Acompanhe a reta final do prazo pra trocas da NBA

Escrito por
Publicado em: 17/02/2010

Como é de praxe, o período que vai do Allstar Game até a trade deadline (data limite para negociações de jogadores) é repleto de rumores, boatos e afins.  Para facilitar a busca de informações e entender melhor os movimentos das equipes o Draft Brasil resolveu compilar os boatos em alta e traçar uma breve análise sobre as negociações concretizadas até então. Sem mais delongas, vamos aos negócios:

Trocas confirmadas:

A maior negociação até então se trata da ida para Dallas do pivô Brendan Haywood, o ala Caron Butler e o escolta DeShawn Stevenson em troca do ala Josh Howard e do ala/pivô Drew Gooden, que vão jogar em Washington.

Análise: Cuban acertou em cheio nesse movimento, claramente visando a briga pelo título. Dallas traz ao time a ótima presença defensiva e nos rebotes com Brendan Haywood, o ótimo ala Caron Butler, que apesar de ter caído de produção nessa temporada conta com um jogo tanto ofensivo como defensivo muito bem polído e uma nomeação para o time das estrelas no currículo. Pelo lado negativo pode-se ressaltar a vinda do escolta DeShawn Stevenson, lutando contra seguidas lesões durante as duas últimas temporadas, além do acréscimo na folha salarial do time.

Para o Washington foi um movimento estritamente financeiro, ainda mais se levar em conta a série de lesões que o bom ala Josh Howard vem tendo durante a temporada, sem conseguir se manter saudável por uma sequência média de jogos. Junto a ele chega aos Wizards o ala/pivô Drew Gooden, que já declarou estar insatisfeito com a transação, requisitando um buyout para se tornar Free Agency e procurar outra equipe competitiva para jogar. Tanto Howard como Gooden possuem em seus contratos uma Team Option para renovação de contrato na próxima temporada, que dificilmente será acionada devido a clara intenção do Wizards de economizar dinheiro.

Outra negociação concretizada  se trata da ida para Portland do pivô Marcus Camby em troca do ala Travis Outlaw, o armador Steve Blake e uma compensação em dinheiro, que vão jogar nos Clippers.

Análise: Uma troca de jogadores expirantes. Todos os jogadores envolvidos tem seus contratos expirando ao final dessa temporada, o que abre certa mobilidade financeira a ambos os times, além de preencher as lacunas de posição carentes nas equipes. A primeira vista pode-se afirmar que o movimento foi melhor ao Portland devido a vinda de um jogador de peso como Marcus Camby, mas olhando pelas entrelinhas pode-se observar que o movimento também pode vir a ser benéfico para o Clippers no futuro, como observado a seguir.

Os Clippers recebem um bom ala em Travis Outlaw, que apesar de estar machucado na teoria se encaixa muito bem ao estilo de jogo do time, além de ser uma notável melhora em relação aos outros alas da equipe, Al Thornton e Rasual Butler. Um fato a se observar é que Outlaw teve médias de 15 pontos por jogo nos jogos em que foi titular pelo Portland na temporada passada. No pior dos casos tanto Outlaw quanto Steve Blake – este um armardor decente e com bom chute de 3 – viram free agency ao final da temporada o Clippers libera ainda mais salary cap pra próxima temporada, já que dificilmente Marcus Camby renovaria com a equipe. Além do fato de que com esse movimento o time pode dar mais minutos ao jovem pivô DeAndre Jordan e ao ala/pivô Craig Smith.

Já para o Portland a troca ainda faz mais sentido devido a lacuna gerada na posição em decorrência das lesões que colocaram fim a temporada  do pivô Greg Oden e de seu reserva imediano, Joel Prybilla. A situação no garrafão do Portland era tão grave que o veterano Juwan Howard, de 37 anos, preenchia a maioria dos minutos do time na posição. Camby chega pra ser o “tampão” na posição com sua boa presença defensiva alta produção em termos estatísticos. Além disso, abre espaço na rotação para o jovem ala da seleção francesa Nicolas Batum e o armador Jared Bayless.

De acordo com o Washington Post,  Antawn Jamison é o novo reforço do Cleveland Cavaliers. Segundo as primeiras informações o Cleveland contretizou uma 3-way deal juntamente com o Wizards e os Clippers envolvendo os seguintes jogadores:
Cavaliers envia: Zydrunas Ilgauskas, 1 escolha no draft e os direitos do ala Emir Preldzic e recebe o ala/pivô Antawn Jamison e o armador Sebastian Telfair.
Wizards envia: Antawn Jamison e recebe o ala Al Thorton, Zydrunas Ilgauskas e 1 escolha do Cleveland.
Clippers enviam: Al Thorton, Sebastian Telfair e recebem Drew Gooden.

