A temporada da NCAA, por Eduardo Agra
Nas duas últimas semanas tivemos a oportunidade de assistir na ESPN sete jogos de quatro grandes conferências da divisão I do basquete universitário americano (BIG XII, BIG 10, SEC e ACC), equipes ranqueadas entre as 25 melhores do País.
Duke, North Carolina, Kansas, as três entre as cinco melhores Vanderbilt, Texas, Tennesse, Indiana, entre as quinze melhores. Todas equipes com grande tradição e estórias vencedoras dentro da NCAA.
Desses jogos todos que assitimos, a equipe que mais me impresionou foi Duke, equipe treinada pelo coach Mike K, técnico do projeto olímpico americano que estará à frente da equipe em Pequim.
Essa é uma equipe de estatura baixa mas muito atlética, que marca muito forte no perímetro e tem um ótimo aproveitamento da linha de três pontos, além de muita disciplina tática que é a principal característica das equipes comandadas pelo coach K.
Kansas, Tennesse, Nort Carolina, Memphis (único invicto no país, mas que joga numa conferência mais fraca – C-USA), UCLA, Georgetown seriam outros favoritos ao título desse ano.
É claro que tudo depende da distribuição das chaves e de quem irá jogar aonde, porque equipes que jogam em regiões próximas ao seu Estado sempre têm uma vantagem.
A principal característica dessa temporada até aqui é o grande impacto que alguns “freshman” estão tendo à frente de suas equipes.
Guardem esses nomes: Michael Beasley (Kansas State), Kevin Love (UCLA), Eric Gordon (Indiana), D.J. Agustin (Texas), Derrick Rose (Memphis), Kyle Singler (Duke), O.J. Mayo (USC), provavelmente estarão em breve nas grandes equipes da NBA.
As conferências se encaminham para a sua fase final. Logo, o March Madness estará batendo à nossa porta e poderemos assistir todo o torneio pela ESPN.
Eduardo Agra foi jogador da seleção brasileira de basquete, conquistando a medalha de bronze no Campeonato Mundial de 1978 e disputando os Jogos Olímpicos de 1984. Além disso, Agra foi campeão Mundial de Clubes pelo Sírio em 1979 e disputou a NCAA por Kansas State (de 1979 a 1983). Atualmente, Eduardo Agra é comentarista de basquete da ESPN e colabora com o Draft Brasil.