Análise – Heat X Celtics – Jogo 5

Escrito por
Publicado em: 6/06/2012
Paul Pierce calou a torcida do Heat com este arremesso no final do jogo 5

Quer queiram ou não, o Boston Celtics sabe como resolver uma partida nos momentos decisivos. Que o diga o Miami Heat depois da derrota por 94X90 no jogo 5 das finais da conferência Leste.

Primeiro, um arremesso de Kevin Garnett colocou os Celtics em vantagem no placar por 81X80 com 2:54 minutos para o final. Em seguida, Mickael Pietrus converteu um arremesso de 3 pontos com 2:11 restantes para colocar os Celtics novamente à frente do placar depois de um arremesso de 3 pontos de Mario Chalmers. Foi o 1º arremesso convertido de Pietrus nesta pós-temporada nos últimos 5 minutos de uma partida separada por 5 pontos.

Enfim, talvez o mais importante arremesso dos Celtics nesta pós-temporada foi o de Paul Pierce. Assegurando uma vantagem de 87X86, Pierce acertou um contestado arremesso de 3 pontos com a marcação de LeBron James para ampliar a liderança dos Celtics para 4 pontos com 52 segundos para o final do jogo. Isso provou ser a diferença para os Celtics no jogo 5 da vitória em Miami.

Paul Pierce foi mais uma vez "clutch" para os Celtics nesta pós-temporada

Paul Pierce foi mais uma vez "clutch" para os Celtics nesta pós-temporada

Nos 5 minutos finais dos últimos 2 jogos, quando o placar está separado por apenas 5 pontos, os Celtics tem um aproveitamento de 10-21 nos arremessos de quadra, incluindo um aproveitamento de 2-6 nas tentativas de 3 pontos. O Heat, entretanto, tem um aproveitamento de 7-24 nas tentativas de arremesso nestas mesmas situações (chamadas de “clutch” ou “hora da decisão”) nas últimas 2 partidas, incluindo um aproveitamento de 2-11 da linha de 3 pontos.

Não foi necessariamente o Heat que não conseguiu decidir a partida ofensivamente na reta final – Chalmers converteu um decisivo arremesso de 3 pontos para virar o placar após uma bandeja de Dwyane Wade que empatou a partida nos últimos 3 minutos. Mas o Heat não conseguiu impedir os Celtics de decidir a partida ofensivamente nos momentos finais, e não foram capazes de fazer isto também no jogo 4.

Por que os Celtics foram tão bem sucedidos na hora da decisão nos últimos 2 jogos? Bem, eles passaram por muitas experiências nesta pós-temporada (para não mencionar as últimas 4 pós-temporadas também).

Nos 5 minutos finais do 4º período ou da prorrogação nesta pós-temporada, quando a diferença no placar é de 5 pontos, os Celtics tem um aproveitamento de 48-96 nos arremessos de quadra, incluindo um aproveitamento de 11-24 nos arremessos de 3 pontos.

Para colocar isso em perspectiva, o Heat é a equipe mais próxima as tentativas deste tipo nesta pós-temporada com 63 arremessos, e eles acertaram apenas 23 deles (36,5 %). O Heat tem apenas um aproveitamento de 4-19 nos arremessos de 3 pontos nos momentos decisivos.

O San Antonio Spurs, que ainda está na disputa pelo título da NBA, chutou somente 17 arremessos nos momentos decisivos (e converteram 11 deles). Isso mostra bastante os diferentes caminhos que os Celtics e os Spurs enfrentaram até chegar a este ponto dos playoffs, quando se compara os 17 arremessos dos Spurs contra os 96 dos Celtics.

Aproveitamento das equipes das finais de conferência nos momentos decisivos – Playoffs 2012
Equipe
Aproveitamento nos arremessos
% nos arremessos
Spurs
11-17
64,7
Celtics
48-96
50,0
Thunder
23-53
43,4
Heat
23-63
36,5

Nenhuma outra equipe converteu a metade desta quantidade de arremessos decisivos que os Celtics acertaram nesta pós-temporada.

O poder de decisão dos Celtics pode ser largamente atribuído nesta pós-temporada a Pierce e a Rajon Rondo. Pierce tem um aproveitamento de 12-19 nos arremessos (63,2 %) nos 5 minutos finais das partidas separadas por 5 pontos nesta pós-temporada, o mais alto aproveitamento de arremessos por qualquer jogador que chutou, pelo menos, 10 tentativas nos momentos decisivos.

Jogadores com melhores aproveitamentos nos momentos decisivos – Playoffs 2012
Jogador
Aproveitamento nos arremessos
% nos arremessos
Paul Pierce
12-19
63,2
Kevin Durant
12-20
60,0
Chris Paul
8-15
53,3
Rajon Rondo
16-31
51,6
Andrew Bynum
5-10
50,0

Nenhum jogador acertou mais arremessos decisivos nesta pós-temporada do que Rondo, que tem um aproveitamento de 16-31 nos arremessos. Nesta mesma situação, LeBron tem apenas um aproveitamento de 6-19 nos arremessos (31,6 %) e Wade um aproveitamento de 8-20 (40 %).

Apesar de sua ajuda nas assistências, Rajon Rondo é decisivo quando exigido pelos Celtics

Apesar de sua ajuda nas assistências, Rajon Rondo é decisivo quando exigido pelos Celtics

Se há uma semana atrás, a mídia dizia que os Celtics estavam muito velhos, agora eles estão apenas a uma vitória de mais uma disputa do título da NBA. E o Heat? Bem, o Heat está em grandes apuros agora.

Warning: array_merge(): Argument #1 is not an array in /var/www/draftbrasil.net/blog/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/seofacebook.php on line 559 Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /var/www/draftbrasil.net/blog/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/seofacebook.php on line 561