Árbitro também ama, por Renatinho

Escrito por
Publicado em: 19/02/2008

Como é gostoso apitar uma final. E sempre é um prazer e uma demonstração de grande performance durante o campeonato estar escalado em uma decisão. Tive a oportunidade de estar nas últimas finais de Campeonato Paulista, Campeonato Nacional e Competições Internacionais. É claro que as finais mais importantes na minha carreira foram as Finais Olímpicas de Sydney e Atenas, mas sempre queremos estar na próxima, seja ela qual for.

A Final de um campeonato é a medalha do árbitro… e como vale.

Sábado estive em Franca e não poderia ser diferente, ginásio cheio, clima de decisão, bastidores, mídia tudo que nos motiva a sempre estar lá.

Não sou árbitro para ganhar dinheiro, até porque não daria para sustentar uma família, mas é claro que ele faz parte do contexto de uma vida capitalista. Mas o prazer de apitar, só pode expressar quem é árbitro e ama arbitragem, isso o dinheiro não compra.

Muitas vezes somos acusados de culpados por uma derrota. Mas também nunca somos exaltados pelos nossos acertos, é uma profissão que se equilibra no fio da navalha, e que pode ir do céu ao inferno em frações de segundo… Mas vale a pena.

Apesar de todas as finais que trabalhei até hoje, é sempre motivante e prazeroso estar na próxima decisão seja o campeonato que for.

Por trás de um apito, está um ser humano, que acerta e erra, que esbraveja e se emociona, que é xingado mas absorve e segue, que é solitário nas decisões mas acarinhado pela família, que se errar têm que seguir, pois o jogo não pode parar, e o mais importante de tudo: que AMA O BASQUETE.

Ama o basquete como vocês, torcedores, jogadores, técnicos e dirigentes. Ama tanto, que carrega debaixo do braço o livro de regras, e vai com um apito para a quadra, ser o guardião das regras deste esporte, enfrentando todas as situações possíveis, até de agressão muitas vezes, simplesmente pelo fato de querer zelar pelo sucesso de nosso BASQUETE…

Um Abraço…

Renatinho

Renatinho é Carlos Renato dos Santos, um dos árbitros mais importantes do basquete brasileiro. Já apitou campeonatos mundiais, pré-olímpicos, e Olimpíadas, tendo inclusive apitado a final de 2000 em Sidney, entre EUA e França. Hoje ele é colunista exclusivo do Draft Brasil.

Fatal error: Uncaught Exception: 190: Error validating application. Application has been deleted. (190) thrown in /var/www/draftbrasil.net/blog/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273