Boston Celtics x New York Knicks

Escrito por
Publicado em: 16/04/2011

Playoffs 2010/201
1ª Rodada – Conferência Leste
3º Boston Celtics x New York Knicks – 6º

A série que coloca a equipe de Boston frente à frente com NY Knicks é das mais esperadas deste playoffs. O Knicks retorna aos playoffs após sete temporadas assistindo essa fase de casa. Desde a temporada 1989/1990 as duas equipes não se enfrentam nesta fase e naquela oportunidade, o Knicks venceu por 3 x 2 após perder estar perdendo de 2×0. Ou seja, emoção não faltou daquela vez e esperamos não faltar agora.

A equipe verde trocou nesta temporada, enviou seu melhor pivô defensivo, Kendrick Perkins, para Oklahoma e demonstrou certa inconstância no final da temporada. Seja a falta de fôlego dos veteranos, seja a falta de elenco para suprir necessidades, o Boston teve momentos que tropeçou muito no final e isso lhe custou a chance de ter o mando de quadra até o final da Conferência. New York Knicks também trocou bastante, ficou semanas discutindo se Carmelo Anthony chegaria ou não na equipe. O cestinha trocou as montanhas de Denver pela badalada New York e chegou abalando. Ainda assim, o Knicks não parece ter tanta gente apta para ajudar, já que boa parte do elenco de apoio foi embora na troca.

Boston continua com uma defesa muito forte e física, que dificulta ao máximo a pontuação dos adversários e um ataque coordenado por Rajon Rondo, um dos destaques desta temporada, que nesta temporada foi pior do que o esperado. O Boston é dos times com maiores dificuldades em rebotes ofensivos da NBA e isso é visto nos jogos em que precisa de uma segunda chance para marcar. Quando o Boston não tem esta bola extra acaba sendo minado aos poucos por isso.

De toda forma, o time tem o melhor aproveitamento de arremessos de toda NBA, excelentes 48% e dos adversários conseguem apenas 43% de aproveitamento na cesta verde. Ainda que os rebotes ofensivos sejam poucos para serem disputados, o Boston recupera apenas 21% deles, a pior marca de todas as trinta equipes da liga. Com Shaquille O´Neal completamente fora de ritmo de jogo, fez apenas 37 jogos na temporada, Jermaine O´Neal ainda pior, fez apenas 24 jogos, Nenad Krstic que chegou na troca de Kendrick Perkins, mas longe de ser um excelente reboteiro, Troy Murphy que praticamente não atua e com Glen Davis sendo um bom ajudante pórém longe de ser o reboteiro dos sonhos, o Boston terá nas costas de Kevin Garnett, mais uma vez, a resposta para este problema. Porém, KG não é o mais o cara que pegava três rebotes ofensivos por noite, mais velho e menos intenso na quadra ofensiva, Garnett tem a mesma média de rebotes ofensivos que Rondo, um pouco mais de um por noite.

Ainda no ataque, Ray Allen tem que viver dias inspirados com suas bolas de fora e Paul Pierce demonstrar a frieza de sempre, para o Boston conseguir dar trabalho para o Knicks, que é uma equipe que não marca muito bem, mas não é tarefa fácil.
Carmelo Anthony é a referência e principal arma de Nerw York para romper a fortíssima defesa do Celtics.

New York conseguiu nesta temporada uma outra estrela, que tanto sonhava e Carmelo Anthony chegou como quem manda na situação. Com 26 pontos por noite em 27 jogos, virou o cestinha e referência ofensiva da equipe colocando Amare Stoudemire num segundo plano, mas não fazendo do ala/pivô peça menos importante no Knicks. Por boa parte da temporada, enquanto negociava com Denver, a diretoria viu Amare se esforçou e fazendo o possível para o time conseguir vitórias. Em certo momento, o destaque foi muito grande para o ala/pivô que fez grandes jogos e terminou a temporada com 25 pontos de média, excelente pontuação.

Na troca com Denver, o Knicks ainda trouxe o veterano armador Chauncey Billups, acostumado às decisões e sempre lembrado pelos chutes nos grandes momentos, ainda que erre bastante destes chutes, tem moral para colocar a bola debaixo do braço e mandar na ofensiva da equipe.

Porém, o grande problema é que o Knicks não passa muito disso. O novato Landry Fields foi uma grande surpresa, com 6 rebotes por noite, ajudou demais o time, sendo consistente e sóbrio no ataque, 49% de aproveitamento nos chutes e Toney Douglas deu conta do recado quando requisitado, é o cara que sai do banco para dar outro ritmo à equipe.

Agora, achar mais atletas que joguem em um nível tão bom e com regularidade neste time de NY, é tarefa ingrata. E com uma defesa que não é brilhante, a pior entre todas as classificadas para os playoffs, oitava pior da liga no geral e dos piores times que protegem seus rebotes na NBA (quinto pior aproveitamento de rebotes defensivos), o Knicks tem tudo para ser eliminado pelo Boston.

Se o grande defeito do Boston não é a grande virtude do Knicks, é complicado imaginar um cenário de facilidade para o Knicks. Existe uma grande chance de acontecer tal situação: O ataque do time de NY ficar travado com a defesa verde e o ataque do Celtics conseguir mais facilidade em recuperar a posse pelos rebotes ofensivos, uma vez que ao Knicks faltam jogadores mais físicos de garrafão. Porém, para equilibrar as ações, o time nova-iorquino joga em um ritmo muito acelerado, não sendo o tipo de jogo que os verdes fazem e tão pouco os veteranos por lá. Essa pode ser a chave para vitória do time da BIg Apple.

Quinteto Inicial do Boston: Rajon Rondo, Ray Allen, Paul Pierce, Kevin Garnett e Shaquille O´Neal.
Principais Reservas: Glen Davis, Jeff Green, Nenad Krstic e Delonte West.
Técnico:Doc Rivers

Quinteto Inicial do NY Knicks: Chauncey Billups, Landry Fields, Carmelo Anthony, Amare Stoudemire e Ronny Turiaf.
Principais Reservas: Toney Douglas, Shawne Williams, Anthony Carter e Shelden Williams.
Técnico: Mike D´Antoni

Fatal error: Uncaught Exception: 190: Error validating application. Application has been deleted. (190) thrown in /var/www/draftbrasil.net/blog/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273