Argentina convoca seleção para Mar del Plata
Após muita expectativa saiu a lista de convocados para defender a seleção da Argentina no Pré-Olímpico de Mar del Plata. A lista conta com a volta de Pepe Sanchez e Fabrício Oberto, ou seja, despedida de gala para a geração dourada em seu território.
Além dos tradicionais craques Manu Ginóbili e Luis Scola, foram convocados os outros jogadores que atuam na NBA (Carlos Delfino e Andrés Nocioni). Pablo Prigioni, Federico Kammerichs, Leo Gutiérrez, Juan Gutiérrez, Hernán Jasen e Paolo Quinteros são outras presenças que já eram esperadas. Fabrício Oberto também era aguardado, afinal, liberado pelos médicos afirmou que estaria habilitado a jogar após sua aposentadoria por problemas cardíacos.
A volta de Pepe Sanchez me parece interessante e merece ser tratada em parágrafo específico. Sanchez se aposentou da seleção muito antes de seu prazo de validade acabar, sua volta talvez não seja no auge físico e técnico, entretanto, o histórico armador teve médias de 10 pontos, 7 assistências, 5 rebotes e 3.5 roubos de bola na forte Liga Argentina. Para render nesse nível me parece que Pepe Sanchez não terá problemas e terá papel fundamental nesse novo grupo argentino.
Ou outros convocados são Leonardo Mainoldi, Juan Pablo Figueroa e Martin Leiva. Leiva é uma boa surpresa nessa convocação, afinal do alto de seus 2,08m pode dar minutos reais de descanso para Scola e o “aposentado” Oberto.
Abaixo a lista completa:
Pablo Prigioni, 1,91m, armador
Pepe Sanchez, 1,93m, armador
Juan Pablo Figueroa, 1,84m, armador
Manu Ginóbili, 1,98m, ala-armador
Carlos Delfino, 1,98m, ala-armador
Hernán Jasen, 1,99m, ala
Andrés Nocioni, 2,01m, ala
Paolo Quinteros, 1,86m, ala-armador
Luis Scola, 2,06m, ala-pivô
Leonardo Gutiérrez, 2,00m, ala-pivô
Federico Kammerichs, 2,05m, ala-pivô
Leonardo Mainoldi, 2,04m, ala
Fabrício Oberto, 2,07m, pivô
Juan Gutiérrez, 2,05m, pivô
Martín Leiva, 2,08m, pivô
Por fim, vale ressaltar a ausência de Román González presença tão constante nas convocações de Sérgio Hernández. Lamas preferiu a altura de Leiva e sua mobilidade e doação defensiva. González além de fazer uma temporada ruim, é sempre um jogador com problemas de peso.
Esse time é dos mais fortes que se pode formar no mundo e sem dúvidas é o grande favorito ao título do Pré-Olímpico tanto por sua qualidade quanto pela condição de local.
Raoni Moretto
raoni@draftbrasil.net