sergio Esparcia
A ACB aproveitou a rodada de número 25 para comemorar os 25 anos da Liga ACB (quando os clubes passaram a ser responsáveis pela própria competição, deixando assim o antigo controle, que pertencia a Federação).
Em todas as partidas, durante a apresentação e aquecimento dos times, todos os jogadores usaram camisas especiais recordando a data, enquanto nos telões eram projetadas as imagens mais importantes desses 25 anos.
Dentro de quadra, os jogadores também não decepcionaram, proporcionando partidas interessantes e emocionantes.
A partida entre o Tau Ceramica e o iurbentia Bilbao foi televisionada e aproveitou para homenagear a data especial, com os comentaristas usando o logo da Liga em seus uniformes e uma exposição de fotografias dos 25 anos.
Na partida, o Tau tentava se manter na frente, enquanto o Bilbao lutava para evitar mais uma derrota e acabar com a má fase que a equipe atravessa.
Mesmo jogando fora de casa, o Tau começou mais forte, com uma parcial de 10 – 2, que logo foi diminuída pelo Bilbao. Assistindo a partida, era possível afirmar que o Bilbao tinha chances de vencer até a o início do último quarto, quando perdia por apenas 8 pontos. No entanto, neste último período, o Tau voltou a conseguir uma larga parcial (25 – 14) que lhe rendeu a tranqüila vitória por 78 – 60. Splitter foi o melhor da partida com 18 pontos e Huertas foi o melhor do Bilbao, com 16 pontos.
Há muito tempo a Liga não tinha uma partida com duas prorrogações.
E isso voltou a acontecer no domingo, quando o Unicaja enfrentou o Alta Gestion Fuenlabrada.
Depois de um empate em 74 – 74 ao final do quarto período e um empate em 86 – 86 ao final da primeira prorrogação, um arremesso certeiro de três pontos de Jorge Garcia deu uma vantagem crucial ao Alta Gestion e a oportunidade de administrar o placar até a vitória por 105 – 100. O destaque do jogo e Mvp da rodada, foi Wideman, do Alta Gestion, com 24 pontos e 15 rebotes.
Em outra partida importante da rodada, o Barcelona visitou o Pamesa Valencia.
O Barcelona esteve a frente durante quase todo o tempo, mantendo uma vantagem que chegou aos 12 pontos. No entanto, o Valencia conseguiu se recuperar e empatar o placar em 61 pontos. Depois disso, os visitantes voltaram a dominar o jogo e o gás do Valencia parecia ter acabado. A vitória por 75 – 68 teve como destaque o pivô Fran Vazquez com 10 pontos e 6 rebotes. O armador Pepe Sanchez também foi importante, com 9 pontos e 9 assistências. O cestinha foi o jovem Stanko Barac, do Valencia, com 14 pontos anotados.
Além desses jogos, temos que citar o Real Madrid, que segue líder após a fácil vitória por 89 – 77 contra o Grupo Begar Leon, com 17 pontos de Felipe Reyes.
Essa semana também será disputada a última rodada do Top16 da Euroliga.
No grupo D, três equipes disputam duas vagas.
Montepaschi Siena, Partizan Igokea e Panathinaikos tem 3 vitórias cada.
O Partizan enfrenta o Montepaschi, enquanto o Panathinaikos enfrenta o Efes Pielsen, que já está eliminado.
No grupo E, o Tau já está classificado e enfrenta o Fenerbahce Ulker, que tem duas vitórias e três derrotas. No outro jogo, o Lietuvos Rytas (2 – 3) enfrenta o Aris TT Bank (1 – 4) que ainda tem chances de se classificar.
No grupo F, Real Madrid, Olympiacos e Maccabi Elite tem três vitórias cada um e lutarão por duas vagas, quando o Real Madrid enfrenta o Olympiacos e os israelenses jogam contra o Zalgiris Kaunas, que não tem nenhuma chance de classificação.
No grupo G, os russos do Cska já garantiram vaga na próxima fase.
Barcelona, Unicaja e Lottomatica tem duas vitórias cada um. O Barcelona recebe o Cska, enquanto o Unicaja enfrenta o Lottomatica Roma.
Um abraço e até a próxima semana.
Sergio Esparcia
Tradução: Diego Silvestrini