Alguém quer um pontuador?

Escrito por
Publicado em: 2/12/2009

Durante a off-season muitos apostaram que Allen Iverson estava acabado. O baixinho que garantiu o título de cestinha da NBA em quatro temporadas e foi MVP em 2001 acabou em Memphis, jogou três jogos e foi embora. The Answer voltou para a Free Agency e foi a vez da maioria apostar no final de sua carreira. Enfim, não estamos querendo discutir o ocorrido (saída de Memphis) e sim analisar aonde Iverson pode jogar, afinal, jogo para estar na NBA ele ainda possui.

Nessa semana os boatos dão conta de que o Philadelphia 76ers estaria em contato com Iverson para trazer de volta o jogador ao time. Iverson é ídolo em Philadelfia (todos os prêmios que conquistou foram vestindo a camisa dos Sixers) e todos lembram daquela campanha fantástica de 2001 (Iverson MVP, Sixers nas Finais). Além do 76ers nenhuma equipe aparenta mostar interesse em AI, entretanto, algumas equipes precisam de um pontuador nato e The Answer poderia somar.

Philadelphia 76ers: Allen Iverson é o segundo maior cestinha da franquia (19.583 pontos), segundo jogador que mais roubou bolas (1.626 roubos), sexto que mais vestiu a camiseta em jogos totais (697 jogos), com a maior média de pontos por jogo (28.1) e mais bolas de três convertidas (877). Além disso levou os Sixers para a final da NBA em 2001 e ganhou quatro títulos de cestinha da liga com essa camiseta. Ídolo indiscutível. O Philadelphia conta com bons jogadores (Louis Williams, Andre Iguodala e Elton Brand), entretanto, o armador principal Williams se lesiounou e ficará dois meses fora. Sem ele os Sixers estão em uma sequência ridícula (sete derrotas seguidas) e a campanha foi por água abaixo (apenas 5 vitórias em 18 jogos, 27% de aproveitamento). Tempo para recuperação existe, porém, Jrue Holiday (novato) assumiu a armação titular e com certeza não irá liderar esse time aos playoffs, afinal, não está pronto para esse nível. Willie Green é outro que ganhou minutos com a lesão de Louis Williams, entretanto, não é um pontuador. No meio disso, Andre Iguodala e Elton Brand necessitam de ajuda. E um “scoring machine” como AI não resolveria esses problemas?

Muitos citam que o ataque de Philadelphia baseado no passe não seria ideal para Iverson, entretanto, esquecem que o 76ers estão com médias de 96 pontos por jogo (17ª na NBA). Iverson é um jogador que assume o jogo e pode garantir 20 pontos todas as noites (tem médias de 27 pontos por jogo na carreira). Além de todas as questões de quadra, Iverson de volta em Philadelphia deve causar certa animação no público. Talvez seja o ponto que falte para a torcida adotar novamente o time. De fato, não contratar Iverson seria um erro tremendo para o time de Eddie Jordan.

New Jersey Nets: 17 jogos, 17 derrotas. Algo mais precisa ser dito?

Trenton Hassell joga 35 minutos, é titular e recebe bolas quase 10 bolas por jogo para chutar. Iverson ajudaria e muito o fraco Nets. Juntamente com Devin Harris pode formar uma dupla que cause estragos com sua velocidade e pontuação. Chris Douglas-Roberts pode ser “passado para a posição 3” ou vir do banco e continuar seu bom desenvolvimento dentro da liga. Um contrato de 1 ano com AI não tirará o poder dos Nets no verão de 2010 e trará pontos e algumas vitórias (tão necessárias) para esse time. Enfim, um time que está 0-17 deveria no mínimo se interessar por um free agent de 20-25 pontos por jogo.

Chicago Bulls: Com médias de 91 pontos por jogo o Bulls está em má fase. Uma equipe de nível de playoffs com 6 vitórias e 9 derrotas?

Allen Iverson só precisaria assinar e jogar. O lugar para ele está ali, parado, esperando. John Salmons joga na posição 2 e convenhamos, pode ir para o banco e jogar menos minutos. Salmons é bom, entretanto, não é nem de longe o pontuador que Iverson é. Salmons joga 37 minutos por jogo e tem médias de 15 pontos por jogo. Iverson precisaria de 25 (?) minutos para chegar a esses 15 pontos. Os minutos estão aí e os Bulls necessitam de alguém para suprir a saída de Ben Gordon. Iverson é a melhor pedida no momento e talvez esperança de playoffs.

Iverson é um jogador difícil. Ninguém discute isso. Porém, existem equipes na NBA (até mais do que as citadas) que não podem se dar ao luxo de assistir The Answer ficar sem time. Pontuador nato e veloz, AI ainda pode agregar na liga. Resta saber quem aceitará que precisa de um pontuador, afinal, Iverson responderá com cestas e muitas equipes precisam disso no momento.

Raoni Moretto
raokiller@hotmail.com

Warning: array_merge(): Argument #1 is not an array in /var/www/draftbrasil.net/blog/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/seofacebook.php on line 559 Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /var/www/draftbrasil.net/blog/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/seofacebook.php on line 561