Atualizando:

O ala de força Tyrus Thomas vai para Charlotte em troca de dos armadores Flip Murray, Acie Law que vão para Chicago juntamente com uma futura 1 escolha no draft.

Análise: Mais uma troca que visa a free agency do próximo ano. Tanto Tyrus quanto Flip e Law são expirings para esse ano, a diferença nesse caso é que Tyrus é um pivô muito atlético e que apesar da inconstância em seu jogo dá lampejos de que pode vir a ser um bom jogador. Resta saber como Larry Brown vai trabalhar esse jogador, principalmente no quesito defensivo. Já o Chicago recebe a sempre alta escolha de Charlotte, restando saber apenas se existe algum tipo de restrição quanto a ela. Flip Murray e Acie Law provavelmente serão dispensados ao final da temporada. No mais, correm boatos de que Tyrus Thomas pode ser trocado logo a seguir junto com os Knicks por Jerome James e Al Harrington, é ficar de olho.

Mais uma troca envolvendo 3 times: Rockets envia o ala/pivô Carl Landry, o ala Tracy McGrady, o pivô Joey Dorsey e uma quantia em dinheiro e recebe o ala/armador Kevin Martin e os pivôs Jordan Hill e Hilton Armstrong, além de uma inversão de escolhas de 1 round com o Knicks para 2011 (top1 protected) e a 1 escolha do time de New York para 2012 (Top5 protected).
Knicks envia o pivô Jordan Hill, o ala Jared Jeffries e o ala/armador Larry Hughes em troca de Tracy McGrady e o armador Sergio Rodriguez
Os Kings enviam o Kevin Martin, Hilton Armstrong e Sergio Rodriguez para receber Carl Landry, Larry Hughes e uma quantia em dinheiro.

O 76ers envia para o Bucks o armador Royal Ivey, o pivô Primoz Brezec e uma futura 2 escolha no draft em troca do armador Jodie Meeks e o pivô Francisco Elson.

O Bulls envia o ala John Salmons para o Bucks em troca do ala/pivô Hakim Warrick e o ala Joe Alexander, além de oferecer ao Bucks a opção de uma inversão de escolhas no draft.

Knicks envia para os Wolves o pivô Darko Milicic e uma quantia em dinheiro em troca do ala/pivô Brian Cardinal.

O armador dos Knicks Nate Robinson e o ala Marcus Landry vão para os Celtics em troca do armador Eddie House e os alas J.R. Guiddens e Bill Walker.

Utah envia o ala Ronnie Brewer aos Grizzlies em troca de uma 1 escolha no draft protegida.

Kings recebem o ala Dominic McGuire junto ao Wizards em troca de uma futura 2 escolha no draft e uma quantia em dinheiro.

Bobcats recebem o pivô Theo Ratliff, do Spurs.

Rumores não concretizados:

Amare Stoudamire por Zydrunas Ilgauskas, JJ Hickinson e 1 round pick.

Heat teria oferecido Michael Beasley por Amare Stoudamire.

Bulls teriam oferecido ao Rockets  Brad Miller, Tyrus Thomas e um entre John Salmons/Kirk Hinrich por Tracy McGrady.

John Salmons indo para o Bucks em troca dos contratos expirando de Francisco Elson e Kurt Thomas.

Ray Allen de saída do Celtics, podendo ir para o Kings em troca de Kevin Martin ou para os Warriors por Monta Ellis.

Kirk Hinrich indo para o Lakers.

Spurs negociando com o Bulls algo em torno de Antonio McDyess por Tyrus Thomas.

Richard Jefferson no bloco.

76ers interessados em negociar Samuel Dalembert, Andre Igoudala e Elton Brand.

Jamero Pargo saindo de Chicago.

Warriors escutando propostas por Corey Maggette.

Grizzlies, Knicks e Nets interessados em Sergio Rodriguez.

Roger Mason pediu para sair do Spurs. Grizzlies interessados.

Bobcats e Pacers estariam discutindo uma troca envolvendo o armador T.J. Ford, que iria para Charlotte, em troca de um pacote que incluiria o armador D.J. Augustin.

Heat em negociações com o pivô Carlos Boozer

Lakers discutindo com o Raptors uma troca envolvendo os armadores Sasha Vujacic e Marcus Banks

Warning: array_merge(): Argument #1 is not an array in /var/www/draftbrasil.net/blog/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/seofacebook.php on line 559 Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /var/www/draftbrasil.net/blog/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/seofacebook.php on line 561