As primeiras movimentações do mercado brasileiro

Escrito por
Publicado em: 25/05/2011

mercado+da+bola[1]Com o final da temporada de basquete no Brasil, começa um período de extrema importância para os clubes através do planejamento e formatação dos elencos para os campeonatos que virão. Já nessa semana começamos a ter as primeiras contratações oficiais e boatos relacionando equipes brasileiras.

Quem deu a largada no mercado foi o Pinheiros, terceiro colocado no NBB3. Os paulistas anunciaram a renovação de Shamell que já foi comentada aqui no Draft Brasil como sendo de suma importância para os atuais vice-campeões do Interligas. Shamell não foi o único a renovar contrato, afinal, também foi confirmado que Marquinhos e Bruno Fiorotto continuam.

Marquinhos é junto de Shamell a grande estrela do perímetro paulista e sua renovação é fundamental para que a equipe continue sendo uma das mais fortes do país nas posições externas. Fiorotto por sua vez não é indispensável mas continua sendo um bom jogador de rotação para auxiliar Morro no jogo interno. Porém, os paulistas não ficaram apenas nas renovações. Contratando de forma rápida e pontual, anunciaram Renato e Rafael Mineiro que estavam em São José dos Campos.

Renato é um ala que chega para somar ao qualificado perímetro do time. Possui rodagem internacional com a seleção e bom chute de fora. Renato é daqueles jogadores que se esperava muito quando ainda garoto, entretanto, não evoluiu o necessário para atender todas as expectativas colocados em cima de seu jogo, todavia é um jogador que com toda sua experiência deve ajudar e muito a equipe de João Marcelo que necessitava de uma rotação maior. Mineiro é um atlético ala-pivô que já foi campeão de enterradas no NBB e também tem alguma experiência com a seleção nacional. Chega sem ter função específica ainda, afinal, não é certa a continuação de Olivinha no plantel. Se Olivinha for confirmado, arrisco dizer que com mais um armador seguro para a rotação, Pinheiros vira forte candidato a melhor elenco do país. Caso Olivinha saia, vejo uma queda grande no time titular com a entrada de Rafael Mineiro. O ala-pivô é um jogador dinâmico, entretanto, reserva em um time de ponta na minha convicção.

Outro time forte que anunciou suas primeiras movimentações foi o campeão Brasília. Horas após o título já foi vinculado na internet que a trinca mais forte do NBB ficará por lá, ou seja, Nezinho, Alex e Guilherme estão de contrato renovado. Os três continuarão a ser os pilares de um time que se mostrou mais uma vez muito forte e deve continuar no mesmo patamar.

Por fim, São José dos Campos é outro que está presente no mercado. Mesmo após perder Renato e Rafael Mineiro o clube paulista anunciou que Murilo e Fúlvio ficarão para a próxima temporada. Além deles, algumas informações conectam David Teague (Flamengo) ao time paulista. Teague é um jogador com boa capacidade ofensiva e poderia ser uma boa aquisição para São José, afinal, formaria um trio interessante com os já citados Fúlvio e Murilo. Mesmo assim é importante lembrar que o time precisará achar uma reposição qualificada para Mineiro se quiser brigar na parte de cima da tabela do próximo NBB.

Raoni Moretto
raoni@draftbrasil.net

Fatal error: Uncaught Exception: 190: Error validating application. Application has been deleted. (190) thrown in /var/www/draftbrasil.net/blog/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273