Amistoso – EUA X Brasil – Osso duro de roer
Mesmo jogando em frente a um público de pouco mais de 20 mil torcedores no Verizon Center – incluindo a presença ilustre do presidente dos EUA, Barack Obama, e da 1ª dama, Michelle Obama – a seleção norte-americana teve que suar a camisa. E suar muito, para derrotar seleção de basquete do Brasil por 80X69.
Na noite desta 2ª feira (16/07) em Washington, o Brasil fez bonito, jogando de igual para igual contra os EUA e sofrendo apenas a sua 2ª derrota em 8 amistosos disputados desde junho na preparação para as Olimpíadas de Londres. Os destaques da partida foram LeBron James, cestinha do confronto com 30 pontos, o armador brasileiro Marcelinho Huertas, que registrou 11 pontos, 13 assistências e 5 rebotes, o já conhecido da torcida americana, Anderson Varejão, que brilhou com 12 pontos e 13 rebotes e Alex Garcia, que anotou 14 pontos.
Apesar do atraso no começo da partida por conta da entrada do presidente Obama, que foi ovacionado pela torcida local, o quinteto titular do Brasil não se intimidou e logo abriu vantagem no placar graças a uma grande atuação de Alex, que marcou 12 dos seus 14 pontos no 1º período, ajudando a fechar o período vencendo por 27X17.
Mas a seleção dos EUA voltou com outra postura para o 2º período, jogando mais no estilo da NBA do que no basquete disputado na FIBA. Com uma marcação e um contato físico mais forte, ajudando a produzir vários erros da seleção brasileira, os comandados de Mike Krzyzewski tiraram a desvantagem, ao anotar um placar parcial de 20X5 no período. Os contra-ataques puxados por LeBron James, Kevin Durant (um nativo de Washington e que somou 11 pontos no total) e Kobe Bryant fizeram os norte-americanos irem para os vestiários com uma vantagem de 37X32.
Apesar de um início melhor dos EUA no 3º período – onde a vantagem chegou a ser de 12 pontos, graças a 6 dos 10 pontos de Chris Paul na partida – Marcelinho Huertas não deixava os adversários dispararem no placar, equilibrando sempre o confronto contra os anfitriões, que fecharam o quarto com 8 pontos de vantagem (59X51).
Nos últimos 10 minutos de partida, a defesa brasileira se mostrou ainda mais agressiva e seguiu dando trabalho. Com uma forte marcação de Anderson Varejão e Nenê, além do brilhantismo de Huertas, o Brasil chegou a diminuir para 4 pontos a diferença, porém graças aos 7 pontos seguidos de LeBron James (aproveitamento de 11-20 nos arremessos), o confronto chegou aos números finais de 80X69.
O Brasil agora viaja para França, onde encara a seleção francesa e a australiana em um torneio em Estrasburgo, antes da estreia nos Jogos de Londres. Já os EUA continuam sua preparação para Londres em Manchester nos dias 17 e 18 e seguem para Barcelona, onde enfrentarão a Argentina e a Espanha.