A rodada da Liga ACB, por Sergio Esparcia
Rodada de alto nível na Liga ACB. Agora faltam apenas 5 rodadas para o final desta fase e ainda há muito para ser decidido.
O segundo e terceiro colocados antes do início da rodada, DKV e Tau Ceramica, fizeram a partida mais interessante da rodada. Nos primeiros minutos, o Dkv tirou proveito do cansaço dos jogadores adversários que haviam disputado três partidas nos últimos sete dias, para abrir uma vantagem de 10 – 2, que só começou a ser diminuída quando os jogadores reservas da equipe de Vitoria entraram em quadra. O equilíbrio entre as duas fortes equipes esteve presente durante boa parte do jogo e ao final do terceiro período, estavam empatadas. Mas no último quarto, para azar do Tau Ceramica, o talento e boa fase de Rudy Fernandez apareceu. Com uma parcial final de 19 – 7 nos últimos dez minutos, o Dkv garantiu a vitória por 78 – 66. Sendo assim, o Tau Ceramica fica com poucas chances de terminar com a primeira posição da Liga, que será disputada entre Real Madrid, Dkv e Barcelona. Rudy Fernandez anotou 28 pontos, que lhe renderam o prêmio de Mvp da rodada. Rakocevic e Vidal foram os cestinhas do Tau, com 12 pontos cada. Tiago Splitter teve apenas 7 pontos, além de 4 rebotes.
O Dkv segue três vitórias atrás do líder Real Madrid, que nesta rodada teve dificuldades para vencer o Ricoh Manresa, fora de casa, por 81 – 79. Com um péssimo inicio de jogo, o Real só anotou 10 pontos no primeiro quarto e foi para o intervalo com um péssimo aproveitamento dos arremessos de quadra. Ainda que na segunda metade a equipe tenha melhorado, o Manresa fez de tudo para dificultar a vida dos líderes da competição, chegando ao último período com uma desvantagem de apenas 3 pontos. No entanto, no momento da decisão, valeu a maior experiência dos jogadores de Madrid, que tiveram em Alex Mumbru, com 19 pontos e em Felipe Reyes, 15 pontos e 13 rebotes, seus maiores destaques em quadra.
O Barcelona agora é o terceiro colocado, depois de vencer sem muitas dificuldades o ViveMenorca, por 74 – 64. Grimau e Fran Vazquez foram os cestinhas com 15 pontos, embora o destaque tenha sido o argentino Pepe Sanchez, que chegou perto da marca de triple-double, com 6 pontos, 8 rebotes e 9 assistências.
Duas equipes que seguem na briga pelos playoffs são o Unicaja e o Gran Canária, que se enfrentaram nesta rodada, em uma partida que se definiu apenas na prorrogação.
O placar de 95 – 90 a favor do Unicaja garantiu uma vitória que deveria ter sido conseguida no tempo regular, quando o time de Málaga errou muito no jogo e permitiu que o Canária tirasse uma diferença de 13 pontos, faltando poucos minutos para o fim do jogo.
Ndong foi o destaque do Unicaja com 16 pontos, enquanto Savanne foi o cestinha do jogo, anotando 22.
Pela Euroliga, já conhecemos uma das equipes que estará no Final Four de Madrid, é o Montepaschi Siena, que derrotou o Fenerbahce Ulker em duas partidas.
As outras três equipes serão definidas na quarta e quinta feira. O Tau Ceramica recebe o Partizan Igokea depois que cada um venceu a partida que disputou em casa. A mesma situação na disputada entre o Maccabi e o Barcelona.
O Olympiacos esteve muito perto de garantir sua classificação, depois de derrotar o CSKA, na Rússia, por 76 – 74. No entanto, os gregos não conseguiram vencer o segundo jogo em casa e foram superados por dez pontos, 83 – 73. Dessa forma, a terceira partida será necessária.
Um abraço a todos e até a próxima semana.
Tradução: Diego Silvestrini